AÇÕES INÚTEIS E INFUNDADAS

Existe uma prática muito usada pela empresas que acabou sendo difundida pelo mundo das organizações. Diria que foi como a notícia ruim, ela voou de tão rápida.
Entre outros motivos, a chegada de uma nova gestão provoca mudanças em todos os aspectos.
Essas mudanças vão desde a instalação de um novo clima, passando por algumas demissões, chegada de novos contratados para recompor o time até mesmo a redução de despesas.
Especificamente essa última é marcada por atitudes desordenadas a meu ver, atitudes desnecessárias. Se há desperdício de dinheiro, pois é muito comum uma gestão dizer isso da anterior, dão início a cortes absurdos.
Primeiro insistem em cortar o cafezinho, já viu essa história? Acham que descobriram o grande ralo da história e se vangloriam disso.
O corte de um simples cafezinho toma uma dimensão tão grande e por esse simples gesto é possível colocar vários funcionários contra o time que está em campo. E se a idéia é desmanchar as rodinhas de funcionários, saiba que essa atitude também não é a melhor.
Ações tão mais importantes são deixadas de lado que poderiam certamente trazer benefícios gigantescos para a empresa e para os próprios funcionários, além de servir como exemplos positivos.
Refiro-me a pequenos gestos como incentivar a coleta seletiva de lixo, apagar a lâmpada que está acesa desnecessariamente, fechar ou pedir para consertar a torneira que está pingando, promover campanhas educativas contra o desperdício de alimento e muito mais.
Mas porque o cafezinho? Porque é fácil demais, essa é a resposta. Qualquer um poderia fazer isso. Por outro lado, administrar uma campanha, conscientizar os funcionários contra o desperdício, por exemplo, isso sim é difícil. E mais, não considero difícil. Diria que é uma tremenda falta de competência para uma ação tão simples.
Portanto, passe a observar pequenos detalhes como esse. E por favor, não crucifique o pobre do cafezinho, certamente “ele não é o problema”.
Tenha uma excelente semana.
Abraços.