O conflito como oportunidade de resolver os conflitos no ambiente de trabalho

Uma pesquisa realizada pela Fellipelli apontou que funcionários brasileiros perdem mais de 90 horas de trabalho com conflitos mal resolvidos nas empresas. De acordo com o levantamento os brasileiros gastam 1,9 hora por semana na solução de conflitos que equivale a 91,2 horas por ano e 11,4 dias de trabalho. Ainda, 85% dos funcionários têm de lidar com conflitos em algum grau e 29% fazem isso com freqüência. Quer saber das conseqüências? Projetos importantes fracassados, briga de egos entre funcionários, queda de produtividade e motivação da equipe, perda de clientes, de negócios e de talentos.
Se cada brasileiro perde 91,2 horas de trabalho por ano, uma empresa com 500 funcionários pode estar perdendo mais de R$ 300.000,00 ao ano. Sua empresa pode estar perdendo um bom dinheiro. Com esse valor qualquer empresa poderia investir em treinamentos e capacitação profissional.
Os números são bastante significativos e variam muito de empresa para empresa.
Mas, de onde pode surgir o conflito? Infelizmente de qualquer lugar. Entre gerações de funcionários (geração “y” com baby boomers); onde o papel da liderança não está claro; através das fofocas (lembrar da rádio peão); por falta de planejamento; por problemas de comunicação, etc.
Se fosse uma enquete certamente teríamos várias opiniões, até porque você pode ter passado por isso, e se não passou vai se preparando. Sempre ouvi as pessoas dizerem que é muito difícil lidar com o ser humano. A cada dia estou mais convicto disso. É uma arte lidar com o ser humano e para que tenha sucesso precisa gostar. Assim como muitas coisas que realizamos em nossas vidas fazemos porque gostamos.
A empresa através do RH precisa encontrar a pessoa certa para o lugar certo e é isso que a área de Recrutamento e Seleção deve fazer. Pensem no tamanho da importância da responsabilidade para esse processo. Estou levantando essa questão porque acredito que grande parte das horas de trabalho perdidas pelos brasileiros se dá em função de uma gestão ruim.
O conflito em si pode ser resolvido por ele mesmo, desde que os envolvidos estejam dispostos a resolver. O que é importante ocorrer é a dialética. Através dela poderiam buscar entendimento sobre o problema e solucioná-lo, no mínimo, amenizá-lo. Encontramos muitos funcionários dispostos a manter um bom clima no setor, mas encontramos também muitos outros que preferem virar as costas e se altercarem, dando margem para o surgimento do conflito.
O papel da liderança é de extrema importância para auxiliar na resolução dos conflitos. O líder deve ser um mediador, auxiliando-os nesse processo.
Exercite a liderança e sucesso.