Os críticos e suas observações filosóficas

Vejamos algumas curiosidades:
Crítico - Diz-se daquele que tende a observar apenas os defeitos. Difícil, penoso. Perigoso. Decisivo. Pessoa que pratica a crítica. Maldizente.
Criticar - Examinar como crítico, notando a perfeição ou os defeitos de (obra literária ou artística). Dizer mal de; censurar.
Crítica - Arte de julgar as obras literárias ou artísticas. Conjunto dos críticos. Exame minucioso. Julgamento hostil.
Você é crítico, costuma criticar, pratica a crítica? Você está sendo criticado? Como você está recebendo as críticas?
Como diria o velho e conhecido ditado popular, quem nunca foi criticado ou criticou alguém que atire a primeira pedra. Na empresa onde trabalhamos ou mesmo fora dela, sofremos e praticamos essa ação, o que é óbvio.
Uma coisa é simplesmente ser criticado e virar as costas, outra é ser criticado e não saber lidar com essa situação. Dentre as mais diversas situações que podem causar sofrimento ao trabalhador o fato de ser criticado é uma delas e consideravelmente forte.
Recorrendo a um dicionário facilmente podemos observar que a palavra crítica denota maldade, hostilidade, maldizer. No mundo organizacional ouve-se falar muito sobre crítica construtiva.
Vamos ver essa cena: Supervisor critica seu subordinado por um trabalho com resultados ruins e pede que faça algo melhor. O funcionário aguarda que seu supervisor termine de falar e, em seguida, diz que vai fazer melhor. Só isso? Não, não mesmo.
Supervisor sai da sala e o funcionário descarrega: não falei, ele nunca está satisfeito. Não agüento mais, estou estressado.
Alguma semelhança nessa historinha?
Independente da posição que você ocupa na empresa, muito cuidado. Algumas pessoas simplesmente substituem seus colaboradores quando estes não apresentam resultados positivos. Muitas vezes essa pode ser a maneira mais fácil. Embora possa parecer que os profissionais estão sobrando no mercado, cuidado. Por exemplo: as usinas de açúcar e álcool têm dificuldades em encontrar bons profissionais com experiência. Como dizia um amigo, não rife seus funcionários. A boa política de RH capacita de seus profissionais para que sejam tão bons quantos os demais profissionais. A boa política de RH tem visão humanizada, afinal, gerir pessoas é uma capacidade que muitos supervisores e líderes ainda não possuem, então vamos lá pessoal, está na hora de ajudar a área de RH.