COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR


Caros amigos, fui muito feliz em ter acesso ao livro de James C. Hunter - Como se Tornar um Líder Servidor. A palavra liderança está em evidência, assim como o papel de líder. Está aí um grande desafio contemporâneo, ser líder. Procurei através de uma leitura bastante tranquila encontrar a essência do livro. Resultado, não há. O conteúdo abaixo é parte do percurso para ser líder, líder servidor. Poderão constatar que não é fácil, ainda mais se não tentarem. Sobre a essência, cada frase, cada palavra se traduz na própria essência. O pior, digo, o melhor, consiste em simples palavras que certamente já ouvimos em situações que já vivemos e nem sequer percebemos.

Felizes daqueles que puderem ter contato com todo o material, na íntegra. Leiam, leiam o livro e pratiquem, ou pelo menos tentem.

Quando estiver com o livro, poderá através das marcações que fiz, buscar por todos os detalhes, não somente as frases. Dessa forma, terá sua própria interpretação. Fico feliz em compartilhar com todos as minhas experiências. Terei o imenso prazer em ler os comentários deixados, críticas e elogios sobre o conteúdo. Dessa forma, juntos, teremos a oportunidade de crescer ainda mais, pessoalmente e profissionalmente.

Boa leitura.

Trechos do livro “Como se tornar um líder servidor”

Já conheci muitos donos de prestigiados MBAs que foram capacitados para administrar, mas não são capazes de liderar. Pg. 09

O desenvolvimento da liderança servidora exige muita motivação, feedback e prática intensiva na vida cotidiana. Pg. 12

Cheguei a conclusão de que era necessário tratar dos sintomas, não do problema. Pg.16

O maior indicador de saúde ou doença organizacional está na liderança ou em sua ausência. Pg. 16

“Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade”. Pg. 17

Muitos dizem apenas as coisas que as pessoas querem ouvir, em vez do que elas precisam ouvir, porque não tem coragem ou moral de contrariá-los, com receio de que cancelem sua contribuição ou apoio. Pg. 18

Liderança tem tudo a ver com o caráter, já que se trata de fazer a coisa certa. Pg. 18

Gerência é o que fazemos, liderança é o que somos. Pg. 19

Você não gerencia pessoas, Você lidera pessoas. Pg. 20

O que define a palavra liderança é a capacidade de influenciar os outros para o bem. Pg. 20

Liderança não é sinônimo de gerência, mas de influência. Pg. 27

Liderança é influência. Pg. 28

Quando se sentir confuso sobre seu desempenho como líder, descubra como estão as pessoas que você liderou. Assim saberá a resposta. Pg. 30

A maioria dos papéis de liderança tradicional vem junto com o poder. Pg. 31

Explico que só há uma razão para que qualquer empresa exista: porque atende a uma necessidade humana. Quando ela deixa de satisfazer essa necessidade, ou a concorrência o faz de maneira mais vantajosa, ela deixa de existir. Pg. 33

O estilo de gerência de poder e controle dá mesmo margem ao aparecimento de efeitos colaterais desfavoráveis, inclusive confrontações, favorecimentos, manobras políticas e várias outras atitudes nocivas que prejudicam os relacionamentos e, em consequência, afetam o crescimento da empresa. Pg. 34

A cultura do poder suga o “espírito” da vida de uma empresa. Pg. 34

A dificuldade não é estimular as pessoas pelas novas coisas, mas fazer com que larguem as antigas... ou seja, os paradigmas que norteiam suas vidas. Pg. 34

Numa cultura piramidal, a empresa, por inércia, olha para cima. Pg. 35

Disse Jack Welch, antigo presidente da GE: “Enquanto os funcionários tentam agradar ao chefe, ignoram as necessidades do cliente”. Pg. 35

A suposição é de que quem possui sólidos conhecimentos técnicos consegue inspirar seus subordinados a trabalharem bem, mostrando como se faz. Pg. 36

...quero deixar bem claro que admito que há ocasiões em que o líder deve exercer o poder. Pg. 37

O problema é que, sempre que tenho de exercer o poder, me sinto péssimo como líder. Por quê? Porque minha autoridade foi questionada e tive de recorrer ao meu poder. Pg. 38

...qualquer um que deseje ser o líder deve primeiro servir. Se você que liderar, deve servir. Pg. 42

A influência e a liderança legítima são construídas com muito trabalho e sacrifício. Pg. 42

Quando nos sacrificamos e servimos os outros, estamos desenvolvendo autoridade e, em consequência, influência. Pg. 43

Quando servimos ou outros, temo de perdoar, pedir desculpas e dar uma segunda chance, mesmo quando não sentimos vontade. Pg. 44

Esse é um dos estranhos e belos paradoxos da vida. Quando rompemos como o “eu” e nos empenhamos em atender as legítimas necessidades dos outros, nossas carências também são satisfeitas. Pg. 44

Quando nos candidatamos a ser o líder, as necessidades das outras pessoas tornam-se a coisa mais importante na escala de prioridades. Pg. 45

Se você é da turma do “eu primeiro” e está feliz, não tem problema. Só faça o favor de não se candidatar a líder. Ah...de preferência, não tenha filhos, não se case e não tenha ninguém que dependa de você. Se insistir nesse estado de espírito, um último pedido: não faça os funcionários passarem 14 horas por dia trabalhando para alguém que só pensa em “eu primeiro” ou “minha carreira”. Pg. 45

“Quando eu faço o bem, me sinto bem”. Pg. 46

...amar uns aos outros, liderança e caráter são para quem faz a coisa certa. Pg. 51

A raiva é uma emoção natural e saudável, e a paixão é uma qualidade maravilhosa para se ter. Mas agir movido por raiva ou paixão, violando os direitos dos outros, é impróprio e prejudica os relacionamentos. É essa a parte que pode e dever ser controlada. Pg. 52

Os líderes humildes não se iludem sobre quem realmente são. Eles sabem que vieram ao mundo sem nada e que partirão sem nada e, por isso mesmo, aprenderam a se controlar e a não ser egoístas. Pg. 54

O escritor russo Leon Tolstoi tem uma frase que se encaixa à perfeição: “Todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo”. Pg. 57

Como Gandhi disse: “Um homem não pode fazer o que é certo em uma área da vida, ao mesmo tempo que está ocupado fazendo o que é errado em outra”. Pg. 60

Minha experiência demonstra que a gentileza e a honestidade são as áreas em que os líderes mais perdem o equilíbrio. Pg. 63

George Washington já pregava a importância das boas maneiras no desenvolvimento pessoal e profissional: “Até onde você vai na vida depende de ser terno com os jovens, compadecido com os idosos, simpático com os esforçados e tolerante com os fracos e fortes. Porque em algum momento da vida você vai descobrir que já foi tudo isso”. Pg. 65

Se usarmos a escuta empática, conseguiremos nos colocar no lugar dos outros e “ver como eles vêem, sentir como eles sentem”. Pg. 65

Há um velho ditado, segundo o qual tudo o que o líder faz sinaliza uma “mensagem” para os outros. Pense na quantidade de oportunidades que temos todos os dias de enviar “recados” gentis às pessoas pelo simples fato de nos oferecermos para escutá-las. Pg. 65

Não favorecemos ninguém – a não ser a nós mesmos – quando não pressionamos as pessoas a darem o melhor de si. Só líderes egoístas privam as pessoas do que elas mais precisam. Pg. 68

As pessoas devem acreditar no líder e confiar em sua palavra. Pg. 71

Depois que as tropas aceitam o líder, passam a aceitar qualquer missão que ele apresente. Pg. 71

O conceito moralista varia até mesmo dentro da própria cultura. Pg. 74

...as religiões, todas consideram o egocentrismo do homem como a fonte de seus problemas e procuram ajuda-lo a se controlar. Pg. 75

Seja o líder que você deseja que seu líder seja. Pg. 75

O tipo de pessoa que nos tornamos depende apenas de nossas decisões, não de nossas condições. Pg. 77

Infelizmente, nossa percepção de moralidade é forjada pelo resultado do conflito entre o que sabemos ser certo e a maneira como decidimos nos comportar. Pg. 78

“O caminho mais grandioso para viver com honra nesse mundo é ser a pessoa que fingimos ser”. Sócrates. Pg. 81

O que somos, a pessoa que nos tornamos, é em grande parte o resultado de nossas opções, passadas e presentes. Pg. 83

Somos criaturas de hábitos e nossas opções são incorporadas a esse ser que chamamos e “eu”. Há um ditado popular que retrata bem essa situação. “Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se nosso caráter e o caráter torna-se nosso destino”. Pg. 84

É sabido que só se progride quando há mudança – mas não se pode esquecer que nem toda mudança significa progresso, embora todo progresso exija mudança. Pg. 85

Diz John Wooden, um lendário treinador de basquete: “Quando você melhora um pouco a cada dia,, coisas grandes começam a ocorrer. Não procure por melhoras rápidas e grandiosas, busque a pequena melhoria, um dia de cada vez. É o único modo para que aconteça – e, quando acontece, dura”. Pg. 89

Se você acha que é muito velho e preguiçoso para aprender e cresce, também é muito velho e preguiçoso para liderar. Pg. 92

...a má notícia é que precisamos fazer um grande esforço para romper hábitos antigos e substituí-los por novos. Pg. 97

Lembre-se que não podemos mudar ninguém, e sim influenciar suas futuras escolhas. Pg. 109

“O dinheiro pode atrair e manter as pessoas, mas raramente é o que as motiva para a excelência”. Pg. 112

Lembre-se que não há pelotões fracos, apenas líderes fracos. Pg. 116

A pessoa mais importante para manter um relacionamento cordial e positivo com os funcionários é o supervisor que está na linha de frente. E ponto final. Pg. 116

Lembre-se de que dois terços dos funcionários não deixam a empresa...deixam o chefe, pg. 116

Cada empresa atende a uma necessidade da sociedade, caso contrário ela não existiria. Pg. 117

...o que os gerente não sabem é que a excelência afasta os medíocres, assim como a mediocridade afasta os competentes. Pg. 120

Quando você se torna um fuzileiro, aprende a ter orgulho do que é. Pg. 121

As barreiras sugam a energia positiva das pessoas e da empresa. Pg. 121

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

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