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LIDERANÇA AUTORITÁRIA

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LIDERANÇA LIBERAL

Este é um tipo de liderança onde as pessoas começam com atividades mais intensas no início dos trabalhos pela liberdade que tem, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade. Embora os liderados ou subordinados possam estar bem-intencionados, a falta do líder tende a gerar muitas discussões pela ausência de direção. Neste tipo, entende-se que os colaboradores já são maduros o suficiente, não necessitando de um acompanhamento constante. O gestor se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks a equipe.  Ele acredita que deixar o grupo a vontade, estimula a autonomia de seus membros. No entanto, a ausência do líder faz com que o grupo fique com poucas referências da qualidade do trabalho, e isso pode gerar queda no desempenho dos liderados. Como o passar do tempo, as tarefas acontecem ao acaso, variando muito e perdendo-se muito tempo com discussões mais voltadas para motivos p

LIDERANÇA AUTORITÁRIA

Existem diversos tipos de liderança, ou podemos até dizer que são diversas formas de atuação que um sujeito pode usar. Naturalmente somos inclinados a um ou outro tipo, por exemplo: autoritário. Este é um tipo de liderança que está presente em muitas pessoas que desempenham o papel de líder, porém, é muito questionado devido a forma “agressiva” que o autoritário desempenha, principalmente frente sua equipe. Este tipo de líder tem o hábito de mandar em tudo, tomando decisões com base no que acha que é certo independente da opinião dos outros. Ele também é conhecido como chefe. Começou a ficar mais fácil entender esse tipo, não é? Ao mesmo tempo que os que o cercam também o temam, difícil ele conseguir o respeito dos outros sendo mal falado por todos devido a esse perfil. Nas empresas mais modernas e que valorizam o ser humano, esse tipo de líder está acabando, ele está em desuso, pois não atende as necessidades dos seus liderados. www.vivacoach.com.br

CONSERTAR OU TROCAR?

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Cheguei a este tema depois de analisar algumas experiências que são frequentes no mundo do trabalho, simples por sinal. Como um grande fã e estudioso do tema liderança, resolvi fazer este questionamento elaborando essa simples pergunta: consertar ou trocar? Quando você precisa, por exemplo, resolver um problema em sua casa, claro que você deve tomar uma decisão, seja individual ou coletiva, com a esposa ou marido etc. Se for uma torneira que está com problemas, é muito simples, ou você conserta ou a substitui, ou ainda, contrata alguém para fazer isso. Mas, para que você tome uma ou outra ação das que citei acima, você precisa de algo, como talento, capacitação, e ainda, saber como fazer, ou seja, perícia. Muito simples, não é? E na empresa, como que você está se agindo? De repente você se vê fazendo a gestão de uma equipe, e por algum motivo tem um funcionário bem qualificado que está causando problemas. Eu lhe pergunto: consertar ou trocar? Posso afirmar q

A FORÇA DE UMA ESTRATÉGIA

Este é um termo bastante empregado, boa ou ruim, para o bem ou para o mal, enfim, a estratégia faz parte do nosso dia a dia. Nas guerras, utiliza-se uma estratégia, ou mais de uma, para vencer uma batalha, ou vencer a guerra. E você, como está usando estratégias? Pense um instante. As organizações usam muitas estratégias, em todos os níveis, seja para um novo negócio, uma fusão, aquisição de novos equipamentos, investimentos, empréstimos, enfim, para uma série de situações. No dia a dia os líderes precisam ser estratégicos para liderar suas equipes, e quando este é habilidoso, ele certamente fará uso de alguma estratégia. Para penalizar um funcionário também há estratégias, seja um simples puxão de orelha, ou até mesmo uma demissão. Quem pratica, define a estratégia que tem mais chances de vitória. Para defender-se, empresas e funcionários também usam estratégias, sejam elas boas ou ruins, e o que está em jogo são os interesses de cada um. E neste caso, no

NOVO RECURSO PARA OS LEITORES

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DÊ MAIS ATENÇÃO AOS SEUS LIDERADOS

Pode até parecer estranho esta colocação, mas todas as pessoas precisam de atenção. Você por exemplo, gosta de receber atenção de outras pessoas? Na loja, no trabalho, em casa, no grupo de amigos etc? Especificamente no trabalho, onde você dedica maior parte do seu tempo é o que mais interessa, essa atenção passa a ter um significado especial, que pode até ser confundido as vezes, mas que precisa ser praticado. Se você fizer um exercício e começar a observar a relação entre as pessoas no ambiente de trabalho, perceberá que há certa diferença entre um e outro, entre uma relação e outra, e isso ocorre por vários motivos, mas vamos nos atentar especificamente a essa variação. Por que seu líder dá mais atenção ao seu colega de trabalho do que a você? Certamente você já percebeu isso e apenas ficou em dúvida. E se fosse ao contrário, será que seu colega não ficaria incomodado com isso? A ideia não é criar polêmica sobre o tema, nem mesmo incentivá-lo a reclamar com seu líde

37.000 ACESSOS AO BLOG

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GRATIDÃO A TODOS

"UM MEIO OU UMA DESCULPA

(Roberto Shinyashiki) Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem, mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá que planejar, enquanto ou outros permanecem à frente da televisão. Terá que trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da

HÁ FORÇAS DENTRO DE VOCÊ

Quando estamos tristes tudo a nossa volta se entristece. Já percebeu isso? O verde das matas, o colorido das flores, tudo fica sem graça. Não conseguimos perceber toda a beleza que existe em pequenos objetos, paisagens, imagens ou gestos de uma outra pessoa. Neste momento as pessoas acabam se fechando dentro de seu próprio mundo, o externo não lhes inspira. Olham para dentro de si mesmos sem encontrar motivos para sorrir. E qual o motivo para estar triste se não há sequer um para sorrir? Uma afirmação é fundamental neste momento. Isso tudo vai passar . Isso sim é verdade, é uma afirmação poderosa. Acredite nisso fielmente. As vezes olhamos para o nada e também do nada um sorriso se abre, achamos graça do vazio, daquilo que não podemos explicar, mas que te fez sorrir. Como explicar isso, esse sentimento gostoso que envolve sua alma, acalma as tormentas? Somos seres humanos de altos e baixos, são momentos, e precisamos lutar para permanecermos em nossos momentos al

COMO ESTÁ SUA RELAÇÃO COM SEU TIME?

Você pode ter o time que quiser, como também pode ou não ser aceito para fazer parte dele. De repente você começa a perceber que não está entrosado com os colegas e logo se vê fora do time. Estranho não? Se você nunca fez parte de um bom time, infelizmente não saberá da importância deste sentimento. É normal ouvirmos as pessoas dizerem que fazem parte de um time, ou que trabalha com um time. Penso que as pessoas deveriam dizer “somos um time”. A diferença é simples, “somos um time” você está deixando muito bem claro que faz parte dele, a palavra somos representa nosso presente e nosso futuro junto ao time. Quando dizem somos um time, isso deve ser dito em alto e bom som, mas, você pode escolher como será seu time em termos de comportamentos. Basta que algum colega tenha alguns adjetivos negativos como: falsidade, mentiras, egoísmo, individualidade, ganância, entre outros, para que você faça parte de um mero time e correndo sérios riscos. Time que se preze tem seus obje

A ORGANIZAÇÃO E A IDENTIDADE SUBJETIVA

A relação entre funcionário e empresa é muito interessante e cheia de mistérios. Muitas pessoas passam a vida toda numa mesma empresa e nem se dão conta disso. Dedicam décadas a um mesmo trabalho, a um mesmo time, a um mesmo ambiente de trabalho. Há muitos relatos interessantes de funcionários que amam a empresa onde trabalham, como se não existisse outra. São inteiramente gratos por poderem trabalhar naquela empresa, como se fosse um favor prestado em mantê-lo no quadro. Outros ainda iniciam na empresa e com o passar dos anos o filho também é contratado pela mesma empresa, depois a esposa ou um irmão. Numa empresa com conceito de familiar este tipo de situação e bem comum. Pensando nos dias atuais, esta característica está mais presente nos chamados baby boomers, reduzindo um pouco ao chegar na geração X e menos ainda na geração Y. Os baby boomers são de uma época onde o compromisso era honrado através do “fio de bigode”. Valia mais a palavra do que um pedaço de papel com

OS PROBLEMAS DE GESTÃO ESTÃO EM TODOS OS NÍVEIS

Qualquer pessoa sabe que os funcionários fazem coisas erradas, não é isso? Que o funcionário não fez o procedimento correto, não fechou a porta, não apagou a luz, não viu isso, não viu aquilo entregou o relatório errado e tudo mais, sempre o funcionário. Mas, qual funcionário? Normalmente referem-se aos funcionários da área operacional, administrativa, da produção, do escritório, do transporte e por aí vai. E o gerente, o coordenador, o diretor, o proprietário da empresa, o superintendente, em que momento eles são lembrados? Eles também são funcionários, e por acaso eles não fazem nada de errado, certo? Grande mentira. Esse pessoal faz muita coisa errada, porém não são muito lembrados não é verdade. Ocorre é que a corda arrebenta sempre do lado mais fraco, certo? Pelo menos na prática é exatamente isso. Entre o gerente, por exemplo, e seu subordinado a corda arrebenta em qual lado mesmo? Será que foi o subordinado quem fez o relatório errado, ou o seu gerente não soube se e

TUDO TEM SEU TEMPO

Tempo, essa palavra a cada dia tem ganhado mais importância. Falar em aproveitamento de tempo então, nem me fale. Ainda mais nos momentos de crise, o tempo está tão valorizado que os gestores cobram cada minuto improdutivo de seus subordinados. Cada levantada da mesa que o funcionário pratica, também levanta o olhar do gestor. Será que precisa de tudo isso mesmo? Sou muito questionador das atitudes e ações que são praticadas nas empresas. Fica a impressão que estão todos com certa dificuldade em fazer a gestão dos seus subordinados e consequentemente do tempo deles. Na realidade o que ocorre é um corre-corre em busca de praticar a entrega esperada, sem sofrer algum dano por isso. E para ajudar, no momento de crise uma das primeiras ações que as empresas buscam é realizar cortes. Esse corte chega ao quadro de funcionários, e as pessoas começam a absorver mais e mais serviço, pois o colega saiu e suas atividades foram distribuídas entre os colegas do time. Desta forma, a

AÇÃO E REAÇÃO

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Aproxima-se o momento da reunião e você está extremamente nervoso com um colega, pois entende que ele fez algo que “o prejudicou” no trabalho e agora é o momento para dar o troco. Logo que soube que a ação do colega lhe trouxe algum prejuízo, você vem fazendo planos para descontar toda sua raiva. Por semanas planejou minuciosamente como se comportaria nessa reunião e qual seria o momento para o tão esperado troco, em seu olhar está explícito toda sua raiva. Seu semblante está fechado, não permitindo nenhum gesto de descontração. Logo no início você já faz o primeiro questionamento direcionado ao colega, sentindo prazer e alívio ao mesmo tempo. Pronto, você começou a dar o troco e a reunião começa tensa. Posso afirmar algo sobre reuniões: Este não é o momento para brigas ou discussões. Algumas coisas que as pessoas precisam saber ou se lembrar, é que todos percebem e sentem-se incomodados quando em uma reunião ocorre esse tipo de problema. Não é nenhuma novidade q

A EMPRESA EXIGE MUITO DE VOCÊ?

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As exigências do mercado de trabalho são a cada dia maiores no que tange a resultados. A busca por melhores resultados é o focos das organizações e o lucro está totalmente ligado a este processo. Dá para arriscar e dizer que bons resultados sempre foram e serão os objetivos das organizações. A participação dos funcionários neste processo é indispensável, porem quase sempre oculta. As exigências do mercado refletem no dia a dia dos funcionários, pois sem eles as empresas não conseguiriam tais resultados, por mais sofisticadas que sejam as operações e equipamentos, sempre terá a participação de alguém, de uma pessoa. Ao pensar em produção, em máquinas, em bons resultados, em recordes, acabam se esquecendo de que por traz de tudo isso está nada mais nada menos do que o ser humano. Muito simples não é? Quando me refiro a participação oculta dos funcionários no processo de busca por melhores resultados, muitos se esquecem de pelo menos agradecer, ou reconhecer este fator.

TER REFERÊNCIA NO TRABALHO

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A relação entre funcionário e empresa é muito interessante. Muitas pessoas passam a vida toda numa mesma empresa e nem se dão conta disso. Dedicam décadas a um mesmo trabalho, a uma mesma empresa, a um mesmo ambiente de trabalho, e muitas vezes a uma mesma equipe. Há muitos relatos interessantes de funcionários que amam a empresa onde trabalham, como se não existisse outra. São inteiramente gratos por poderem trabalhar naquela empresa, como se fosse um favor prestado em mantê-lo no quadro. Outros iniciam na empresa e com o passar dos anos o filho também é contratado pela mesma empresa, depois a esposa ou um irmão. Numa empresa com conceito de empresa familiar este tipo de situação e bem comum. Pensando nos dias atuais, esta característica está mais presente nos chamados baby boomers, reduzindo um pouco ao chegar na geração X e menos ainda na geração Y. Os baby boomers são de uma época onde o compromisso era honrado através de um “ fio de bigode ”. Valia mais a palavra do

O INDIVIDUALISMO NO TRABALHO

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As experiências acumuladas ao longo de uma carreira é algo fantástico. Permite que você navegue por distâncias bem maiores e complexas ao pensar no aprendizado e até mesmo podendo comparar sua bagagem com alguém com quem esteja conversando. Pensar nesta situação me remete a uma leitura que fiz recentemente onde o texto se resumia no individualismo das pessoas no ambiente de trabalho. Não entendo o individualismo com algo tão ruim, mas merece muita atenção em determinados momentos. Lembrei-me de um trabalho que estávamos desenvolvendo em uma das empresas por onde passei e uma frase dita por um grande amigo me marcou profundamente na ocasião. Foi necessário que envolvêssemos as equipes para a conclusão de um grande projeto, e no calor do momento ele simplesmente disse a seguinte frase: “aqui as pessoas não falam muito em equipe, aqui elas praticam a euquipe”, e essa palavra não saiu do meu pensamento. Claro que esta palavra (euquipe) não existe em nenhum dicionário