Postagens

Mostrando postagens de março, 2009

AÇÕES, REAÇÕES E CONFUSÕES

Imagem
É impressionante como as pessoas reclamam umas das outras no que tange ao comportamento.  Se você trabalha com pessoas, uma, duas, três ou mais, tenho certeza que já ouviu um colega se referir a outro através de reclamações, queixas ou algo parecido.  Tente se lembrar, no fundo no fundo até mesmo você já reclamou de algum colega em algum momento. Não se trata de uma grande descoberta, mas isso acontece com muita frequência e as pessoas não se atentam para esse fato. Muitas vezes quando se dão conta as pessoas já estão falando do colega.  Algumas vezes fica no nível de pensamento, pensa, mas não fala. Outras vezes pensa, reclama e acaba compartilhando com aquele colega que tem mais afinidade.  A maneira que a paciência vai se esgotando, esse fato é potencializado, ao ponto de tornar o ambiente ruidoso e surgem as reclamações.  Os extremos ficam por conta do momento em que a reclamação é tão forte que por vezes acabam entrando nas particularidades com o colega e a discussão toma conta

MONOTONIA CORPORATIVA

O que vem a ser isso? Normalmente falamos da monotonia relacionado-a com nossa vida pessoal. Por exemplo: freqüentando sempre o mesmo restaurante ou pizzaria, fazendo as mesmas atividades no final de semana, enfim. Isso é monotonia, ou seja, algo sem variação que está sempre do mesmo jeito, ou que há levíssima variação. A monotonia incomoda? Você certamente já ouviu alguém dizer e/ou reclamar desse estado, vamos assim dizer. Na vida pessoal as pessoas procuram por atividades diferentes para sair da monotonia, é isso que dizem. E se ela incomoda na vida pessoal, como será a monotonia na vida profissional? Parece estar bastante claro a relação entre esse estado de monotonia com a vida profissional. Sem entrar no mérito da questão se ela é boa ou ruim, a monotonia na vida profissional pode ser um tremendo problema. As empresas, pelo menos a grande maioria, gostam de funcionários pró-ativos, ou seja, que saiam na frente com soluções para os problemas, que tenham iniciativa e busquem cresci

SOBREVIVÊNCIA NAS EMPRESAS

Em meio a tantas mudanças que ocorrem nas empresas, desde o corte do cafezinho até a tal crise que ainda assusta muitos funcionários e empregadores, sobreviver nas empresas é um assunto delicado quando o negócio é pedir ajuda. De acordo com especialistas, saber como pedir socorro no trabalho pode melhorar os resultados e solidificar a imagem do profissional. Algumas dicas foram publicas na revista Você S/A do mês de dezembro de 2008. Não que tenha hora certa para pedir ajuda, mas algumas observações a esse respeito pode tornar essa questão mais fácil. Por exemplo: Oferecer ajuda ao colega pode ser uma boa forma de ser ajudado quando precisar. Ser prestativo fortalece a relação entre os colegas e até mesmo com seu superior, além de demonstrar ser uma pessoa disposta a ajudar. Fique atento aos exageros, pedir ajudar é uma coisa, ficar colado nos colegas ou em seu superior é outra, pode ser desagradável, e o tiro poderá sair pela culatra. Dessa forma, recorra ao próximo quando não consegu

PREVENÇÃO E INSTINTO

A criança sai correndo em direção a uma rua movimentada e a mãe desesperadamente encontra uma maneira de evitar que ocorra um desastre. Sabendo que uma criança pode colocar o dedinho na tomada ou prende-lo na porta do armário, até mesmo bater com a cabeça na quina da mesa, entre outros acidentes domésticos, os pais procuram constantemente evitar que alguma coisa dessas aconteça. Esse tipo de comportamento perdura por muitos anos, enquanto criança, depois adolescente, e até mesmo adulto os pais ainda se preocupam, pelo menos a grande maioria. O que estou tentando dizer é que constantemente os pais estão praticando a prevenção de acidentes, neste caso, acidentes domésticos. Vamos viajar agora para o ambiente de trabalho. É muito difícil encontrar funcionários com a mesma atitude que tomava com suas crianças, porém agora sob outro aspecto, na prevenção de acidentes do trabalho. Nas empresas normalmente são realizados vários trabalhos nesse sentido para conscientizar os funcionários a cu