FEEDBACK AOS CANDIDATOS. COMO?

Não dá para imaginar a quantidade de pessoas que procura emprego durante um dia todo. Isso tudo multiplicado por dias, semanas, meses e anos. 


Para uma enorme quantidade de pessoas que se encontram nessa situação, e por trás dessa condição há um pequeno detalhe: o feedback.

O candidato que está desempregado e necessitando de um trabalho sai de empresa em empresa sendo entrevistado e por dias fica aguardando uma resposta, como um encerramento do ciclo, que teve início quando foi buscar por novo emprego.


Trata-se de uma cena muito comum a busca por um emprego. Porém, como se já não bastasse o sofrimento por estar desempregado e possivelmente com as contas atrasadas, alguns profissionais de certa forma contribuem para que esse sofrimento seja potencializado.


Qual poderia ser o seu sentimento em aguardar uma resposta depois de uma ou mais entrevista de emprego?


Ficar ansioso, perder horas ou até mesmo noites de sono, ficar nervoso, preocupado? Estas são algumas das possíveis alterações fisiológicas e psicológicas que as pessoas poderão apresentar simplesmente por aguardar sua resposta.



Pode até parecer invenção, mas um candidato relatou para mim e pediu-me em uma entrevista “pelo amor de Deus” para que eu não o deixasse esperando por muito tempo sem resposta, mesmo que fosse negativa.


Muita atenção colegas, não cabe aqui simplesmente julgar esse comportamento como parte da avaliação para uma vaga de emprego. Por pequenos gestos, pois para muitos são pequenos, podemos provocar sofrimento em outras pessoas.


Seja franco em dizer se não foi aprovado. Deseje boa sorte e sugira que ele envie novo currículo após 6 meses pelo menos, ou o quando julgar importante.


Não se esqueça do retorno, por telefone, e-mail etc. Não importa qual o meio, faça.


Abraços.