FALAR A MESMA LÍNGUA
Onde não há boa comunicação fica a impressão que cada funcionário fala um idioma diferente. O chefe diz: Parece que estou falando grego. Esta velha frase é a expressão da mais pura explicação de um problema tão antigo e ao mesmo tempo contemporâneo. Diga-se de passagem, parece que ainda não encontraram remédio para esse problema.
Perder tempo tentando decifrar esta frase não resolverá. O importante mesmo é compreender o que acontece ao redor, com você mesmo, com os colegas, com a equipe. Aliás, muitas vezes não é possível saber quem está falando grego, se é a equipe ou o chefe.
Esse ruído na comunicação que leva o chefe ao desespero nada mais é do que não falar a mesma língua, ou seja, não há um alinhamento das idéias, dos pensamentos, dos assuntos do dia-a-dia etc.
O princípio da boa comunicação envolve um bom transmissor e um bom receptor, somados a ausência de ruídos.
Boa comunicação não se consegue da noite para o dia. Se uma equipe deseja ter boa comunicação precisa se comunicar bem, e não é simples. Conhecer o transmissor é fundamental, assim como ser um bom ouvinte. Ao dar início a comunicação é necessário muita atenção, não abra mão disso.
Refiro-me a uma boa equipe como uma equipe entrosada, ou seja, todos sabem o que tem que fazer e como fazer, e para que tenham sucesso terão obrigatoriamente que se comunicarem bem, óbvio.
Faça a dinâmica do telefone sem fio com sua equipe e verá qual o resultado. Imagine que tenha que transmitir a seguinte mensagem: Na próxima semana todos deverão vir com camisas brancas de gola pólo e um calçado que combine. A calça jeans de cor azul completa o que são as cores da empresa, ou seja, o azul e o branco, por isso essa combinação.
Ao chegarem à portaria todos devem aguardar o pronunciamento do gerente geral que apresentará o novo diretor, e neste mesmo momento será comemorado os 30 anos da empresa. Após o pronunciamento haverá um belo café da manhã e logo em seguida todos podem se dirigir para seus setores.
Se este recado tivesse que ser transmitido a partir da diretoria até o operacional de uma empresa, imagine quais as chances de ocorrer algum mal entendido.
Infelizmente as pessoas de uma maneira em geral não se comunicam bem e sabe por quê? Muitos até tentam estabelecer uma boa comunicação, mas carregam muitos vícios de linguagem internalizados de experiências anteriores somados ao processo de escutar ao invés de ouvir.
Infelizmente as pessoas de uma maneira em geral não se comunicam bem e sabe por quê? Muitos até tentam estabelecer uma boa comunicação, mas carregam muitos vícios de linguagem internalizados de experiências anteriores somados ao processo de escutar ao invés de ouvir.
Treino, muito treino e disciplina podem amenizar esse problema. No passado um de meus coordenadores sempre após transmitir um recado insistia em perguntar se eu havia entendido. Sabe o que ele estava fazendo? Simplesmente tentando eliminar as chances de transmitir uma mensagem incompleta, com ruídos e acima de tudo, fazendo o papel de um bom transmissor.