Você tem um Greg ao seu lado?

Como é bom acordar bem e ter um bom dia de trabalho. Baseado em um dos personagens do livro O Monge e o Executivo, algumas pessoas nem sempre acordam bem, tampouco tem um bom dia de trabalho. Não se faz necessário relacionar todos os possíveis motivos que nos levam a ter um dia ruim de trabalho, porém, uma pessoa como Greg poderia tranquilamente acabar com nosso dia e ainda, sobrariam resquícios para o dia seguinte.
Comportamentos de colegas que sempre reclamam, fazem fofocas, carrancudos, negativos, que pouco se interessam em ajudar, puxa-sacos (famosos), ou mesmo aqueles que sequer lhe desejam um bom dia, é o suficiente para contribuir para que tenhamos um dia ruim.
Certamente você conhece algumas pessoas desse tipo, com essas características marcantes, parecem que são produzidos em série e contratados pelas empresas.
Infelizmente não temos como ficar distantes deles, porém, uma dose de profissionalismo aliada a um pouco de seriedade pode ajudar.
Não se deixe contaminar com esses comportamentos. Alimentar as fofocas é vitamina “C” para os fofoqueiros; cara feia pode ser combatida com um belo sorriso e um bom dia cordial; poderá mostrar ao pessimista/negativo que sua criatividade e vontade de fazer são muito maior; e os puxa-sacos, provavelmente, são pessoas que vivem isoladas e naturalmente as pessoas se afastam.
O líder precisa saber lidar com essas questões. Jamais seremos iguais uns aos outros, e que bom que somos assim. Também não podemos adivinhar o porquê desses comportamentos.
Então meu querido líder, ou querido futuro líder, saiba respeitar o colega, mas nunca se esqueça de dar um norte a ele. Um feedback para mostrar a ele onde pode melhorar, crescer, se desenvolver. Dedique alguns minutos do seu tempo para ouvi-lo, além de ser uma prática rara no mundo organizacional poderá servir como aprendizado.
Boa sorte com os Gregs.