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Mostrando postagens de novembro, 2008

Errar humano ou errar corporativo

Nem me atrevo em perguntar a um funcionário, em sua opinião, quais são os maiores erros que um RH pode cometer, pois seria como “chover no molhado”. Já ouvi muitas reclamações sobre a atuação do RH, que infelizmente é uma das vidraças da empresa. E para nos ajudar nessa tarefa, a edição n° 121 da Revista Profissionais & Negócios referente ao mês de julho desse ano trouxe uma lista bombástica sobre os maiores erros do RH. Baixem a guarda meus caros gestores e tentem receber as informações como um feedback. O texto abaixo é a reprodução na íntegra somente dos 10 maiores erros apresentados referente o artigo “O lado negro da Força”, do consultor Bernardo Leite Moreira. São eles: 1- Adotar programas de treinamento e desenvolvimento sem qualquer levantamento prévio das necessidades da equipe; 2- Em qualidade de vida, dar atenção aos grandes projetos, que envolvem muitas pessoas, e esquecer dos detalhes, do dia-dia corporativo; 3- Transmitir informações de grande importância para o públi

A vassoura não varre com antes?

Esse título que é parte de fatos me fez lembrar uma empresa em que trabalhei, onde ouvi de várias pessoas a expressão “a vassoura quando é nova varre de tudo”. Seu significado é bastante simples, ou seja, um funcionário quando começa a trabalhar em uma empresa, no início faz todo trabalho que lhe é pedido e não precisa nem pedir. Chega sempre no horário, é um dos últimos a deixar o setor, e assim por diante. Não que seja uma regra, mas é muito comum esse tipo de comportamento em grande parte das pessoas que estão iniciando em uma nova empresa. O que há de errado nisso? Minha resposta é que não há nada de errado nisso, ou nesse tipo de comportamento. Várias questões estão envolvidas nesse processo, entre elas a condição do desejo em consolidar-se na empresa. Talvez o que pese é a tal da primeira impressão. O problema é que nem todos mantêm esse comportamento. Depois de algum tempo já adaptado à empresa, passado o temível período de experiência, e tudo mais, o funcionário deixa de ser tã

Apenas um exemplo

É bem provável que você já tenha ouvido dizer que os funcionários se espelham em seus “chefes”. Incrível, mas é isso que normalmente acontece nas empresas. Partindo do princípio de que as pessoas buscam uma posição melhor dentro da empresa, dessa forma se alguém está tendo sucesso e esse alguém na escala hierárquica é superior a você a possibilidade de servir como exemplo ou espelho é muito grande. Mas nem tudo se resumisse em bons exemplos. Por outro lado há o lado negro da história. Existem pessoas que valorizam mais o lado ruim. Obviamente que é bastante relativo se falar no que é bom ou ruim. Porém, se o seu superior é um exemplo não tão bom aos olhos da maioria das pessoas, dos donos da empresa principalmente, tenha cuidado, pode não ser um bom exemplo a seguir. Um dos problemas que expressam muito bem essa questão está ligado aos comportamentos dos superiores quando envolve questões relacionadas a prevenção de acidentes. Onde você trabalha o pessoal do escalão mais alto faz uso d

Competição versus produção

Um dos artigos da revista Profissionais & Negócios - edição 123 me chamou a atenção. Trata-se da competitividade entre os funcionários dentro da empresa. O subtítulo diz: Há empresas que apostam no acirramento da competição entre trabalhadores. Dá certo? É indiscutível que em uma empresa exista algum tipo de competição entre seus funcionários. Até acredito que essa competição seja necessária e importante no que tange ao crescimento profissional e pessoal do funcionário. Afinal de contas, é normal que as pessoas queiram um cargo melhor, depois um salário melhor, uma posição de mais responsabilidade etc. O que precisamos estar atentos é o quanto essa competição é saudável. Saudável no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, que seja boa para a saúde do funcionário. A competição contribui para o aumento da produção? A competição motiva? Eu diria sim às duas perguntas, porém, depende. Sob quais cuidados estão os funcionários, estão sendo liderados e geridos por que tipo de pessoas e pr