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Mostrando postagens de agosto, 2009

LIXO EMBAIXO DO TAPETE

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Normalmente há sempre uma frase que expresse uma ou outra situação. Para esse caso a velha frase “ o mundo é dos espertos ” talvez seja pertinente. Para ilustrar esse artigo vou utilizar a figura do espertalhão. Engraçado, sempre há um espertalhão por onde quer que passemos, é impressionante. Você certamente já teve um desses por perto pelo menos por alguns minutos. Isso vale principalmente para as empresas, também para a vida particular, via estudantil etc. Porém, quando é relacionado ao trabalho carece um pouco mais de atenção. Por espertalhão temos a definição de esperteza maliciosa, por isso carece de mais atenção. É menos preocupante um espertalhão na vida particular e ou pessoal como queira, mas na vida profissional CUIDADO!!! Por malicioso temos a definição de pretensão para o mal, e começa a ficar delicada a situação. Quando o problema está relacionado com o ambiente de trabalho tudo é mais delicado, queira sim queira não, o seu emprego está em jogo, sempre. Se ao seu lado exis

MARKETING PESSOAL. CUIDADO!

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Recentemente estava conversando com alguns profissionais e de repente estávamos trocando experiências, cada qual contava uma história voltada ao dia-a-dia de sua profissão. Um dos assuntos trazia queixas referente à maneira com que as pessoas se colocam para o mercado de trabalho. Fazem seu marketing sem qualquer cautela, fazem por fazer e no final das contas percebe-se que o tal sujeito não era nada daquilo que tanto fantasiou. Saindo então do âmbito da fantasia, um dos colegas contava que em uma viagem para o Rio de Janeiro ficou impressionado com a quantidade de informações que recebeu durante um vôo. Após todos se acomodarem nas poltronas, e compartilhadas todas as recomendações o piloto iniciou um longo discurso sobre a qualidade do vôo e da empresa a qual todos seriam transportados. Relatou o colega que ficou surpreso com tantas informações, até mesmo a temperatura externa foi informada aos tripulantes, mesmo sem saber o que fazer com aquela informação, ficou atento e impressiona

COMO DIZER NÃO

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Não era dessa forma que lhe pedi o relatório. Não terá aumento de salário e ponto final. Não poderá faltar amanhã, não insista. Não chegue atrasado nunca mais. Pois então é hora de pensar como você diz não. Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá. E, por falar em clientes, como eles são importantes.  Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios. Não é preciso muito esforço para se lembrar quando você ganhou um belo de um não.  Atente-se para essa curiosidade: durante um simples dia de trabalho, relacionamo-nos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não? Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém não d