De olho nas pesquisas

Muitas pessoas lêem artigos, revistas, livros e materiais afins não dando muita atenção às pesquisas.
Elas podem nos apresentar resultados muito aproximados daquilo que estamos estudando ou mesmo “correndo os olhos” simplesmente, sem contar que são dados reais.
Um artigo da Revista Você S/A edição 124 do mês de outubro apresentou uma pesquisa realizada através da empresa de consultoria Bridge, apontando que 50% dos gestores reconhecem que não estão preparados para tomar decisões e liderar pessoas. Essa pesquisa foi realizada entre os anos de 2005 e 2007 com 1500 executivos de diversas empresas no Brasil.
Embora sabendo que liderar pessoas não é fácil, a pesquisa refere-se a executivos, onde o nível de exigência é muito alto.
Se um líder mesmo não sendo executivo ler um artigo como esse, não imagino o que possa pensar. O nível de cobrança para os lideres do “chão de fábrica” é bastante acentuado, pelo menos sempre acompanhei dessa forma. Pergunto: O que está acontecendo com o conceito de liderança?
A pesquisa foi baseada em oito habilidades indispensáveis para um bom líder, sendo elas: 1) trabalhar em equipe, 2) reagir bem às mudanças, 3) ter boa comunicação, 4) tolerar a pressão, 5) buscar desenvolvimento, 6) saber negociar, 7) tomar decisão e, claro, 8) gerar resultados.
Será que essas habilidades servem apenas para executivos? Claro que não.
Por isso questiono a posição das empresas em níveis de exigência. Será que as mesmas oito habilidades para executivos não são exigidas para qualquer tipo de líder?
Em minha opinião ainda, no mundo moderno das organizações, essas habilidades são exigidas de qualquer pessoa, mesmo não ocupando cargo de liderança. Quem não quer um funcionário que trabalhe bem em equipe e se comunique bem, por exemplo? Gerar resultados então, quem não gostaria de ter vários funcionários com essa habilidade?
Quando me refiro às políticas de RH adotadas e implantadas nas empresas, estou falando dessas ações desordenadas que são tomadas.
Dessa forma não há resiliência que dê conta de tantas exigências e cobranças. É incrível quando na descrição de cargos aparece uma lista enorme de exigências para o cargo, será sonho ou desejo?
Grande abraço. Que o novo ano reserve a você momentos de reflexão e sabedoria.