DÊ MAIS ATENÇÃO AOS SEUS LIDERADOS
Pode até parecer estranho esta
colocação, mas todas as pessoas precisam de atenção. Você por exemplo, gosta de
receber atenção de outras pessoas? Na loja, no trabalho, em casa, no grupo de
amigos etc?
Especificamente no trabalho, onde
você dedica maior parte do seu tempo é o que mais interessa, essa atenção
passa a ter um significado especial, que pode até ser confundido as vezes, mas
que precisa ser praticado.
Se você fizer um exercício e
começar a observar a relação entre as pessoas no ambiente de trabalho,
perceberá que há certa diferença entre um e outro, entre uma relação e outra, e
isso ocorre por vários motivos, mas vamos nos atentar especificamente a essa
variação.
Por que seu líder dá mais atenção
ao seu colega de trabalho do que a você? Certamente você já percebeu isso e
apenas ficou em dúvida. E se fosse ao contrário, será que seu colega não
ficaria incomodado com isso?
A ideia não é criar polêmica
sobre o tema, nem mesmo incentivá-lo a reclamar com seu líder sobre essa
situação.
Neste caso é mais uma questão de prestar atenção nesse pequeno
detalhe.
Aliás, entendo que esse tema está
muito mais relacionado a quem lidera pessoas, pois é onde está talvez o maior
desconforto. Digo isso pois todos gostam de receber atenção, principalmente do
seu líder ou chefe, afinal, é para ele que temos que demonstrar nossas
habilidades, competências, bom desempenho e nos reportarmos, não é isso?
Porém, por uma questão de
afinidade, abertura, entre outros termos, esses superiores imediatos as vezes
dedicam mais atenção e tempo ao colega do que para você, e não pense que isso é
proposital.
Como já mencionei, há certas
afinidades que acabam levando a essa situação. Uma delas é o quanto você
permite que isso aconteça, afinal de contas, as pessoas não são iguais. A
personalidade de cada um acaba despertando no outro percepções e sentimentos
que podem aproximá-los mais ou menos.
Entendo que é mais saudável
pensarmos porque não estamos mais próximos, ao invés de pensar por que o chefe
está tão distante.
Mais uma vez, isso não quer dizer
que o seu superior goste mais ou menos de você. É importante ressaltar que os
funcionários observam tudo isso, e questionam-se a si mesmos o porquê dessa
diferença. E para você que lidera pessoas, fica a dica, dê mais atenção a esses
detalhes, por mais simples que parecem podem melhorar ainda mais a relação com
seus subordinados.
Uma sugestão é passar a observar,
porque será que você está dedicando menos atenção àquele funcionário. Será que
ele está distante ou por algum motivo você não se aproxima tanto dele?
Nosso ambiente de trabalho é
muito rico, e podemos aproveitar momentos e percepções como essa para
crescermos, refletirmos sobre nossas atitudes e comportamentos e sermos cada
dia melhor.
O líder precisar ter esse feeling
para que possa fazer uma boa gestão de sua equipe e permitir que tenham mais
sucesso e sejam mais produtivos.
Vale a pena uma reflexão sobre o
tema.
Forte abraço.