DÊ MAIS ATENÇÃO AOS SEUS LIDERADOS

Pode até parecer estranho esta colocação, mas todas as pessoas precisam de atenção. Você por exemplo, gosta de receber atenção de outras pessoas? Na loja, no trabalho, em casa, no grupo de amigos etc?

Especificamente no trabalho, onde você dedica maior parte do seu tempo é o que mais interessa, essa atenção passa a ter um significado especial, que pode até ser confundido as vezes, mas que precisa ser praticado.

Se você fizer um exercício e começar a observar a relação entre as pessoas no ambiente de trabalho, perceberá que há certa diferença entre um e outro, entre uma relação e outra, e isso ocorre por vários motivos, mas vamos nos atentar especificamente a essa variação.

Por que seu líder dá mais atenção ao seu colega de trabalho do que a você? Certamente você já percebeu isso e apenas ficou em dúvida. E se fosse ao contrário, será que seu colega não ficaria incomodado com isso?

A ideia não é criar polêmica sobre o tema, nem mesmo incentivá-lo a reclamar com seu líder sobre essa situação. 
Neste caso é mais uma questão de prestar atenção nesse pequeno detalhe.

Aliás, entendo que esse tema está muito mais relacionado a quem lidera pessoas, pois é onde está talvez o maior desconforto. Digo isso pois todos gostam de receber atenção, principalmente do seu líder ou chefe, afinal, é para ele que temos que demonstrar nossas habilidades, competências, bom desempenho e nos reportarmos, não é isso?

Porém, por uma questão de afinidade, abertura, entre outros termos, esses superiores imediatos as vezes dedicam mais atenção e tempo ao colega do que para você, e não pense que isso é proposital.

Como já mencionei, há certas afinidades que acabam levando a essa situação. Uma delas é o quanto você permite que isso aconteça, afinal de contas, as pessoas não são iguais. A personalidade de cada um acaba despertando no outro percepções e sentimentos que podem aproximá-los mais ou menos.

Entendo que é mais saudável pensarmos porque não estamos mais próximos, ao invés de pensar por que o chefe está tão distante.
Mais uma vez, isso não quer dizer que o seu superior goste mais ou menos de você. É importante ressaltar que os funcionários observam tudo isso, e questionam-se a si mesmos o porquê dessa diferença. E para você que lidera pessoas, fica a dica, dê mais atenção a esses detalhes, por mais simples que parecem podem melhorar ainda mais a relação com seus subordinados.

Uma sugestão é passar a observar, porque será que você está dedicando menos atenção àquele funcionário. Será que ele está distante ou por algum motivo você não se aproxima tanto dele?

Nosso ambiente de trabalho é muito rico, e podemos aproveitar momentos e percepções como essa para crescermos, refletirmos sobre nossas atitudes e comportamentos e sermos cada dia melhor.

O líder precisar ter esse feeling para que possa fazer uma boa gestão de sua equipe e permitir que tenham mais sucesso e sejam mais produtivos.

Vale a pena uma reflexão sobre o tema.


Forte abraço.