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A RESILIÊNCIA NO DIA A DIA

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A palavra resiliência não é comum no dia-a-dia de muitas pessoas. Ela representa questões que facilmente podemos perceber.  Foi empregada pela primeira vez em 1807 pelo cientista inglês Thomas Young. Para a física é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido pressão.  Aplicada ao mundo das organizações, basicamente diz de uma característica do ser humano representando sua capacidade ou habilidade em lidar com pressões, imprevistos e situações difíceis, mantendo a sua forma original, sua essência, sem prejudicar sua saúde física nem seu equilíbrio emocional.  Quem possui essa habilidade ou comportamento possui menor risco de contrair doenças, pois esse indivíduo desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada queda, etc. Certamente que esse comportamento varia muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, se ocorrer com um funcionário da geração “y”, ele pode virar as costas, pedir a conta e ir embora. Se for com um r

Recrutamento interno - frequência e sucesso

Imagino que tenha colocado em prática todas as suas idéias de recrutamento interno. Que bom. Como uma das ferramentas do setor de RH, esse processo é bastante importante para a empresa e para os funcionários, mas é preciso ter calma. Como fez o planejamento para esse processo? Não planejou? Então atenção. Muitas vezes ocorre que de repente alguém resolve promover vários funcionários para outras funções e pronto. Não é bem assim. Mudar de cargo e/ou função remete o funcionário a dimensão da recompensa, ou seja, que em breve terá aumento. Sabemos que nem sempre ocorre dessa forma, afinal, alguns podem não se adaptar as novas atividades. Por exemplo, no setor sucroalcooleiro a mão-de-obra qualificada está se tornando escassa, por isso é importante ter cautela. Que bom se conseguiu promover 10 funcionários para 10 novas vagas. O processo de recrutamento interno proporciona mesmo situações como essa e muito mais. Estou me referindo apenas a 10 pessoas em um amplo processo que envolve vário

Pense as vezes como subordinado, não como "chefe"

No artigo publicado em 21 de agosto desse ano apresentei algumas informações sobre recrutamento interno. Para esse tema assim como citei, sempre será importante retomá-lo. Então vamos lá. Se você é responsável por um setor de RH e para que a sua gestão não seja apenas mais uma, tenha uma política de RH alinhada. Procure descobrir quais são as necessidades de treinamento do quadro de pessoal da empresa e atue junto a cada área informando da importância do processo. Se conseguir pelo menos iniciar, o próximo passo é pensar qual o público que terá as primeiras oportunidades. Para isso deverá ter a área de treinamento atuando de maneira a proporcionar tais oportunidades. Cuidado com o improviso e procure ter pessoas capazes para treinar os funcionários. O descrédito do processo surge por conta das promessas que provavelmente tenha feito referente a uma oportunidade melhor de trabalho, por exemplo. Se já possuem um programa de cargos e salários e está funcionando, não se esqueça que as prom

Extinção ou povoação?

Encontrei nos meus guardados outro dia um material que trouxe a tona um momento passado e incitou-me uma reflexão. Ao participar de um curso no ano de 2005 ouvi algo que inicialmente me deixou pensativo naquele momento e que somente agora retomo. Refiro-me às denominações que as pessoas recebem. Pode parecer estranho, mas isso mesmo. Dessa forma, analisando alguns detalhes e buscando a essência, tomei a liberdade de tecer algumas considerações a respeito. No mundo das organizações ou das empresas, como queiram, é comum ouvirmos os termos colaboradores, funcionários, trabalhadores e também empregados, referindo-se as pessoas que vendem sua mão-de-obra para a empresa e são pagos por isso. Encontrei então seguinte situação: Colaborador : Que colabora, aquele que colabora. Funcionário : Empregado público; aquele que tem emprego permanente e retribuído. Trabalhador : Que trabalha; laborioso, ativo; aquele que trabalha; empregado, obreiro, operário. Empregado : Que se empregou; pessoa física

Errar humano ou errar corporativo

Nem me atrevo em perguntar a um funcionário, em sua opinião, quais são os maiores erros que um RH pode cometer, pois seria como “chover no molhado”. Já ouvi muitas reclamações sobre a atuação do RH, que infelizmente é uma das vidraças da empresa. E para nos ajudar nessa tarefa, a edição n° 121 da Revista Profissionais & Negócios referente ao mês de julho desse ano trouxe uma lista bombástica sobre os maiores erros do RH. Baixem a guarda meus caros gestores e tentem receber as informações como um feedback. O texto abaixo é a reprodução na íntegra somente dos 10 maiores erros apresentados referente o artigo “O lado negro da Força”, do consultor Bernardo Leite Moreira. São eles: 1- Adotar programas de treinamento e desenvolvimento sem qualquer levantamento prévio das necessidades da equipe; 2- Em qualidade de vida, dar atenção aos grandes projetos, que envolvem muitas pessoas, e esquecer dos detalhes, do dia-dia corporativo; 3- Transmitir informações de grande importância para o públi

A vassoura não varre com antes?

Esse título que é parte de fatos me fez lembrar uma empresa em que trabalhei, onde ouvi de várias pessoas a expressão “a vassoura quando é nova varre de tudo”. Seu significado é bastante simples, ou seja, um funcionário quando começa a trabalhar em uma empresa, no início faz todo trabalho que lhe é pedido e não precisa nem pedir. Chega sempre no horário, é um dos últimos a deixar o setor, e assim por diante. Não que seja uma regra, mas é muito comum esse tipo de comportamento em grande parte das pessoas que estão iniciando em uma nova empresa. O que há de errado nisso? Minha resposta é que não há nada de errado nisso, ou nesse tipo de comportamento. Várias questões estão envolvidas nesse processo, entre elas a condição do desejo em consolidar-se na empresa. Talvez o que pese é a tal da primeira impressão. O problema é que nem todos mantêm esse comportamento. Depois de algum tempo já adaptado à empresa, passado o temível período de experiência, e tudo mais, o funcionário deixa de ser tã

Apenas um exemplo

É bem provável que você já tenha ouvido dizer que os funcionários se espelham em seus “chefes”. Incrível, mas é isso que normalmente acontece nas empresas. Partindo do princípio de que as pessoas buscam uma posição melhor dentro da empresa, dessa forma se alguém está tendo sucesso e esse alguém na escala hierárquica é superior a você a possibilidade de servir como exemplo ou espelho é muito grande. Mas nem tudo se resumisse em bons exemplos. Por outro lado há o lado negro da história. Existem pessoas que valorizam mais o lado ruim. Obviamente que é bastante relativo se falar no que é bom ou ruim. Porém, se o seu superior é um exemplo não tão bom aos olhos da maioria das pessoas, dos donos da empresa principalmente, tenha cuidado, pode não ser um bom exemplo a seguir. Um dos problemas que expressam muito bem essa questão está ligado aos comportamentos dos superiores quando envolve questões relacionadas a prevenção de acidentes. Onde você trabalha o pessoal do escalão mais alto faz uso d

Competição versus produção

Um dos artigos da revista Profissionais & Negócios - edição 123 me chamou a atenção. Trata-se da competitividade entre os funcionários dentro da empresa. O subtítulo diz: Há empresas que apostam no acirramento da competição entre trabalhadores. Dá certo? É indiscutível que em uma empresa exista algum tipo de competição entre seus funcionários. Até acredito que essa competição seja necessária e importante no que tange ao crescimento profissional e pessoal do funcionário. Afinal de contas, é normal que as pessoas queiram um cargo melhor, depois um salário melhor, uma posição de mais responsabilidade etc. O que precisamos estar atentos é o quanto essa competição é saudável. Saudável no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, que seja boa para a saúde do funcionário. A competição contribui para o aumento da produção? A competição motiva? Eu diria sim às duas perguntas, porém, depende. Sob quais cuidados estão os funcionários, estão sendo liderados e geridos por que tipo de pessoas e pr

ZONA DE CONFORTO

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Antes mesmo de conhecê-la você precisa saber como poderá entrar na zona de conforto.  Algumas pessoas certamente a conhecem muito bem, outras nunca ouviram falar sobre o assunto. É muito comum ouvirmos sobre esse “momento”, por exemplo, quando alguém é demitido após vários anos de empresa, ou quando um relacionamento termina depois de ter durado vários anos. Referem-se ao ocorrido dizendo que fulano saiu da zona de conforto.  Arriscaria dizer que zona de conforto e crise estão próximas uma da outra.  Exemplo: um funcionário que trabalhou em determinada empresa por 20 anos, sendo esse seu segundo trabalho.  Conseguiu duas boas promoções, construiu sua casa, se casou, vieram os filhos. Sua vida estava boa até que recebeu a notícia, está demitido.  E agora, para sua área de atuação não tem a mínima ideia de como buscar novo trabalho, nem sabe por onde começar.  Então vamos entender um pouco sobre a zona de conforto: Acostumar-se com certa rotina, conformar-se a um determina

Quem provocou a crise?

Recentemente recebi um desafio de uma grande amiga que tem acompanhado de perto meus textos. Jamais consideraria um desafio, mas sim um momento para reflexão que estendo a todos. Agradecimento especial a ela e a todos que acompanham o blog. Trata-se que uma questão que faz parte da vida de muitas pessoas, que também passa pelas empresas, pelos casais, negócios e assim por diante. Refiro-me a crise. Como sempre o apoio de um dicionário é extremamente importante para entendermos o conceito. Crise: Período difícil na vida de uma pessoa ou de uma sociedade de cuja solução depende a volta a um estado normal. Falta de alguma coisa em vasta escala. A colocação da amiga surge em função da crise americana de tal forma que assusta a todos, inclusive a nós brasileiros. Algumas considerações foram feitas a respeito ( veja link: http://dinheirama.com/blog/2008/04/22/crises-sempre-sao-oportunidades ) onde o especialista em finanças Marcio Eugênio faz colocações importantes e reais. Voltamos a palavr

Os críticos e suas observações filosóficas

Vejamos algumas curiosidades: Crítico - Diz-se daquele que tende a observar apenas os defeitos. Difícil, penoso. Perigoso. Decisivo. Pessoa que pratica a crítica. Maldizente. Criticar - Examinar como crítico, notando a perfeição ou os defeitos de (obra literária ou artística). Dizer mal de; censurar. Crítica - Arte de julgar as obras literárias ou artísticas. Conjunto dos críticos. Exame minucioso. Julgamento hostil. Você é crítico, costuma criticar, pratica a crítica? Você está sendo criticado? Como você está recebendo as críticas? Como diria o velho e conhecido ditado popular, quem nunca foi criticado ou criticou alguém que atire a primeira pedra. Na empresa onde trabalhamos ou mesmo fora dela, sofremos e praticamos essa ação, o que é óbvio. Uma coisa é simplesmente ser criticado e virar as costas, outra é ser criticado e não saber lidar com essa situação. Dentre as mais diversas situações que podem causar sofrimento ao trabalhador o fato de ser criticado é uma delas e considerave

QUEM SÃO NOSSOS LÍDERES?

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Pensando no título deste artigo, você arriscaria uma resposta?  Em épocas em que o conceito de liderança está em evidência, aos poucos as pessoas vão descobrindo de fato quem são os líderes nas empresas. Como citei em outro artigo, o fofoqueiro e o pessimista podem estar ao seu lado, assim como o líder também pode estar. Você pode ser um líder. Independentemente da posição que as pessoas ocupam na empresa qualquer um pode assumir um cargo de uma liderança. Existe uma série de barreiras que podem impedir que um líder apareça. Desde a estrutura organizacional da empresa, passando pela cultura, a política de RH adotada e principalmente a falta de habilidades para liderar. Para algumas pessoas o surgimento de um líder no próprio setor pode se transformar em uma ameaça.  Talvez seja por isso que para algumas empresas é natural se falar em liderança e em outras seja algo assustador ou pouco valorizado. Só lembrando, ao seu lado pode existir um grande líder. Em você pode e

FEEDBACK AOS CANDIDATOS. COMO?

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Não dá para imaginar a quantidade de pessoas que procura emprego durante um dia todo. Isso tudo multiplicado por dias, semanas, meses e anos.  Para uma enorme quantidade de pessoas que se encontram nessa situação, e por trás dessa condição há um pequeno detalhe: o feedback. O candidato que está desempregado e necessitando de um trabalho sai de empresa em empresa sendo entrevistado e por dias fica aguardando uma resposta, como um encerramento do ciclo, que teve início quando foi buscar por novo emprego. Trata-se de uma cena muito comum a busca por um emprego. Porém, como se já não bastasse o sofrimento por estar desempregado e possivelmente com as contas atrasadas, alguns profissionais de certa forma contribuem para que esse sofrimento seja potencializado. Qual poderia ser o seu sentimento em aguardar uma resposta depois de uma ou mais entrevista de emprego? Ficar ansioso, perder horas ou até mesmo noites de sono, ficar nervoso, preocupado? Estas são algumas das possíveis alt

Quem são nossos clientes?

Antes mesmo de continuar essa leitura, reflita sobre o título desse artigo. Já descobriu quem são nossos clientes? Todas as pessoas que atendemos são nossos clientes. Desde o dono da empresa ao faxineiro, este em sua mais distante e humilde posição dentro da empresa, porém, também nobre. Assim como os conceitos de liderança servidora citados em um dos artigos do mês de junho de 2008, precisamos estar prontos a atender o próximo. O que ocorre nas empresas, que me perdoem as exceções, é o pouco caso com os colaboradores. Responda rapidamente. Você gosta de ser bem atendido como cliente? Pois é meu caro, nossos clientes também gostam e sempre esperam que sejam bem atendidos. As empresas investem milhões de reais e dólares em equipamentos, máquinas modernas, veículos etc. Esquecem-se de investir no seu mais valioso capital, o capital humano. As fajutas políticas de RH que deveriam atendem as necessidades do capital humano muitas vezes só pensam nas cifras da empresa. Não que seja errado pe

SEDENTO POR PROMOÇÃO

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Infelizmente ou felizmente não nascemos sabendo.  Podemos encontrar em livros de Psicologia/Filosofia uma expressão bastante conhecida que diz: as pessoas nascem como uma tábula rasa. Expressão originária da teoria do filósofo John Locke .  Basicamente foi isso que James Hunter evidenciou em O Monge e o Executivo ao citar os 04 estágios necessários para adquirir novos hábitos e habilidades.  São eles:  1 - Inconsciente e sem habilidade  2 - Consciente e sem habilidade  3 - Consciente e habilidoso  4 - Inconsciente e habilidoso  Ao longo do tempo, desde que nascemos “vamos sendo escritos pela vida” segundo a expressão.  Aos poucos vamos adquirindo conhecimentos para a vida toda, e esse processo só se encerra com a morte. Pensando em todos esses conceitos, agora aplicados ao mundo do trabalho, podemos certamente direcionar para nossa carreira.  A ansiedade em conseguir o primeiro emprego, uma promoção, um salário, um salário melhor, desafios (para alguns), mais responsabilidades etc. Par

Buscando talentos internamente

Recrutamento Interno. Sempre abordado por grandes nomes, entre eles Chiavenatto e Robbins, por exemplo, esse processo é muito eficiente desde que sejam tomados alguns cuidados. O recrutamento interno nada mais é do que a movimentação de funcionários horizontalmente ou verticalmente dentro do mesmo setor ou para outro. O que alguns profissionais não sabem é que o processo de recrutamento interno gera ansiedade no funcionário, além da expectativa. Dessa forma, deve ser administrado com carinho. Bom para a empresa, pois promove seus funcionários, financeiramente é mais econômico, mais rapidamente a vaga é preenchida, além de proporcionar crescimento profissional e pessoal, enfim, são várias vantagens. As desvantagens, eu diria que fica por conta de um processo mal realizado. Outra desvantagem seria promover um funcionário, por exemplo, de operador para supervisor. Nesse caso, corre-se o risco de perder um excelente operador e passar a ter um péssimo supervisor. Por isso, todo cuidado é po

FUNCIONÁRIO PICA PAU

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Você já ouviu falar em funcionário pica-pau? Certamente que não. Saiba das características e qualidades dessa avezinha. Pesa aproximadamente 200 g , mede em média 20 cm , só isso. Se alguém teve o prazer de ver essa avezinha furando uma árvore saberá onde quero chegar. No topo de uma árvore lá está ele a bicar. São aproximadamente 100 batidas por minuto que são responsáveis por sua alimentação e para a construção do seu ninho. São aves muito inteligentes e fazem seus ninhos de baixo para cima formando um corredor ascendente para proteger seu ninho. Perceba que talento tem essa pequena ave. Suas habilidades e talentos: uma língua comprida, um bico muito duro, inteligência, uma alimentação balanceada de frutas e insetos. Dormem cedo e iniciam suas atividades diárias tarde e, ainda, destroem as larvas roedoras no interior das árvores. E você, está usando suas habilidades e seu talento para que? Certamente possui várias habilidades, mas o que pode estar faltando mesmo é colocá-las em práti

Você tem um Greg ao seu lado?

Como é bom acordar bem e ter um bom dia de trabalho. Baseado em um dos personagens do livro O Monge e o Executivo, algumas pessoas nem sempre acordam bem, tampouco tem um bom dia de trabalho. Não se faz necessário relacionar todos os possíveis motivos que nos levam a ter um dia ruim de trabalho, porém, uma pessoa como Greg poderia tranquilamente acabar com nosso dia e ainda, sobrariam resquícios para o dia seguinte. Comportamentos de colegas que sempre reclamam, fazem fofocas, carrancudos, negativos, que pouco se interessam em ajudar, puxa-sacos (famosos), ou mesmo aqueles que sequer lhe desejam um bom dia, é o suficiente para contribuir para que tenhamos um dia ruim. Certamente você conhece algumas pessoas desse tipo, com essas características marcantes, parecem que são produzidos em série e contratados pelas empresas. Infelizmente não temos como ficar distantes deles, porém, uma dose de profissionalismo aliada a um pouco de seriedade pode ajudar. Não se deixe contaminar com esses com

Rádio peão e seus seguidores

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Há muita discussão sobre a “famosa” rádio peão e as consequências de sua atuação. Mas onde encontrá-la, ou como encontrá-la?  Tenho a impressão que as pessoas imaginam que a rádio peão esteja entre o seu quadro de “peões”, ou seja, os auxiliares, os braçais, aqueles que estão no chão de fábrica, entre outros.  Pode ser um grande engano. Será que somente esse público veicula as fofocas de sua empresa?  Saiba que a rádio peão pode estar em qualquer lugar, setor, área, empresa etc. E ao contrário do que a grande maioria imagina, ou acredita, ao seu lado pode estar um membro da rádio peão, se assim posso denominar.  Partindo do princípio de que a rádio peão veicula informações (fofocas) e isso se dá através de pessoas, estas podem estar em qualquer lugar na sua empresa.  Pode ser seu colega de trabalho, alguém que você jamais imagina, porque não seu superior? Percebe como é complexo o assunto?  Para esse caso específico, uma dica: saiba com quem você conversa e os assuntos que serão compar

Tem se saído bem nas entrevistas de emprego?

Conseguiria responder a essa pergunta? Aliás, reflita a respeito antes. Quando somos submetidos a uma avaliação ou teste, independente para qual finalidade a que se destina, ocorre em nós uma série de alterações, fisiológicas e psicológicas. As pessoas ao saírem de uma entrevista ficam se perguntando como é que se saíram. Não é fácil, mas se você prestar atenção poderá evitar alguns comportamentos “considerados inapropriados”. Em alguns momentos balançam as pernas, também os pés; batem a mão ou os dedos na cadeira ou na mesa do recrutador; não conseguem olhar nos olhos do recrutador. Quem nunca passou por isso? Além desses comportamentos, vários outros podem aparecer. Deixarei algumas dicas, embora possamos encontrar tantas outras nos mais diversos sites e artigos. · Antes de qualquer coisa, comece a se preparar no dia anterior a entrevista. Cuidado, poderá ter consumido algum alimento que cause grandes desconfortos no dia seguinte. Saiba o que não lhe faz bem, e procure se alimentar

Como está seu currículo?

Embora seja um assunto que tem recebido certa atenção ultimamente, as pessoas ainda cometem muitos erros. Saiba que os currículos na maioria das vezes são lidos com certa rapidez pelos profissionais da área. Os recrutadores especificamente, analisam vários currículos durante o dia, dessa forma, não tem tanto tempo assim para ler e reler, ainda mais se contém várias páginas. Então vamos lá. Antes que qualquer coisa, cuidado com as informações desnecessárias. Falar do seu hobby, do seu time do coração, colocar os 20 cursos que possui, sua habilidade em bordar, o curso de informática que realizou a 10 anos. Essas informações não causarão nenhum efeito positivo, muito pelo contrário. Deixe para falar sobre esses assuntos em uma entrevista, se o entrevistador perguntar. Procure manter certa estética, alinhamento do texto e somente com uma cor de letra, preferencialmente preto. Não fuja dos padrões, muitas cores e tamanhos díspares das letras deixam o visual carregado. Se precisar enfatizar

SER HUMANO, OU SER PROFISSIONAL?

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Esse tema foi escolhido após a leitura de uma matéria e mesmo sendo de boa qualidade tomei a liberdade em fazer algumas observações através de um outro olhar.  A questão é: como não deixar que os problemas no nosso dia-a-dia de trabalho interfiram em nossa vida pessoal e vice-versa. Obviamente que são fatos baseados em experiência de vida, porém, um alerta: parece redundante apontar para isso, mas cada um vive sua própria realidade, as estratégias utilizadas pelo colega Jerônimo Mendes lhe trouxeram sucesso, o que não garante que as mesmas serão eficazes para nós, pois, cada qual encontra soluções específicas para lidar com a grande diversidade de problemas.  No mundo corporativo, eu diria que precisamos ao menos tentar ser 50% pessoal e 50% profissional. Quando estivermos no ambiente familiar “puxamos” os outros 50% profissional e tentamos nos tornar pelo menos 90% pessoal. O inverso deve ocorrer quando estivermos no ambiente de trabalho. Não “derreta” seus neurônios pensando em c

COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR

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Caros amigos, fui muito feliz em ter acesso ao livro de James C. Hunter - Como se Tornar um Líder Servidor. A palavra liderança está em evidência, assim como o papel de líder. Está aí um grande desafio contemporâneo, ser líder. Procurei através de uma leitura bastante tranquila encontrar a essência do livro. Resultado, não há. O conteúdo abaixo é parte do percurso para ser líder, líder servidor. Poderão constatar que não é fácil, ainda mais se não tentarem. Sobre a essência, cada frase, cada palavra se traduz na própria essência. O pior, digo, o melhor, consiste em simples palavras que certamente já ouvimos em situações que já vivemos e nem sequer percebemos. Felizes daqueles que puderem ter contato com todo o material, na íntegra. Leiam, leiam o livro e pratiquem, ou pelo menos tentem. Quando estiver com o livro, poderá através das marcações que fiz, buscar por todos os detalhes, não somente as frases. Dessa forma, terá sua própria interpretação. Fico feliz em compartilhar com todos