QUAL O SEU QUADRADO?

Duas situações interessantes para serem analisadas: a primeira é sobre o gerente que alcançou essa posição construindo uma carreira a partir de uma atividade de operação chegando a este cargo, por exemplo. A segunda, após a formação e especialização a empresa resolveu apostar na capacidade do funcionário, promovendo-o a gerente da empresa.

Imagine que na empresa existem reclamações sobre baixo salário pago aos funcionários, e que ambos têm a missão de resolver este problema. É sabido por todos que as empresas buscam insistentemente por lucro e redução de custos, sejam eles quais forem. Esta relação é bem interessante por sinal.

Aumento de salário para uma empresa que busca a redução de custos é algo a se discutir e muito. Acredito que qualquer pessoa na posição de decisão ficaria apreensiva com uma situação como essa.

Na busca de soluções o primeiro utilizou todo seu conhecimento acumulado na carreira e resolveu dialogar com alguns trabalhadores antes mesmo da tomada de qualquer decisão. Com isso conseguiu coletar algumas informações básicas importantes e se nortear. Conhecedor do processo, do trabalho árduo e de que através dos resultados as equipes faziam jus a um determinado aumento, seguiu em frente.

Sua interpretação se deu através de dados importantes, do seu conhecimento e dos resultados apresentados pelas equipes. Junto a alta direção e após algumas reuniões foi possível discutir a respeito e conceder algum aumento.
O segundo, não conhecendo o processo em sua totalidade, principalmente das peculiaridades, resolveu esperar um pouco mais para tomar alguma decisão.

Na primeira oportunidade apresentou as reivindicações à alta direção não conseguindo uma resposta imediata. O tempo foi passando e os trabalhadores resolveram mais uma vez levar o pedido a sua gerência.

Por um lado, essa demora estava sendo interessante, pois estavam retardando o aumento que resultaria em alguns probleminhas no caixa da empresa.

Mais alguns dias se passaram e algumas equipes resolveram fazer uma pequena paralisação, pois estavam insatisfeitos com a situação. Essa paralisação gerou prejuízo, e para reverter o problema a solução foi conceder o aumento.

Além do prejuízo, concederam o aumento que não estava previsto e também não foi possível negociar a contento da empresa.

Em resumo, dizem que quando se promove um funcionário, por exemplo, promoveu a coordenador e perdeu um ótimo operador, esse desfalque é impactante, pois a reposição com qualidade pode demorar muito tempo.

Por outro lado, a experiência acumulada poderá ser sempre o grande diferencial na tomada de decisões importantes de uma empresa. Em momento algum podemos afirmar que a falta de experiência será um problema, não é isso.

Muitas empresas apostam apenas da formação, e se esquecem de que dados empíricos são necessários. Em sala de aula e até mesmo em palestras, muitas pessoas já me ouviram dizer que teoria e prática estão muito distantes.
Na teoria as soluções são apresentadas em fração de segundos, porém na prática pode levar dias, meses e até anos para que a solução apresentada dê frutos.

A mensagem deste artigo é sobre a escolha certa, que está se tornando mais difícil da cada dia. Algumas vezes o processo seletivo apontará para o candidato mais teórico, mas a necessidade é daquele com maior prática, e vice versa.

Por isso que ouvimos sempre aquela máxima: cada um no seu lugar. O desafio é apenas encontrar e o ideal seria teoria e prática num mesmo lugar, ou num mesmo profissional.

Forte abraço.