Pense as vezes como subordinado, não como "chefe"

No artigo publicado em 21 de agosto desse ano apresentei algumas informações sobre recrutamento interno. Para esse tema assim como citei, sempre será importante retomá-lo.
Então vamos lá. Se você é responsável por um setor de RH e para que a sua gestão não seja apenas mais uma, tenha uma política de RH alinhada. Procure descobrir quais são as necessidades de treinamento do quadro de pessoal da empresa e atue junto a cada área informando da importância do processo. Se conseguir pelo menos iniciar, o próximo passo é pensar qual o público que terá as primeiras oportunidades.
Para isso deverá ter a área de treinamento atuando de maneira a proporcionar tais oportunidades. Cuidado com o improviso e procure ter pessoas capazes para treinar os funcionários. O descrédito do processo surge por conta das promessas que provavelmente tenha feito referente a uma oportunidade melhor de trabalho, por exemplo. Se já possuem um programa de cargos e salários e está funcionando, não se esqueça que as promoções vão lhe custar adequação salarial mais tarde. Mais uma vez, atenção.
Sinceramente, se não possui condições de aplicar sua política de RH de maneira adequada, não faça. Não faça promessas. O recrutamento interno ao mesmo tempo em que custa menos para a empresa inicialmente, se mal aplicado custará mais posteriormente por insatisfação dos funcionários. Não se implanta uma política da noite para o dia, pode levar algum tempo para adaptação, para que todos internalizem o novo. Dessa forma, faça step by step, e poderá acompanhar o resultado com tempo suficiente para qualquer correção.
Os gestores de RH têm a ferramenta adequada para obter sucesso, porém, a empresa através de sua direção precisa estar disposta em por em prática tal ferramenta, ou seja, querer e investir.
A gestão de RH deve ser vista como alavanca para o crescimento da empresa e de seus funcionários, e na maioria das vezes é vista como vilã, porque dá a impressão que não pensa nos funcionários.
Imagine se alguém fizesse uma pesquisa de satisfação tendo o RH de sua empresa como foco, pode imaginar quais seriam as respostas?
Alguns artigos encontrados nas revistas Você S/A e Profissionais & Negócios nos últimos meses estão trazendo informações interessantes sobre o setor de Recursos Humanos, sua importância, responsabilidade e atuação. Faça o exercício de colocar-se no lugar de subordinado, procure pensar como ele e perceba o que muda em suas decisões. Para muitos funcionários as ações do RH sempre favorecem a empresa, por que será?
Tenha um ótimo dia e boas reflexões.