Postagens

DISPOSIÇÃO SEMPRE

Imagem
No ano de 2005 acompanhei um projeto que tinha como objetivo trazer para a sala de aula aqueles funcionários que por um motivo ou outro não puderam concluir seus estudos, desde o ensino básico até mesmo um curso técnico. Eu tinha ainda outro objetivo: contribuir para que o índice de analfabetismo brasileiro fosse reduzido. Essa foi minha contribuição, afinal, para um quadro de pessoal com 2800 funcionários, tínhamos em torno de 5% que não sabiam sequer escrever o próprio nome. Eu tinha o maior carinho por aquele projeto, afinal, pessoas aprenderiam a escrever e a ler seu próprio nome, não é fantástico? Obvio que eu não estava só, havia uma equipe envolvida em parceria com um órgão estadual. Resumindo, conseguimos que 25 pessoas em um período de 6 meses conseguissem o seu primeiro diploma. Esse breve comentário é simplesmente para estimular os leitores sobre o quanto cada um está contribuindo para seu país, a comunidade onde vive e para que a empresa onde trabalha cresça e prospere. Inf

COMPORTAMENTO X NECESSIDADES

Imagem
Esse assunto é extremamente delicado do ponto de vista do trabalho. No que tange ao comportamento dos sujeitos, Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental que na década de 50 criou uma hierarquia de necessidades e relacionou o comportamento das pessoas a essas necessidades demonstrando em forma de pirâmide. Existem interpretações diferentes sobre a pirâmide, neste caso não me aprofundarei ao ponto de colocar a prova sua teoria, até porque sua escala resiste ao tempo desde sua criação e é digna de toda admiração. Maslow sugeriu que muitos comportamentos do ser humano podem ser explicados pelas suas necessidades e desejos. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização, que é o nível mais alto. Vamos iniciar uma breve reflexão: imagine você, quantas responsabilidades as empresas tem sobre seus funcionários, desde remunerar, zelar pela integridade física e

AUTO AVALIAÇÃO: FAÇA A SUA ENQUANTO CLIENTE

Imagem
Tanto se ouve falar em atender bem os clientes, tratá-los bem, tê-los em primeiro lugar etc. E você, é um bom cliente? Infelizmente o ser humano não é expert em julgar a si próprio e sim aos outros, mas, com um pouco de paciência é possível ter uma breve noção. Você já tentou comprar algo onde o vendedor tentou lhe convencer sobre um produto que não agradou? Se a reposta for sim, vamos refletir: Qual foi sua reação enquanto cliente? Reclamou do vendedor? Fez cara feia para ele? Virou as costas e o deixou falando sozinho? Disse aos colegas que nunca mais vai àquela loja? Disse aos colegas que o vendedor é péssimo? Proponho um desafio a você. Estamos chegando a mais um final de ano, momento pertinente para fazer uma retrospectiva da de tudo o que foi vivido até aqui. As pessoas desejam realizar sonhos e tudo mais. Antes mesmo que o ano finde, o desafio é você se perguntar como é enquanto cliente. Pergunte aos outros. Fazer uma introspecção é algo fantástico. Olhe para dentro de você, faç

EDUCAÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL

Imagem
Incrível mesmo é a capacidade do ser humano. As pessoas são educadas segundo seus princípios, âmbito religioso ou não, e entre os fa miliares e a sociedade ele constrói sua vida. Sonha com uma faculdade, trabalha para ter condições de realizar seus sonhos. Antes mesmo de concluir a faculdade já pensa em um novo emprego, em uma especialização e continuam os sonhos, um carro novo, casamento, casa própria, filhos. Engraçado mesmo é que o ser humano é cheio de surpresas. A cada instante somos surpreendidos com suas ações, gestos e comportamentos. Incrível mesmo é a incapacidade do ser humano. Justifico: Busca tanto por formação, aperfeiçoamento, qualificações, especializações, e tudo mais, mas se esquece de algumas coisas básicas. O ser humano em determinado momento de sua trajetória como ser vivente deixa de executar ações básicas. Em sua casa, deixa de respeitar os familiares, deixa visitar os pais e irmãos, deixa de perdoar. Com os amigos, deixa de ser amigo, deixa de ser confiável, dei

DEMISSÃO: UM TERROR PESSOAL

Imagem
Depois de uma longa, importante e cansativa jornada de trabalho, sexta-feira, esperando o dia findar para participar do happy hour com os amigos, minutos antes de sua saída a grande notícia: Você recebe seu aviso prévio . De repente você olha para o chão e não o vê. Tudo a sua frente está escuro. Maravilhosamente em fração de segundos a sua mente entra em uma profunda retrospectiva de sua trajetória profissional. Onde errei? Será que errei? Por que fizeram isso comigo? Eu não merecia isso. Normalmente o que vem à mente são pensamentos e imagens nada agradáveis. A família, a prestação da casa e do carro, aquele financiamento para 120 meses, o colégio das crianças, os dois últimos anos de faculdade e outras coisas que vão surgir. E você se pergunta: E agora? Desempregado, como vou honrar meus compromissos? O trabalho enobrece. Isso é o que todos dizem, e particularmente concordo. Todo trabalho é uma fonte e fonte é uma nascente (dicionário). É possível então afirmar que o trabalho pode s

CRISE: O QUE MUDOU OU ESTÁ MUDANDO?

Imagem
Há quem diga que o período de crise está passando, e há quem diga que já passou. Algo muito familiar que marcou o início da crise foi a redução do IPI para os veículos zero quilômetro, e a volta desse imposto, teoricamente marcaria o fim da crise. Até onde sabemos, ocorreram muitas mudanças nas empresas, no gerenciamento dos negócios, na produção e tudo mais. Algumas empresas fecharam as portas, outras tiveram que conter seus gastos e investimentos e outras ainda, aumentaram o quadro de pessoal. Mas, em tempo de crise onde o cenário se apresentou negativo, as empresas aumentaram seu efetivo? Por exemplo, para as empresas de TI foram abertas cerca de 40 mil vagas em 2009 e em outros segmentos foi considerável o número de executivos contratados. Para complementar a informação acima, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), grupo formado por 30 das principais economias mundiais divulgou que 15 milhões de empregos desapareceram entre o fim de 2007 e julho de 2009,

TREINAR E CAPACITAR

Imagem
Você já percebeu como é difícil encontrar mão-de-obra qualificada? Não é isso que as empresas dizem? Pelo menos é o que sempre ouvi. E você, está com dificuldade para encontrar boa mão-de-obra? Engraçado é que ouço isso a tanto tempo e percebo que as reclamações são sempre as mesmas. Vão passando os anos e os problemas são os mesmos, pois considero como um grande problema para as empresas e o mercado de trabalho. Mas, onde pode estar o problema? Antes de fazer minhas considerações, mais uma vez vou citar a palavra política. Gosto muito dessa palavra, pois expressa o verdadeiro sentido da prática de governo. Governo leva ao ato de gerir e este retrata a arte de administrar. Administrar empresas, negócios, pessoas etc. Assim como para outras especialidades, denominação minha esta, treinar e capacitar carece de uma boa administração. Considero uma arte administrar pessoas. Popularmente podemos ouvir diariamente as pessoas dizerem que “lidar com pessoas não é fácil”, e não estão tão errada

SUCESSOR: JÁ TEM O SEU?

Imagem
Você já pensou em preparar o seu sucessor? Você pode até mesmo questionar essa pergunta, pois acredita que tem pela frente ainda muito tempo no cargo e tudo mais. Existem muitos artigos focando esse assunto e parece mesmo ser necessário investir conhecimento e confiança em um sucessor. Algumas empresas tem como característica em seu plano de carreira a necessidade e importância da formação de um sucessor, até porque estão constantemente expandindo seus negócios, criando novas unidades e tudo mais. Tenho uma preocupação em relação a essa prática. Primeiro quero deixar bem claro que não estou provocando um estranhamento entre empresas e funcionários. Minha preocupação baseia-se no motivo pelo qual as empresas tanto se preocupam na formação de sucessores para seus profissionais em determinados cargos. E minha experiência me permite afirmar que essa questão é uma faca de dois gumes. Antes de mais nada acredito que as pessoas precisam de fato encontrar um sucessor, até porque se isso não o

FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIOS

Imagem
Vamos recordar um estorinha do mundo do trabalho, aliás, é sempre possível extrair algo de proveitoso das estorinhas.  No final da tarde o patrão chama uma de suas funcionárias e diz: Juliete, amanhã receberei alguns visitantes e trataremos de negócios, negócios importantes para a empresa. Para recepcioná-los vou servir algumas guloseimas e um suco bastante refrescante, pois é verão e sei que vão adorar um bom suco com frutas da época e sei também que gostam de suco. Preciso que vá a quitanda e compre abacaxi, melão e melancia. Através dessas três frutas vamos preparar um suco maravilhoso para meus convidados. Saiu então Juliete para a compra dos ingredientes para que fosse feito o tal suco. Juliete chegou à quitanda, procurou, procurou e encontrou apenas o abacaxi. Comprou dois abacaxis e levou para a empresa. Chegando na empresa Juliete diz ao patrão: Dr. Juca, encontrei apenas o abaixo, pois as demais frutas estavam em falta na quitanda. Não satisfeito com apenas parte das frutas,

RESPONSABILIDADE

Imagem
As empresas de um modo geral estão difundindo enlouquecidamente o conceito de responsabilidade e está cada vez mais evidente. Antes de qualquer coisa é necessário entender o termo ao pé da letra. Se você procurar em algum dicionário poderá perceber que a explicação para o termo é mais ou menos a seguinte: Responsabilidade é: Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros. Partindo dessa importante definição, me preocupa muito o uso indiscriminado do termo. Parece moda, por exemplo, uma empresa implanta esse conceito em sua política de cargos e salários, ou mesmo em seu plano de carreira e as demais simplesmente copiam. Algumas expressões utilizadas pelas empresas retratam muito bem o exposto acima principalmente quando o chefe diz: Você a partir de agora é responsável pela área de almoxarifado; A partir do próximo mês você será responsável pela equipe de estocagem, ou, a partir de hoje a equipe de logística está sob sua responsabilidade. Meu caro

OPORTUNIDADE ÚNICA

Imagem
Perceba como é delicada a condição de desemprego. Estava aguardando para uma reunião em determinada instituição, quando percebi a minha frente uma pessoa ser chamada. Obvio que não conhecia a pessoa, muito menos que estava em busca de emprego, mas algo me chamou a atenção e essas coisas acontecem aos montes e passam despercebidas. Podem até ser notadas, mas ao olhar do profissional de RH deveria ser diferente. Uma moça anunciou o nome do senhor que estava aguardando. Ele entrou calmamente cumprimentando-a, possivelmente era uma entrevistadora. Ela disse que estava com seu currículo e simplesmente perguntou qual era a categoria de sua habilitação. De repente o sujeito começou a contar uma história que chamou a atenção de todos que ali estavam. Contou uma história dramática sobre os problemas com sua CNH, e assim foi por alguns minutos de pura justificativa sem ao menos a moça lhe questionar sobre qualquer aspecto. Na sequência ela comentou que também tinha observado em seu currículo que

SOBRECARGA NO TRABALHO

Imagem
Comece esse artigo respondendo a uma pergunta: Em seu trabalho, você prefere carregar ou ser carregado? Esse termo é muito usado quando temos aqueles colegas de trabalho que sempre estão precisando de empurrões ou puxões. Por acaso, tem ou já teve um colega de trabalho que sempre necessitou de sua ajuda? Aquelas pessoas que nunca conseguem se virar sozinhas? Carregar é o verbo mais usado no cotidiano das empresas, afinal, literalmente você está carregando alguém porque este não consegue andar bem com as próprias pernas. Paralelo a isso também existe colegas de trabalho que não ajudam de forma alguma e você espera, espera, e a ajuda nunca chega. Muito provável que você tenha presenciado uma cena como essa. É muito comum e diria que até mesmo natural esperamos por ajuda quando estamos com dificuldades. Assim também para com nossos colegas, afinal, trabalho em equipe expressa muito bem essa questão. Ocorre que quando estamos envolvidos em um projeto de trabalho considerável que trará bene

CRISE ATUAL: OPORTUNIDADES?

Imagem
Como estão os comentários referentes a atual crise em sua empresa? Aproximadamente a um ano iniciava-se os murmúrios sobre uma possível crise mundial. Lembra-se? Tivemos muitas novidades ruins durante esse período, não tem como não se lembrar. Enquanto a crise deixava seu rastro por todos os lados, e ainda deixando, muitos funcionários perderam seu emprego. Muitas empresas precisaram demitir parte do seu quadro de pessoal para não fechar as portas. Devido a crise, estima-se que aproximadamente 400 mil funcionários estão sem emprego, um triste número e esse número deve ser bem maior. O que mudou com a instalação da crise? Pelo que nos foi apresentado através das mídias, muitas empresas reduziram gastos e seguraram os investimentos, reduziram funcionários onde era possível etc. E para nós o que ficou de lição? Você tirou algum proveito desse momento de crise ou ficou somente na lamentação? Vale lembrar uma estorinha que retrata muito bem um momento como esse: "Um homem vivia à beira

SORRISO E TRABALHO. ASPECTOS SUBJETIVOS DE UM SIMPLES GESTO

Imagem
Sorrir por qualquer coisa. Sorrir à toa. Viver sorrindo. As pesquisas dizem que sorrir faz bem. Expressões do dia-a-dia comprovam essa afirmação. O sorriso : não custa nada e rende muito; enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá; ninguém é tão rico que dele não precise; não se compra nem empresta, entre tantas outras. A palavra sorriso significa: Ato de sorrir. Manifestação de um sentimento de benevolência, simpatia ou de ironia, que se faz sorrindo. A manifestação do sorriso está ligada diretamente ao humor. “Um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa”. Dessa forma, quanto mais bem humorado você está, maior o seu bem estar e, conseqüentemente, mais bem humorado você fica. Trata-se de um círculo vicioso que os especialistas chamam de “feedback positivo”. Por outro lado, existem os mal-humorados. O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Isso causa palpitação, arr

LIXO EMBAIXO DO TAPETE

Imagem
Normalmente há sempre uma frase que expresse uma ou outra situação. Para esse caso a velha frase “ o mundo é dos espertos ” talvez seja pertinente. Para ilustrar esse artigo vou utilizar a figura do espertalhão. Engraçado, sempre há um espertalhão por onde quer que passemos, é impressionante. Você certamente já teve um desses por perto pelo menos por alguns minutos. Isso vale principalmente para as empresas, também para a vida particular, via estudantil etc. Porém, quando é relacionado ao trabalho carece um pouco mais de atenção. Por espertalhão temos a definição de esperteza maliciosa, por isso carece de mais atenção. É menos preocupante um espertalhão na vida particular e ou pessoal como queira, mas na vida profissional CUIDADO!!! Por malicioso temos a definição de pretensão para o mal, e começa a ficar delicada a situação. Quando o problema está relacionado com o ambiente de trabalho tudo é mais delicado, queira sim queira não, o seu emprego está em jogo, sempre. Se ao seu lado exis

MARKETING PESSOAL. CUIDADO!

Imagem
Recentemente estava conversando com alguns profissionais e de repente estávamos trocando experiências, cada qual contava uma história voltada ao dia-a-dia de sua profissão. Um dos assuntos trazia queixas referente à maneira com que as pessoas se colocam para o mercado de trabalho. Fazem seu marketing sem qualquer cautela, fazem por fazer e no final das contas percebe-se que o tal sujeito não era nada daquilo que tanto fantasiou. Saindo então do âmbito da fantasia, um dos colegas contava que em uma viagem para o Rio de Janeiro ficou impressionado com a quantidade de informações que recebeu durante um vôo. Após todos se acomodarem nas poltronas, e compartilhadas todas as recomendações o piloto iniciou um longo discurso sobre a qualidade do vôo e da empresa a qual todos seriam transportados. Relatou o colega que ficou surpreso com tantas informações, até mesmo a temperatura externa foi informada aos tripulantes, mesmo sem saber o que fazer com aquela informação, ficou atento e impressiona

COMO DIZER NÃO

Imagem
Não era dessa forma que lhe pedi o relatório. Não terá aumento de salário e ponto final. Não poderá faltar amanhã, não insista. Não chegue atrasado nunca mais. Pois então é hora de pensar como você diz não. Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá. E, por falar em clientes, como eles são importantes.  Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios. Não é preciso muito esforço para se lembrar quando você ganhou um belo de um não.  Atente-se para essa curiosidade: durante um simples dia de trabalho, relacionamo-nos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não? Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém não d

COMPORTAMENTO

Imagem
Qual será o tamanho da importância do nosso comportamento em nosso dia-a-dia? Se não faz a mínima idéia, comece imaginar a partir de agora. Enquanto crianças os pais se referiam e de certa forma ainda se referem ao comportamento de seus filhos dizendo que o filho(a) tinha um jeito estranho, jeito diferente e tudo mais. Pois é, esse jeito es tranho sempre esteve intimamente ligado a maneira de comportar-se dos filhos, neste caso. Por comportamento temos a seguinte definição: Maneira de se comportar; Conjunto constituído pelas reações do indivíduo aos estímulos. Desde muito cedo temos comportamentos os mais variados possíveis. Rebeldes, introvertidos, extrovertidos, comportados, e muitos mais. Quando passamos para a idade adulta, nossos comportamentos passam a fazer parte de um conjunto de características que de certa forma permite que os outros nos reconheça e nos relacione com uma ou outra situação. Dessa forma, estamos criando uma identidade e esta nos acompanhará por longos anos, se

CORAGEM E AÇÃO

Imagem
Um certo dia eu estava indo para o trabalho e pelo rádio ouvi uma estorinha muito interessante que falava sobre a coragem.  Vale a pena expor a essência dessa estória, afinal, está relacionada com o dia a dia de trabalho das pessoas.  Dizia mais ou menos o seguinte: Havia uma grande empresa e um dos proprietários era muito sábio e dotado de estranhos poderes. Certa vez um de seus funcionários estava muito amedrontado e comentou com seu patrão que estava com medo dos camundongos, pois próximo a empresa havia criadouros e eles circulavam nas proximidades. O dono da empresa com toda sua sabedoria e fazendo uso dos seus poderes resolveu ajudar o funcionário e lhe deu a coragem de um gato, dessa forma por ser predador e conviver entre os animais da mesma espécie teoricamente perderia o medo. Não demorou muito e lá estava o funcionário novamente procurando pelo seu patrão, dessa vez se queixando dos cachorros. Disse a ele que estava assustado e com medo dos cachorros que viviam ali