A EMPRESA EXIGE MUITO DE VOCÊ?

As exigências do mercado de trabalho são a cada dia maiores no que tange a resultados. A busca por melhores resultados é o focos das organizações e o lucro está totalmente ligado a este processo. Dá para arriscar e dizer que bons resultados sempre foram e serão os objetivos das organizações.


A participação dos funcionários neste processo é indispensável, porem quase sempre oculta.

As exigências do mercado refletem no dia a dia dos funcionários, pois sem eles as empresas não conseguiriam tais resultados, por mais sofisticadas que sejam as operações e equipamentos, sempre terá a participação de alguém, de uma pessoa.

Ao pensar em produção, em máquinas, em bons resultados, em recordes, acabam se esquecendo de que por traz de tudo isso está nada mais nada menos do que o ser humano. Muito simples não é?

Quando me refiro a participação oculta dos funcionários no processo de busca por melhores resultados, muitos se esquecem de pelo menos agradecer, ou reconhecer este fator. Uma coisa é você fazer trabalho para o qual foi contratado, pois faz parte das obrigações diárias, é e por isso que há a relação trabalho X recompensa e outra coisa é você se esforçar e fazer algo a mais.

O fazer algo a mais na maioria das vezes é um dos pontos que contribui para que os resultados melhorem e uma empresa se destaque frente seus concorrentes mesmo que corresponda a apenas 1% da produção. Pense então nesse percentual somado a uma equipe, a duas, a três a toda empresa. Quanto será que esse percentual representaria no caixa da empresa?

Mas algo que precisa ser trabalhado com mais ênfase e poucas empresas praticam, é o fato de permitir que a criatividade dos funcionários seja útil. As pessoas de uma maneira em geral são muito criativas, tem ideias maravilhosas, mas infelizmente pouco aproveitadas. O potencial dos funcionários não é aproveitado e a culpa na grande maioria das vezes é da própria empresa.

Se buscarmos por histórias em que a contribuição do funcionário trouxe benefícios para a empresa, certamente vamos encontrar muitas. Minha dúvida é, como será que foi o agradecimento? Aliás, será que houve algum tipo de agradecimento por uma boa ideia apresentada? Se a ideia produziu melhorias, onde parou esse assunto?

É por aí que segue meu raciocínio. Tanta criatividade a disposição, e tão pouca atenção no reconhecimento. A criatividade é da natureza humana, mas se não for usada e/ou estimulada, enferruja e desestimula qualquer funcionário.

Muitos se queixam dos seus funcionários e subordinados porque eles não saem da mesmice, não são criativos etc, porem estes mesmos que exigem não contribuem em nada para que eles possam simplesmente ajuda-los com uma simples ideia.

Essa busca por funcionários criativos deveria estar vinculada a uma política da empresa com a finalidade de encontra-los, descobrir onde estão as pessoas mais criativas dentro da empresa.

Se você deseja ter em sua equipe bons funcionários, dê oportunidades a eles. Permita que eles cresçam como profissionais e como pessoa. Se faltar capacitação, permita que eles tenham uma oportunidade para aprender, e que possam ajudar a você e a empresa de alguma forma.

Forte abraço.