ZONA DE CONFORTO


Antes mesmo de conhecê-la você precisa saber como poderá entrar na zona de conforto. 

Algumas pessoas certamente a conhecem muito bem, outras nunca ouviram falar sobre o assunto. É muito comum ouvirmos sobre esse “momento”, por exemplo, quando alguém é demitido após vários anos de empresa, ou quando um relacionamento termina depois de ter durado vários anos. Referem-se ao ocorrido dizendo que fulano saiu da zona de conforto. 

Arriscaria dizer que zona de conforto e crise estão próximas uma da outra. Exemplo: um funcionário que trabalhou em determinada empresa por 20 anos, sendo esse seu segundo trabalho. 

Conseguiu duas boas promoções, construiu sua casa, se casou, vieram os filhos. Sua vida estava boa até que recebeu a notícia, está demitido. 

E agora, para sua área de atuação não tem a mínima ideia de como buscar novo trabalho, nem sabe por onde começar. 

Então vamos entender um pouco sobre a zona de conforto: Acostumar-se com certa rotina, conformar-se a um determinado modo de vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional.Essa foi a definição dada pelo escritor gaúcho Ramiro Sápiras que tem seus artigos no www.recantodasletras.uol.com.br.

Particularmente entendo como uma definição bastante apropriada é bem essa a questão, acostumar-se e/ou conformar-se com algo. 

Era muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que entrariam em determinada empresa e lá se aposentariam.

Na década de 90 era mais ou menos isso que se ouvia falar no mundo do trabalho. 

Outro momento veio e o discurso passou a ser o inverso junto ao surgimento da geração “y”. Hoje em dia podemos nos deparar com o mesmo discurso da década de 90, ou seja, é sim um bom negócio ficar bastante tempo na mesma empresa. 

Gosto de usar uma palavra que exprime muito bem a ideia. A palavra depende cabe como um sinal de alerta.

Ficar ou não muito tempo em determinada empresa é uma questão que precisa ser muito bem analisada e ir de encontro aos objetivos do funcionário. Ficar muito tempo em determinada empresa pode colocar o funcionário na zona de conforto. Conheço várias pessoas que mesmo depois de vários anos ainda permanecem na mesma empresa e outras com bem menos tempo em mais de uma empresa.


A questão aqui não é dizer se é bom ou ruim, porém, depende. Depende do objetivo de cada um. Se você acha que a empresa onde trabalha valoriza os funcionários que são “velhos de casa” como se costuma dizer, ótimo. Por outro lado, se a empresa não vê com bons olhos e você tem essa percepção, está na hora de se mexer.


Entendo que um grande problema provocado por entrar em uma zona de conforto é ser pego de surpresa. Como no exemplo acima que depois de 20 anos foi demitido. Muitas pessoas não têm sequer um currículo pronto, afinal, não se preparam para ser demitidas. 


Ficou tanto tempo no mesmo emprego que nem se lembra mais como é uma entrevista. Acostumou-se com aquela situação, se tornou dependente da condição confortável.

Para alguns a demissão é algo impactante, para outros, uma oportunidade para o novo. Impactante devido a condição de estar na zona de conforto e acostumado com a monotonia.


Portanto, avalie se você está na zona de conforto. Se estiver pode ser a hora de começar a se mexer. 


Está em suas mãos, ficar na zona de conforto ou afastar-se dela.

Sou Luciano Muchiotti, atuo como coach ajudando quem deseja melhores resultados na carreira e liderança.

Saiba um pouco mais em: www.vivacoach.com.br

Felicidades a todos.