Postagens

IMPROVISAR

Imagem
Em uma planície viviam um Urubu e um Pavão. Certo dia, o Pavão refletiu: - Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o Urubu que é livre para voar para onde o vento o levar. O Urubu, por sua vez, também refletia no alto de uma árvore: - Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos. Quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele Pavão. Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão... Então cruzaram e nasceu o PERU: QUE É FEIO PRA CARAMBA E NÃO VOA!!! Moral da história: "Se está ruim, cuidado, pode ficar pior!" Este pequeno texto que me parece ser de origem japonesa apresenta uma questão interessante e real. Resolvi compartilha

FALAR A MESMA LÍNGUA

Imagem
Onde não há boa comunicação fica a impressão que cada funcionário fala um idioma diferente. O chefe diz: Parece que estou falando grego. Esta velha frase é a expressão da mais pura explicação de um problema tão antigo e ao mesmo tempo contemporâneo. Diga-se de passagem, parece que ainda não encontraram remédio para esse problema. Perder tempo tentando decifrar esta frase não resolverá. O importante mesmo é compreender o que acontece ao redor, com você mesmo, com os colegas, com a equipe. Aliás, muitas vezes não é possível saber quem está falando grego, se é a equipe ou o chefe. Esse ruído na comunicação que leva o chefe ao desespero nada mais é do que não falar a mesma língua, ou seja, não há um alinhamento das idéias, dos pensamentos, dos assuntos do dia-a-dia etc. O princípio da boa comunicação envolve um bom transmissor e um bom receptor, somados a ausência de ruídos. Boa comunicação não se consegue da noite para o dia. Se uma equipe deseja ter boa comunicação prec

O ERRO PODE ESTAR ANTES

Imagem
Um dos grandes problemas encontrados nas organizações está relacionado diretamente a liderança, ou a gestão especificamente até porque um líder também faz gestão. O problema está no fato de que fazer gestão não é tão simples assim, e as pessoas quando ocupam um cargo que demanda gerir outras não fazem conta dessa dificuldade, e muitas vezes nem imaginam. Já citei em outro artigo uma situação bastante comum que é quando a empresa promove alguém da operação para liderar ou para “chefiar” e acaba perdendo um bom operacional. Baseado nesse fato, normalmente a empresa não prepara esse funcionário para fazer gestão, e ele não saberá fazer gestão, é simples, não precisa ficar se perguntando depois o que houve. Você pode até estar se questionando que esse problema não acontece com tanta frequência, ou que não tenha presenciado algo parecido, mas ainda acontece e muito. O que está acontecendo é que as empresas que estão estruturando seu setor de RH estão resolvendo aos poucos esse prob

VOCÊ TEM CRÉDITO COM SUA EQUIPE?

Imagem
Essa é uma pergunta que muitas pessoas já se fizeram, e quase total certeza que não obtiveram a resposta esperada. Não é nada simples descobrir como anda seu crédito junto a sua equipe. Se você ocupa uma posição de líder, encarregado, supervisor etc, será ainda mais difícil obter essa reposta, pois dependerá de uma série de variáveis. Se você está na mesma hierarquia dos colegas e não ocupa nenhum dos cargos citados acima, talvez consiga alguma resposta. Ter ou não crédito implica necessariamente na maneira como você está sendo visto. Por exemplo: pergunte-se o que seus subordinados acham de você, ou o que acham dos seus comportamentos e atitudes. Se não tiver nenhuma resposta pronta, fique atento. Caso contrário, pode ser que alguém tenha sinalizado algo a você, como: gostamos muito quando você reuni o pessoal para falar dos negócios. Este exemplo é uma indicação de que suas ações despertam algum sentimento em sua equipe. Quando dizem que gostam é sinal de que há crédito. Muito

FUNCIONÁRIOS CONTAMINADOS

Imagem
“Contamine seus funcionários”  Que ideia mais estranha, alguém pode estar pensando. Se pensarmos na definição desta palavra tudo pode mudar. Então veja o conceito pelo lado bom, contaminar é contagiar (dicionário). Estou curioso em saber, você está contaminando seus subordinados e colegas de trabalho, se está, de que forma? Está permitindo que sejam influenciados pelo quê? James Hunter em seu livro Como se tornar um líder servidor faz comentários importantes sobre isso: 1) Quando nos sacrificamos e servimos os outros, estamos desenvolvendo autoridade e, em conseqüência, influência. 2) Lembre-se que não podemos mudar ninguém, e sim influenciar suas futuras escolhas. Estas e tantas outras sábias idéias estão disponíveis em um dos seus livros. Veja um resumo em http://muchiotti.blogspot.com/2008/06/como-se-tornar-um-lder-servidor.html . Ocorre que na maioria das vezes os funcionários são contaminados por assuntos negativos tamanha é a falta de percepção dos líderes, ou mesmo dos ”ch

GOSTAR OU NÃO, TUDO DEPENDE.

Imagem
Este verbo pode expressar os mais belos sentimentos entre as pessoas, que pode até mesmo ir além chegando aos muros das organizações. Se você ainda não expressou esse sentimento, certamente já ouviu alguém dizer que gosta demais de trabalhar em determinada empresa. Isso é muito comum. Mas, como a ação deste verbo é bastante relativa, assim como gostar de alguém, ou gostar de algo, tudo depende, e com relação à empresa onde trabalha ou onde trabalhou, também é assim. Na realidade o gostar está relacionado às pessoas, aos comportamentos destas que são emitidos cotidianamente e dos quais partilhamos. Mas, é claro, alguns comportamentos sem dúvida alguma agradam mais do que outros e entre outros determinantes é isso que determina o porque gostamos mais de uma pessoa e não tanto de outra. No convívio corporativo obviamente que nosso contato com os demais colegas se estende por toda a empresa, mesmo que seja simplesmente desejar um bom dia diariamente, essa atitude nos faz ter

MUDANÇA DE GESTÃO

Imagem
Quem não tem ou teve problemas com gestão que atire a primeira pedra.  O ato de gerir ganha cada vez mais adeptos e aventureiros, e isso pode ser um problema. Primeiro precisamos nos lembrar de que gerir ou gestão está relacionado diretamente com pessoas. E, quando nos referimos a formas de gerir ou mudança de gestão, o problema ganha nova dimensão. Ocorre que a mudança de gestão traz desconfortos para todos. A incerteza é a primeira preocupação dos funcionários, independente da posição. Neste processo de mudança os mais afetados são aqueles funcionários que estão no nível operacional e técnico, que é justamente onde está concentrada a grande maioria. Costumeiramente quem chega traz novidades, e quem sai leva novidades para outra empresa. Dificilmente alguém assume uma posição como a de gerente, por exemplo, e não traz pessoas de sua antiga equipe. E, não pára por aí. Procedimentos outrora adotados também fazem parte das novidades. Essa dinâmica está muito longe

VÍCIOS OU MAUS HÁBITOS?

Imagem
As pessoas tem seus vícios, aliás, acredito que todas as pessoas no mundo tem algum tipo de vício ou mau hábito. A palavra vício possui alguns significados, dentre eles o mais apropriado para esse artigo é seria o costume condenável ou censurável (dicionário). E não poderia ser diferente, essas mesmas pessoas são funcionários, possuem seus empregos, ou estão a procura. Quero dizer então que baseado no significado acima citado, e que é muito empregado no mundo organizacional, é preciso destinar muita atenção, pois está ligado diretamente ao comportamento dos funcionários. Quando se fala em comportamento de funcionários o tema mereceria um livro exclusivo com esse conteúdo. Veja artigo sobre comportamento acessando - http://muchiotti.blogspot.com/2009/07/comportamento.html . O grande problema consiste nos malefícios dos maus hábitos, ou vícios, e independente de todos os significados é possível encontrarmos com muita facilidade bons vícios como se diz, os quai

OS RISCOS NO TRABALHO

Imagem
Observando o título deste artigo podemos logo pensar em estabilidade de emprego, afinal, hoje em dia é muito difícil acreditar que as pessoas terão aquele emprego por muitos anos. A realidade mostra que não é assim, e sair de uma empresa para trabalhar em outra se tornou muito comum. Com este título estou me referindo a condições seguras de trabalho. Quando alguém é contratado para trabalhar em alguma empresa muitas particularidades do novo trabalho só terá acesso quando de fato estiver atuando. Você pode estar se perguntando porque as empresas não informam o novo funcionário sobre essas questões, pois saiba, teoria e prática são bem diferentes. As empresas até informam, porém, como se trata de algumas particularidades, acabam ficando para traz. O importante é saber, ou pelo menos tentar, como você desempenhará suas novas funções. Todo trabalhador deveria saber que ele tem direitos de trabalhar com segurança, isso quer dizer, direito de voltar para sua casa sem um arr

VENDER E REPRESENTAR

Imagem
O telefone toca e você corre para atender, ou simplesmente atender ao celular. Com uma voz suave, você é cumprimentado com tamanha educação que é de impressionar. Antes de qualquer coisa diz que você é um cliente especial, que foi escolhido devido o excelente relacionamento. Após tantos elogios e tentativas de agradá-lo, acabam lhe oferecendo um produto, plano, ou algo relacionado.  A reação normal de quem não está precisando do que está sendo oferecido é recusar, e o atendente/vendedor tem a missão de fazer você comprar, mesmo depois de um não, obrigado. Depois de longos minutos de pura insistência, você, de fato, diz que não quer mesmo e, só lembrando que até esse momento você é especial, escolhido, e tudo mais. Ao recusar depois de tanta insistência daquela pessoa com a voz suave, que agora, depois de você falar não, simplesmente diz grosseiramente boa noite e desliga o telefone, e você fica pensando o que houve. Esse conteúdo todo é para ilustrar o que esses

UM BOM CURRÍCULO NÃO BASTA

Imagem
Se você tem um bom currículo, parabéns, mas saiba que essa prática não é muito comum. Muitas pessoas nunca elaboraram um currículo e um detalhe valioso, não basta apenas ter um bom currículo e preciso atualizá-lo periodicamente. É muito comum os recrutadores receberem um currículo desatualizado, muito mais do que possa imaginar. Se com um bom currículo mesmo assim é difícil conseguir a tão sonhada vaga, imagine um currículo desatualizado mau feito. Meu caro, se você acha que seu currículo é tudo, você está redondamente enganado. Já presenciei diversos momentos em que o currículo estava impecável, mas na hora da entrevista, a grande decepção. Um caso muito interessante de uma candidata com boa experiência na área administrativa, boa formação, boa aparência, mas quando pedi para contar um pouco sobre sua trajetória profissional fiquei assustado. Fiquei até me perguntando como havia se mantido nos empregos anteriores por tanto tempo. Tinha muita dif

TRABALHO E RELIGIÃO

Imagem
Dizem que não se discute religião, esporte e política.  O motivo não poderia ser outro, senão, os desentendimentos que esta discussão pode provocar, principalmente a religião.  Cada pessoa tem sua religião, seu time e seu partido político, pelo menos a maioria, de modo que cada qual valoriza um ou outro mais ou menos e, por esse e outros motivos quando algum desses assuntos está em pauta a discussão surge e pode esquentar o clima. No trabalho não são somente esses assuntos que esquentam uma discussão. Há vários outros que despertam o interesse dos funcionários, entre eles: o grampeador de tomaram emprestado e simplesmente desapareceu e, ninguém sabe por onde anda; aquele copinho de café deixado sobre sua mesa e mais uma vez ninguém sequer desconfia quem o deixou; quando alguém troca sua cadeira enganadamente; aquele funcionário que nunca coloca folhas na impressora etc. E como são comuns as discussões no trabalho, alguém só precisa iniciar e pronto, o circo está montado.

PROGRAMA 5S

Imagem
Você conhece o Programa 5S? Se não conhece fique atento para obter algumas informações a respeito. Se você já conhece, terá a oportunidade de entender alguns aspectos sobre este programa relacionado a empresa e aos seus funcionários. Resumidamente, este programa surgiu no Japão após a 2ª guerra mundial no sentido de combater a sujeira e organizar as fábricas. No Brasil foi lançado no ano de 1991. É do senso comum a informação de que o homem em comparação com a mulher é desorganizado, não dá muito valor para a limpeza ou coisas do tipo. Até onde sabemos, a grande maioria dos homens deixa a limpeza por conta das mulheres, principalmente em suas casas. Imagine um funcionário, na empresa, ter que limpar, varrer, organizar seu setor etc. Aquele funcionário com fortes influências culturais que teve uma criação rígida, ou seja, limpeza é coisa de mulher e ponto final e agora tem que limpar. Parece ser uma situação inimaginável, mas não é. Criar uma cultura, um hábito, acostuma

TURNOVER DE TREINAMENTO

Imagem
Quando o assunto é mão-de-obra qualificada desperta grande preocupação para muitos. Toda empresa de uma forma ou de outra necessita de mão-de-obra, seja operária ou administrativa. Algumas são de certa forma fáceis de serem encontradas, outras, porém, se tornam um problemão quando são muito específicas. As empresas estão tentando conviver com esse problema e para que não se torne um grande problema estão usando algumas estratégias. Infelizmente nem todas as empresas possuem um setor de RH estruturado, essa deficiência sobrecarrega outros profissionais e o problema não é resolvido. Talvez seja possível afirmar que treinar pessoas é a melhor e única saída, mas não é essa a solução. O recrutamento interno é o começo e parte da solução desse tipo de problema, quando é claro, o setor de RH está presente. Caso contrário, restará investir na busca de parcerias e um bom banco de currículos que deve ser frequentemente atualizado. O setor sulcroenergético, que é um dos segment

APOSENTADORIA

Imagem
“Estou trabalhando há 30 anos e não vejo a hora de me aposentar”.  Esta é uma das frases que comumente ouvimos dos funcionários mais experientes com uma longa carreira. Depois dessa longa carreira a tão esperada aposentadoria se aproxima. Para muitos esse momento é uma grande conquista, uma espécie de recompensa depois de tanto trabalho. Muitos sonhos e muitos projetos engavetados esperam a notícia da aposentadoria para serem colocados em prática. Até que um dia a tão sonhada espera chega ao fim. Você está aposentado ou, agora você é um aposentado. Qual a sua visão de um aposentado? Tudo começa por aí, pois as pessoas sonham em se aposentar, mas não possuem uma visão de qual é a condição de um aposentado. Normalmente a visão é daquela pessoa que fica de “papo para o ar” como é apresentado pelo senso comum. Acordar tarde, ir buscar o jornal, tomar o café, caminhar pela cidade, almoçar, descansar após a refeição estas passam a ser a nova carga de trabalho. Até quando isso é possível depo