CORAGEM E AÇÃO

Um certo dia eu estava indo para o trabalho e pelo rádio ouvi uma estorinha muito interessante que falava sobre a coragem. 

Vale a pena expor a essência dessa estória, afinal, está relacionada com o dia a dia de trabalho das pessoas. 

Dizia mais ou menos o seguinte: Havia uma grande empresa e um dos proprietários era muito sábio e dotado de estranhos poderes.

Certa vez um de seus funcionários estava muito amedrontado e comentou com seu patrão que estava com medo dos camundongos, pois próximo a empresa havia criadouros e eles circulavam nas proximidades. O dono da empresa com toda sua sabedoria e fazendo uso dos seus poderes resolveu ajudar o funcionário e lhe deu a coragem de um gato, dessa forma por ser predador e conviver entre os animais da mesma espécie teoricamente perderia o medo.

Não demorou muito e lá estava o funcionário novamente procurando pelo seu patrão, dessa vez se queixando dos cachorros. Disse a ele que estava assustado e com medo dos cachorros que viviam ali por perto por serem grandes e ferozes. Mais uma vez, o patrão o ajudou e lhe deu a coragem de um cão, acreditando que vivendo entre os cães perdesse o medo e pudesse viver tranquilo.

Passados alguns meses novamente o funcionário o procurou, porém dessa vez se queixando das raposas, mesmo sendo tão corajoso quanto um cão era um alvo fácil e a qualquer momento poderia ser devorado. O patrão demonstrou certa resistência em conceder tal ajuda, porém mais uma vez o ajudou e lhe deu a coragem de uma raposa.

O patrão começou a observar melhor esse funcionário, seu comportamento, seu trabalho e tudo mais. Até que um belo dia o patrão foi novamente abordado pelo mesmo funcionário e sem delongas, mais uma vez o funcionário se queixou ao patrão. Estava com medo de um grande animal que rondava por perto que mais parecia uma onça e ao pedir ajuda ao patrão este o questionou. 


Disse ao funcionário que de nada adiantaria ter a coragem de um leão, a rapidez de uma raposa, que fosse veloz, feroz, ágil e forte, pois todas as vezes que se sentisse ameaçado buscaria por ajuda.
Autor desconhecido.

Reflexão: O cotidiano nas empresas normalmente é assim, existe sempre alguém esperando por ajuda, seja ela para uma promoção, reconhecimento, entre outras. 

Por outro lado, normalmente há ausência de esforços e dedicação para essa conquista, e a espera torna-se longa, havendo também ausência de coragem e ação.

Esse texto coloca em evidência o papel do líder, pois primeiramente os problemas dos funcionários recaem sobre a liderança. Diga-se de passagem, a grande maioria dos líderes nem sabem ao certo qual é seu papel na empresa.
Eles sabem que precisam produzir e resolver os problemas que surgem. Mas de que forma, por quais meios, quais habilidades precisam possuir e usar para fazer uma boa gestão?

O sucesso dos funcionários, o seu sucesso, não depende somente da empresa, isso é uma realidade mundial. 

Os funcionários vendem sua mão de obra para as empresas e estas pagam por isso, esta é a relação. Se paga menos por mão de obra ruim, ou não se contrata, ou ainda, se descarta.

Quantos e quantos funcionários reclamam quando algum colega de trabalho é gratificado por algo que tenha feito bem, seja ela um aumento salarial, uma gratificação, uma viagem, ou um simples reconhecimento?

O que será que está faltando no mercado? Oportunidades, bons funcionários ou bons líderes?


Boas reflexões e boa semana.

Eu sou Luciano Muchiotti, atuo como coach ajudando quem deseja melhores resultados na carreira e liderança.

Conheça um pouco mais sobre meu trabalho: www.vivacoach.com.br