Buscando talentos internamente

Recrutamento Interno.

Sempre abordado por grandes nomes, entre eles Chiavenatto e Robbins, por exemplo, esse processo é muito eficiente desde que sejam tomados alguns cuidados. O recrutamento interno nada mais é do que a movimentação de funcionários horizontalmente ou verticalmente dentro do mesmo setor ou para outro.
O que alguns profissionais não sabem é que o processo de recrutamento interno gera ansiedade no funcionário, além da expectativa. Dessa forma, deve ser administrado com carinho. Bom para a empresa, pois promove seus funcionários, financeiramente é mais econômico, mais rapidamente a vaga é preenchida, além de proporcionar crescimento profissional e pessoal, enfim, são várias vantagens.
As desvantagens, eu diria que fica por conta de um processo mal realizado. Outra desvantagem seria promover um funcionário, por exemplo, de operador para supervisor. Nesse caso, corre-se o risco de perder um excelente operador e passar a ter um péssimo supervisor. Por isso, todo cuidado é pouco, já diziam os antigos.
Minhas contribuições e dicas para quem deseja implantar o recrutamento interno são:
1 – Limite a quantidade de candidatos por vaga;
2 – Tenha certeza da existência da vaga;
3 – O superior deve estar ciente que seu subordinado se candidatou para tal oportunidade e deve ter o consentimento deste;
4 – Se você for o recrutador ou profissional da área, seja fiel e cumpra com os horários agendados com os funcionários – entrevistas, aplicação de testes etc.;
5 – Anuncie a vaga e deixe claro quais são os requisitos. Não se esqueça, poucos funcionários lêem os anúncios;
6 – Cumpra com a data para a divulgação do resultado, não se esqueça da expectativa gerada.
Cada empresa com sua realidade. Talvez você tenha outras dicas para compartilhar com os leitores. Ofereço minha contribuição baseado em algumas experiências como recrutador e Psicólogo.
Desejo que seja feliz e tenha sucesso ao implantar o recrutamento interno na empresa onde trabalha, ou mesmo em sua própria empresa.
Em breve, mais algumas informações.
Abraços.