SE NÃO HOUVER VENTO, REME


Chega certo momento na carreira de qualquer profissional em que as coisas vão de bom a melhor. O relacionamento com a equipe é bom, com o “chefe” vai muito bem, obrigado, na família tudo é alegria e então não há nada para reclamar, certo?



Podemos concluir que não há nada com que se preocupar, pelo menos é assim que muitas pessoas pensam e agem em suas carreiras. Independentemente do momento que esteja vivendo, não dá para deixar de se preocupar, afinal, qualquer carreira precisa de cuidados básicos.

A vida é feita de altos e baixos, no profissional e no pessoal. A primeira se constrói à custa de muitas situações e momentos difíceis, agradáveis e desagradáveis, não tem como evitar. A segunda, não muito diferente da primeira, embora tenhamos momentos desagradáveis, está de certa forma sob nosso controle.

Na vida profissional há um processo de dependência muito forte, muito mais complexo, e dependemos de praticamente tudo para tomarmos uma decisão, inclusive de pessoas.

O título, que é um provérbio romano, nos faz pensar que em algum momento teremos que retomar nossos esforços já prestados no passado, e de repente recomeçar ou refazer algumas coisas que até então tinham ficado para traz.

A tendência é que ao passar dos anos, através de nossa experiência e evolução profissional, algumas atividades ou atribuições que realizávamos vão ficando para os mais novos de casa. Crescemos profissionalmente, evoluímos, e sabemos realizar tal atividade sem qualquer dúvida ou dificuldade. Os mais novos de casa ainda não possuem todo esse know how, e por isso terão que caminhar bastante até chegar onde os mais experientes chegaram.

Mas, como tudo muda em um mundo de muitas transformações, pode ser que tenhamos que encarar a mensagem do título com sensatez e responsabilidade, como voltar aos velhos tempos. Logo, se não há vento, teremos que remar, faça chuva, faça sol.

Muitas pessoas não admitiriam este processo que volta ao passado, motivos não faltam. Um pouco de humildade e espírito de equipe, talvez seja o suficiente para que, mesmo por um curto prazo de tempo, qualquer profissional possa exercitar as velhas práticas.

Se você refletir sobre o tema perceberá que em muitas situações terá que remar, pois, em um mundo cada vez mais repleto de novidades e acontecimentos, remar significa muitas vezes ajudar o próximo, seja sua esposa ou marido, colega de trabalho ou algum familiar.

Desta forma, se for necessário fazer aquele velho relatório que há muito tempo deixou de fazer, porque na hierarquia isso é serviço de auxiliar, o faça e mostre que ainda manda bem. 

Nem sempre as pessoas vão remar para você. Às vezes, você terá que estar com o remo nas mãos e preparado para mostrar o quanto ainda pode.

Se sua carreira anda meio sem graça, bateu aquele sentimento de que não tem mais nada a aprender, ou que não consegue evoluir mais, então é hora de fazer um upgrade, pode acreditar.

Recomeçar talvez não seja a melhor ideia, mas é você que m sentirá essa necessidade. Uma alternativa muito eficaz é olhar um pouco para dentro de si mesmo, em Psicologia chamamos de introspecção.

Uma boa dose de autoconhecimento pode fazer total diferença, descobrindo quais são seus potenciais, e que ainda não conseguiu enxergar e também ajustar alguns pontos que estão o colocando em desvantagem.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

 Se você está infeliz com sua carreira, este link pode a saída --> LINK DIRETO

Se quiser saber um pouco mais sobre mim, veja meu perfil do Linkedin, tem várias informações úteis para você.


Forte abraço.