LÍDER INCENTIVADOR

Nos últimos dois anos acompanhei muitos assuntos sobre liderança. Durante a pós graduação pude estudar e analisar as características de diversos líderes: do passado, do presente e sonhar nos líderes do futuro, como estes seriam em outros tempos.
Citamos Jesus Cristo falando de sua maneira simples de liderar e influenciar, falamos de Bernardinho com seu jeito explosivo e vitorioso também de liderar.
É possível listar vários líderes com personalidades muito distintas em várias épocas.
Costumo dizer que não é do dia-a-dia de muitas pessoas identificarem quem é ou não um líder. Na minha visão, nos últimos 4 ou 5 anos é que se tem dado importância ao papel do líder nas organizações.
Que os líderes sempre existiram isso não é novidade e que sempre existirão mais e mais, também não é novidade.
Dentre tantos adjetivos utilizados para citar esse ou aquele líder eu particularmente gosto da palavra incentivo.
Explico: Se você suou a camisa para conseguir uma boa promoção, estudou, especializou-se, e ainda participa de cursos e treinamentos, agora como líder o que tem a dizer para seus liderados?
Enquanto batalhava para conseguir uma posição melhor na empresa, o que seu superior dizia a você? Ele o motivou para que buscasse por isso? Consegue se recordar de alguma palavra usada por ele?
Se ele não teve qualquer contribuição para seu crescimento, parabéns a você, pois enxergou como poderia chegar lá e o mérito é totalmente seu.
Respondendo a primeira pergunta, partindo do princípio de que seu supervisor foi um líder naquele momento, ele deveria ter incentivado você a estudar e não parar mais.
E você, agora líder, o que tem dito aos seus liderados?
Quem teve acesso ao texto “Apenas exemplos” já pode imaginar que esta atitude é um excelente exemplo, você é um exemplo.
Refiro-me então a um líder incentivador. Mesmo sabendo que pode permanecer por pouco tempo na empresa, ou que algum colega poderá substituí-lo, ele o incentiva ao crescimento.
Não pense que todos são assim, muito pelo contrário. Alguns chegam ao ponto de dizer que estudar não “vira nada” no linguajar popular. O mercado de trabalho é extremamente seletivo, e faz isso simplesmente quando um headhunter busca saber o quão profissional você é e está sendo na empresa.
Então, entre as mais diversas qualidades que um líder poder ter, ele precisa incentivar seus liderados.
Uma qualidade muito importante e procurada pelas empresas é a capacidade de trabalhar em equipe. Incentivando e construindo uma boa equipe você certamente será lembrado para sempre, pelos colegas e por empresas que buscam bons profissionais. Procure pela palavra incentivo em um dicionário e verá que seu significado é excitar. É isso aí, excite seus liderados.
Faça a diferença e sucesso.