Apenas um exemplo


É bem provável que você já tenha ouvido dizer que os funcionários se espelham em seus “chefes”. Incrível, mas é isso que normalmente acontece nas empresas. Partindo do princípio de que as pessoas buscam uma posição melhor dentro da empresa, dessa forma se alguém está tendo sucesso e esse alguém na escala hierárquica é superior a você a possibilidade de servir como exemplo ou espelho é muito grande. Mas nem tudo se resumisse em bons exemplos.
Por outro lado há o lado negro da história. Existem pessoas que valorizam mais o lado ruim. Obviamente que é bastante relativo se falar no que é bom ou ruim. Porém, se o seu superior é um exemplo não tão bom aos olhos da maioria das pessoas, dos donos da empresa principalmente, tenha cuidado, pode não ser um bom exemplo a seguir.
Um dos problemas que expressam muito bem essa questão está ligado aos comportamentos dos superiores quando envolve questões relacionadas a prevenção de acidentes. Onde você trabalha o pessoal do escalão mais alto faz uso dos Equipamentos de Proteção Individual exigidos por lei? E comum ver seu diretor, gerente, coordenador ou supervisor com os referidos equipamentos quando estão andando pelas áreas de risco da empresa?
A resposta deveria ser SIM para o exemplo bom e NÃO para o exemplo ruim.
Se uma questão tão simples como essa, que além de simples são extremamente importantes para a saúde das pessoas não está sendo obedecida, esse tipo de “exemplo” está fadado ao lado ruim.
Todos sabem que o conceito de prevenção de acidentes é extremamente importante, e quem deveria dar o exemplo não dá. Agora, transporte esse simples exemplo para algo mais profundo dentro da empresa, assuntos que você considera mais importantes e sérios. Como está o “exemplo” agora?
Faça um exercício e esqueça tudo o que leu até agora e reflita como você está se comportando. Que tipo de exemplo você é? Bom ou ruim? Vale lembrar também que é relativo se seu exemplo é bom ou ruim. Porém, uma dica é ficar atento para qual caminho está seguindo e também, através de seus comportamentos quais os exemplos que está deixando para os demais colegas.
As empresas precisam de funcionários comprometidos, afinal é por isso que os funcionários são recompensados e também é por isso que muitas empresas fazem muito sucesso. Trecho de uma palestra de Alfredo Rocha diz o seguinte: “Na época do projeto Apolo 9, onde o objetivo e a missão da empresa era levar o homem a lua, um repórter foi visitar a NASA. Ao entrevistar aos pessoas encontrou um zelador que estava varrendo a entrada da empresa, e perguntou a ele o que estava fazendo. Para seu espanto, o faxineiro parou de varrer, olhou para o repórter, apoiou-se em sua vassoura e respondeu ao visitante que estava ajudando a empresa chegar a lua”.
E você, o que está fazendo em sua empresa ou na empresa onde trabalha?
Bom dia de trabalho e sucesso.