Quem são nossos clientes?

Antes mesmo de continuar essa leitura, reflita sobre o título desse artigo. Já descobriu quem são nossos clientes?
Todas as pessoas que atendemos são nossos clientes. Desde o dono da empresa ao faxineiro, este em sua mais distante e humilde posição dentro da empresa, porém, também nobre.
Assim como os conceitos de liderança servidora citados em um dos artigos do mês de junho de 2008, precisamos estar prontos a atender o próximo.
O que ocorre nas empresas, que me perdoem as exceções, é o pouco caso com os colaboradores. Responda rapidamente. Você gosta de ser bem atendido como cliente?
Pois é meu caro, nossos clientes também gostam e sempre esperam que sejam bem atendidos.
As empresas investem milhões de reais e dólares em equipamentos, máquinas modernas, veículos etc. Esquecem-se de investir no seu mais valioso capital, o capital humano. As fajutas políticas de RH que deveriam atendem as necessidades do capital humano muitas vezes só pensam nas cifras da empresa. Não que seja errado pensar nas cifras, mas pense também nas pessoas que compõem o quadro de pessoal da empresa e juntas fazem as cifras aumentarem.
Meus queridos profissionais de RH, as máquinas, pelo menos muitas delas ainda não funcionam sem a intervenção do homem.
Dentro do processo de recrutamento e seleção de pessoal existe uma etapa que consiste em reter talentos. Antes dessa etapa poderia existir então uma outra com o nome de “aprenda a valorizar os talentos”, quem sabe nossos clientes seriam mais bem atendidos. Presume-se que um cliente satisfeito proclama sua satisfação e pode contagiar os demais. Presume-se também que o inverso seja verdadeiro e quem sabe a partir desse momento você estará contribuindo para que a rádio peão se fortaleça. Para cada ação existe uma reação.
Grande abraço