AÇÃO E REAÇÃO

Aproxima-se o momento da reunião e você está extremamente nervoso com um colega, pois entende que ele fez algo que “o prejudicou” no trabalho e agora é o momento para dar o troco.

Logo que soube que a ação do colega lhe trouxe algum prejuízo, você vem fazendo planos para descontar toda sua raiva. Por semanas planejou minuciosamente como se comportaria nessa reunião e qual seria o momento para o tão esperado troco, em seu olhar está explícito toda sua raiva.

Seu semblante está fechado, não permitindo nenhum gesto de descontração.

Logo no início você já faz o primeiro questionamento direcionado ao colega, sentindo prazer e alívio ao mesmo tempo. Pronto, você começou a dar o troco e a reunião começa tensa.

Posso afirmar algo sobre reuniões: Este não é o momento para brigas ou discussões.

Algumas coisas que as pessoas precisam saber ou se lembrar, é que todos percebem e sentem-se incomodados quando em uma reunião ocorre esse tipo de problema. Não é nenhuma novidade que nas relações profissionais existem os conflitos, e aposto que enquanto houver tais relações, lá estarão eles.

A forma com que você vai de encontro ao próximo e se dirige a ele em termos de comportamento, vai dizer exatamente como você será tratado e como será a recíproca.

Em momento algum o pessoal pode sobressair ao profissional, mesmo que haja divergências. Por isso, para que uma reunião tenha êxito deve ter foco nas soluções e resultados.

Gosto sempre de lembrar três regras básicas sobre comportamentos em reuniões:

1 - Agressão gera agressão. Ninguém suporte alguém falando alto, fazendo críticas e agredindo verbalmente as pessoas.

2 - Medo gera insegurança. O medo expressado através da fisionomia gera dúvidas às outras pessoas, pois fica sempre a pergunta: Será que ele dará conta do recado?

3 - Tranquilidade gera tranquilidade: Traz confiança quando os assuntos são tratados com tranquilidade, com calma e paciência.

Não vai acreditando que agredindo uma pessoa ela lhe devolva sorrisos e abraços.

Logo, a máxima de que cada ação gera uma reação é a mais pura realidade, e quando me refiro a relacionamento interpessoal e profissional os conflitos podem aparecer a qualquer momento. E é também neste momento que as empresas avaliam as qualidades dos seus funcionários, ou seja, se de fato ele corresponde as expectativas.

Já que cada ação gera uma reação, ter boas ações e que favoreçam os interesses das organizações é uma boa pedida.


E tem mais, nunca se esqueça, seu corpo fala. Sua fisionomia está falando dos seus sentimentos.

Quer saber mais sobre isso, faça uma boa leitura do livro - O Corpo Fala - Pierre Weil, Roland Tompakow 



Forte abraço.