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Mostrando postagens de dezembro, 2009

DISPOSIÇÃO SEMPRE

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No ano de 2005 acompanhei um projeto que tinha como objetivo trazer para a sala de aula aqueles funcionários que por um motivo ou outro não puderam concluir seus estudos, desde o ensino básico até mesmo um curso técnico. Eu tinha ainda outro objetivo: contribuir para que o índice de analfabetismo brasileiro fosse reduzido. Essa foi minha contribuição, afinal, para um quadro de pessoal com 2800 funcionários, tínhamos em torno de 5% que não sabiam sequer escrever o próprio nome. Eu tinha o maior carinho por aquele projeto, afinal, pessoas aprenderiam a escrever e a ler seu próprio nome, não é fantástico? Obvio que eu não estava só, havia uma equipe envolvida em parceria com um órgão estadual. Resumindo, conseguimos que 25 pessoas em um período de 6 meses conseguissem o seu primeiro diploma. Esse breve comentário é simplesmente para estimular os leitores sobre o quanto cada um está contribuindo para seu país, a comunidade onde vive e para que a empresa onde trabalha cresça e prospere. Inf

COMPORTAMENTO X NECESSIDADES

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Esse assunto é extremamente delicado do ponto de vista do trabalho. No que tange ao comportamento dos sujeitos, Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental que na década de 50 criou uma hierarquia de necessidades e relacionou o comportamento das pessoas a essas necessidades demonstrando em forma de pirâmide. Existem interpretações diferentes sobre a pirâmide, neste caso não me aprofundarei ao ponto de colocar a prova sua teoria, até porque sua escala resiste ao tempo desde sua criação e é digna de toda admiração. Maslow sugeriu que muitos comportamentos do ser humano podem ser explicados pelas suas necessidades e desejos. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização, que é o nível mais alto. Vamos iniciar uma breve reflexão: imagine você, quantas responsabilidades as empresas tem sobre seus funcionários, desde remunerar, zelar pela integridade física e

AUTO AVALIAÇÃO: FAÇA A SUA ENQUANTO CLIENTE

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Tanto se ouve falar em atender bem os clientes, tratá-los bem, tê-los em primeiro lugar etc. E você, é um bom cliente? Infelizmente o ser humano não é expert em julgar a si próprio e sim aos outros, mas, com um pouco de paciência é possível ter uma breve noção. Você já tentou comprar algo onde o vendedor tentou lhe convencer sobre um produto que não agradou? Se a reposta for sim, vamos refletir: Qual foi sua reação enquanto cliente? Reclamou do vendedor? Fez cara feia para ele? Virou as costas e o deixou falando sozinho? Disse aos colegas que nunca mais vai àquela loja? Disse aos colegas que o vendedor é péssimo? Proponho um desafio a você. Estamos chegando a mais um final de ano, momento pertinente para fazer uma retrospectiva da de tudo o que foi vivido até aqui. As pessoas desejam realizar sonhos e tudo mais. Antes mesmo que o ano finde, o desafio é você se perguntar como é enquanto cliente. Pergunte aos outros. Fazer uma introspecção é algo fantástico. Olhe para dentro de você, faç

EDUCAÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL

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Incrível mesmo é a capacidade do ser humano. As pessoas são educadas segundo seus princípios, âmbito religioso ou não, e entre os fa miliares e a sociedade ele constrói sua vida. Sonha com uma faculdade, trabalha para ter condições de realizar seus sonhos. Antes mesmo de concluir a faculdade já pensa em um novo emprego, em uma especialização e continuam os sonhos, um carro novo, casamento, casa própria, filhos. Engraçado mesmo é que o ser humano é cheio de surpresas. A cada instante somos surpreendidos com suas ações, gestos e comportamentos. Incrível mesmo é a incapacidade do ser humano. Justifico: Busca tanto por formação, aperfeiçoamento, qualificações, especializações, e tudo mais, mas se esquece de algumas coisas básicas. O ser humano em determinado momento de sua trajetória como ser vivente deixa de executar ações básicas. Em sua casa, deixa de respeitar os familiares, deixa visitar os pais e irmãos, deixa de perdoar. Com os amigos, deixa de ser amigo, deixa de ser confiável, dei