Competição versus produção

Um dos artigos da revista Profissionais & Negócios - edição 123 me chamou a atenção. Trata-se da competitividade entre os funcionários dentro da empresa. O subtítulo diz: Há empresas que apostam no acirramento da competição entre trabalhadores. Dá certo?
É indiscutível que em uma empresa exista algum tipo de competição entre seus funcionários. Até acredito que essa competição seja necessária e importante no que tange ao crescimento profissional e pessoal do funcionário. Afinal de contas, é normal que as pessoas queiram um cargo melhor, depois um salário melhor, uma posição de mais responsabilidade etc. O que precisamos estar atentos é o quanto essa competição é saudável. Saudável no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, que seja boa para a saúde do funcionário.
A competição contribui para o aumento da produção? A competição motiva?
Eu diria sim às duas perguntas, porém, depende. Sob quais cuidados estão os funcionários, estão sendo liderados e geridos por que tipo de pessoas e profissionais?
Tenho acompanhado notícias e textos sobre liderança e gestão de pessoas, estas indicam que a maioria dos lideres e gestores são fracos. São bons tecnicamente, e fracos no quesito liderança e gestão. Perdoem-me as exceções, tenho certeza que são muitas.
Na grande maioria, tem o foco nos resultados, esquecem que para atingirem os resultados precisam e dependem de pessoas, de recursos humanos e que estes estejam bem.
Voltando ao foco do texto, se são fracos liderando e gerindo pessoas, como vão administrar a competição entre elas? Muito cuidado deve ser direcionado para essas questões, uma vez que a competição pode se tornar real, séria e fora de controle.
Alguém já viu a cena, onde os funcionários dentro da empresa competem para chegar primeiro e conseguir chegar à frente do colega a caminho do refeitório?
Boa parte das empresas está investindo milhões em treinamentos para capacitar seus líderes e gestores, porque essa habilidade é deficiente, isso é fato. Cuidado para a importância que a empresa, os líderes e gestores dão a essa questão.
Procure fazer com que os funcionários se comprometam com o negócio da empresa. Líderes e gestores entendam que essa situação sim é saudável. Quando nas empresas existe uma boa política de RH de certa forma situações como essa não ocorrem. Um dos parágrafos do artigo da revista, muito bom por sinal, diz o seguinte: “Na competição só existe um primeiro lugar, um topo e as pessoas batalham por ele. Já na colaboração, as pessoas batalham por um ideal comum”. Aí está o grande desafio para líderes e gestores. Administrar pessoas é uma habilidade que muitos ainda precisam desenvolver.
E cuidado para o valor que dão à competição dentro das empresas. Ações são como exemplos para os funcionários, se meu superior não faz porque eu tenho que fazer. É isso que acontece.
Fraterno abraço a todos.