TER REFERÊNCIA NO TRABALHO

A relação entre funcionário e empresa é muito interessante. Muitas pessoas passam a vida toda numa mesma empresa e nem se dão conta disso. Dedicam décadas a um mesmo trabalho, a uma mesma empresa, a um mesmo ambiente de trabalho, e muitas vezes a uma mesma equipe.

Há muitos relatos interessantes de funcionários que amam a empresa onde trabalham, como se não existisse outra. São inteiramente gratos por poderem trabalhar naquela empresa, como se fosse um favor prestado em mantê-lo no quadro.

Outros iniciam na empresa e com o passar dos anos o filho também é contratado pela mesma empresa, depois a esposa ou um irmão. Numa empresa com conceito de empresa familiar este tipo de situação e bem comum.

Pensando nos dias atuais, esta característica está mais presente nos chamados baby boomers, reduzindo um pouco ao chegar na geração X e menos ainda na geração Y. Os baby boomers são de uma época onde o compromisso era honrado através de um “fio de bigode”. Valia mais a palavra do que um pedaço de papel com uma assinatura. Há quem sinta muita saudade deste tempo.

As gerações X e Y, subsequentes aos baby boomers possuem características diferentes. Não há que se falar em certo ou errado, pois são características individuais e cada geração representa uma fatia de contribuição para a história do mundo do trabalho. É indiscutível que cada época tem suas representações correspondentes a cada geração e todas são importantes.

Para entender melhor sobre tais características, será necessário um estudo mais aprofundado relacionado às três gerações, e que não é o foco deste artigo.

Pensando ainda na relação entre funcionário e empresa, algo mais profundo acontece e que foge às observações dos mais detalhistas.

Perceba que este envolvimento cria uma identidade muitas vezes imperceptível, mas as pessoas passam a ser chamadas por uma relação existente com a empresa onde trabalham.

Em algum momento esta identidade é criada pelo próprio funcionário. Por exemplo, um funcionário liga para alguém e se identifica como “fulano da empresa tal”. Neste momento está sendo criada sua identidade sem que ao menos, conscientemente desejasse ou percebesse, por outro lado, esse ser humano possui nome e sobrenome, ou segundo nome.

Esta identidade passa a dar referência à pessoa, permitindo uma conexão direta com a empresa onde ele trabalha, ou já trabalhou.

Num sentido figurado, seu sobrenome ou segundo nome passa a ser o nome da empresa. Para alguns, é motivo de orgulho, para outros, nem tanto. 

Considerando que a saúde mental do trabalhador merece cuidados e respeito, a relação entre patrão e empregado nem sempre á saudável. A relação prazer e sofrimento no trabalho deve ser discutida sempre, pois sem sombra de dúvidas sentir prazer no trabalho é saudável.


Grande abraço, e bom trabalho.