AÇÃO E REAÇÃO
Aproxima-se o momento da reunião
e você está extremamente nervoso com um colega, pois entende que ele fez algo
que “o prejudicou” no trabalho e agora é o momento para dar o troco.
Logo que soube que a ação do
colega lhe trouxe algum prejuízo, você vem fazendo planos para descontar toda
sua raiva. Por semanas planejou minuciosamente como se comportaria nessa
reunião e qual seria o momento para o tão esperado troco, em seu olhar está
explícito toda sua raiva.
Seu semblante está fechado, não
permitindo nenhum gesto de descontração.
Logo no início você já faz o
primeiro questionamento direcionado ao colega, sentindo prazer e alívio ao
mesmo tempo. Pronto, você começou a dar o troco e a reunião começa tensa.
Posso afirmar algo sobre reuniões: Este não é o momento para brigas ou
discussões.
Algumas coisas que as pessoas
precisam saber ou se lembrar, é que todos percebem e sentem-se incomodados quando
em uma reunião ocorre esse tipo de problema. Não é nenhuma novidade que nas
relações profissionais existem os conflitos, e aposto que enquanto houver tais
relações, lá estarão eles.
A forma com que você vai de
encontro ao próximo e se dirige a ele em termos de comportamento, vai dizer
exatamente como você será tratado e como será a recíproca.
Em momento algum o pessoal pode
sobressair ao profissional, mesmo que haja divergências. Por isso, para que uma
reunião tenha êxito deve ter foco nas soluções e resultados.
Gosto sempre de lembrar três
regras básicas sobre comportamentos em reuniões:
1 - Agressão gera agressão.
Ninguém suporte alguém falando alto, fazendo críticas e agredindo verbalmente
as pessoas.
2 - Medo gera insegurança. O medo
expressado através da fisionomia gera dúvidas às outras pessoas, pois fica
sempre a pergunta: Será que ele dará conta do recado?
3 - Tranquilidade gera
tranquilidade: Traz confiança quando os assuntos são tratados com
tranquilidade, com calma e paciência.
Não vai acreditando que agredindo
uma pessoa ela lhe devolva sorrisos e abraços.
Logo, a máxima de que cada ação
gera uma reação é a mais pura realidade, e quando me refiro a relacionamento
interpessoal e profissional os conflitos podem aparecer a qualquer momento. E é
também neste momento que as empresas avaliam as qualidades dos seus
funcionários, ou seja, se de fato ele corresponde as expectativas.
Já que cada ação gera uma reação,
ter boas ações e que favoreçam os interesses das organizações é uma boa pedida.
E tem mais, nunca se esqueça, seu corpo fala. Sua fisionomia está falando dos seus sentimentos.
Quer saber mais sobre isso, faça uma boa leitura do livro - O Corpo Fala - Pierre Weil, Roland Tompakow
Forte abraço.