CLIENTE 360°

Gostaria de ilustrar essa idéia através do exemplo de um círculo vicioso, afinal, temos clientes, nossos clientes também têm os seus e também somos clientes, é bem isso, como um ciclo vicioso. Uma matéria da Revista Pequenas Empresa Grandes Negócios aponta que em 2009 a tendência é o atendimento ao cliente.
O detalhe em si não está para o ano de 2009, pois atendimento ao cliente sempre foi e deverá continuar sendo o foco. Ao acessar a matéria poderá constatar um exemplo que talvez não seja bem a área em que você atua, mas nas entrelinhas está uma bela dica.
Certamente alguma vez você já ouviu dizer que alguém não foi bem tratado, seja em uma loja, um restaurante, ou até mesmo em uma padaria. Nas empresas também é assim, quando menos esperamos nos damos conta de uma péssima resposta, diria, um péssimo tratamento como cliente.
Só lembrando que há uma via de mão dupla, foi justamente o que quis dizer com cliente 306°. Atendo bem meu colega de trabalho, e a recíproca pode ser verdadeira. De modo que o inverso pode ser verdadeiro, pois cada ação remete a uma reação, lembra-se?
Esse assunto vai muito além de um simples questionamento como esse. Quando a empresa tem seu cliente como parceiro essa ação torna-se valiosa, afinal, clientes lembram cifras para as empresas.
Clientes lembram bons relacionamentos, como cortesia e companheirismo quando envolvem colegas de trabalho. Tudo isso é igual a bons rendimentos no trabalho, entrega mais rápida das tarefas, trabalhos bem mais acabados que em algum momento poderão ser representado por cifras.
Não há muitos segredos para essa prática, e sim falta de bom senso e respeito.
Afinal, não há motivos para tratar mal meu cliente, também não há motivos para eu ser mau tratado enquanto cliente. Ou há?
Veja a matéria:
http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR332689-5027,00.html.
Forte abraço e bom trabalho.