COMPORTAMENTO

Qual será o tamanho da importância do nosso comportamento em nosso dia-a-dia? Se não faz a mínima idéia, comece imaginar a partir de agora. Enquanto crianças os pais se referiam e de certa forma ainda se referem ao comportamento de seus filhos dizendo que o filho(a) tinha um jeito estranho, jeito diferente e tudo mais.
Pois é, esse jeito estranho sempre esteve intimamente ligado a maneira de comportar-se dos filhos, neste caso.
Por comportamento temos a seguinte definição: Maneira de se comportar; Conjunto constituído pelas reações do indivíduo aos estímulos. Desde muito cedo temos comportamentos os mais variados possíveis. Rebeldes, introvertidos, extrovertidos, comportados, e muitos mais. Quando passamos para a idade adulta, nossos comportamentos passam a fazer parte de um conjunto de características que de certa forma permite que os outros nos reconheça e nos relacione com uma ou outra situação. Dessa forma, estamos criando uma identidade e esta nos acompanhará por longos anos, senão para a vida toda.
Entrando no âmbito das relações de trabalho o comportamento dos funcionários são entre tantos outros, um diferencial. Dentre as diversas características de um funcionário, o seu comportamento tem peso considerável.
Alguns funcionários atingem uma boa maturidade mais cedo que outros. Somados, maturidade e comportamento, essas duas características passam a fazer parte das características observáveis e tão desejadas, ou seja, do rol de qualidades do funcionário.
As empresas estão de olho nessas e em outras características. Através desse olhar é que funcionários são promovidos, agraciados e tudo mais, ainda, também perdem grandes oportunidades quando deixam a desejar.
Você pode até estar perguntando como ser assim. Bem, procure comportar-se como um profissional de verdade, ou seja, deixe de lado aquelas brincadeirinhas desagradáveis, aqueles comentários que faz ou fazia aos montes sobre os colegas de trabalho, e atenção como vai se referir a empresa fora dela, por todos os lados há ouvidos atentos. Fale com seu superior sobre projetos futuros de melhorias, passe a tratar dos assuntos diários com mais atenção e responsabilidade, mostre-se interessado.
Existe uma série de detalhes que podem melhorar seu comportamento, mas de nada adianta saber de tudo isso e não ter nenhuma ação. E não se esqueça, vontade somente não basta, é preciso coragem e ação.
Grande abraço e boa semana.