LIDERANÇA PARA SEMPRE

Líderes para quê? Será que os líderes são importantes para as empresas? Uma matéria recente colocou em dúvida essa questão. Por que um funcionário com perfil de líder é importante para a empresa? Sem entrar muito no mérito da questão, o indivíduo considerado líder possui alguns diferenciais em relação a outras pessoas. Em minha opinião ele possui disposição para tal, tem atitude, carisma, é exemplo para os demais, e possui outros comportamentos que o colocam nessa posição.
Não tenho dúvidas de que a figura do líder é importante, mas não é assim que pensa e afirma o professor da FGV Hermano Thiry-Cherques. Segundo ele, não há dados que demonstrem que as empresas precisam de líderes para sobreviver.
É possível pensar que de fato as empresas talvez não precisem dessa figura para sua sobrevivência, por outro lado, há evidências da importância do papel dessa figura. Diria que os líderes permitem que as empresas tenham uma gestão mais controlada e acertada.
Se não há necessidade do líder, qual será a pessoa mais indicada para tomar a frente de uma equipe na resolução de um problema ou coisa assim? Ou não há necessidade, porque nas empresas todas as pessoas possuem essa disposição? Sem hipocrisia.
Todas as empresas têm algum grau de dificuldade em encontrar pessoas que queiram estar à frente e possuam essa disposição.
A necessidade de uma boa gestão e controle exige que tenhamos a figura do líder. O conceito de líder vai muito além da simples prática em administrar funcionários ou simplesmente colaborar nesse processo. Vai muito além de dar ordem e cobrar o trabalho bem realizado. Vai mais além ainda de simplesmente ter alguém para punir e cobrar.
Está intimamente ligada à qualidade das informações que circulam na empresa e que precisam chegar a todos os funcionários claramente. Chega até mesmo à necessidade de conhecer melhor cada funcionário, ao ponto de poder oferecer escuta aos seus problemas ou queixas. Por outro lado, serve como base de sustentação e orientação para o crescimento profissional e pessoal dos seus liderados.
Respeito as colocações do professor, mas as empresas não poderão mais sobreviver sem essa figura, tamanha importância, até porque já se tornou realidade em muitas empresas, uma realidade funcional.
Se juntarmos o foco dessa discussão ao artigo “apenas um exemplo”, o entendimento será mais claro.
Há discussões onde podemos visualizar o papel do líder sobre outros aspectos. Há empresas onde essa figura é controladora, detém o poder para controlar funcionários e mantê-los distantes de sindicatos e outro tipo de movimento. Citando Morgan no livro “Imagens da organização”, ele apresenta a questão do poder nas organizações, as formas de poder exercido através das pessoas em diferentes aspectos. Pode-se perceber que o lado negro da empresa é utilizado em prol ao poder exercido sobre os funcionários. As práticas utilizadas pelas empresas gessam o funcionário de modo que este "não seja uma ameaça".
Mas já que a figura do líder tem suas vantagens e muitas, todas as empresas poderão tranquilamente descobrir essas jóias raras permitindo que sejam bons exemplos.
Acreditando no potencial dos funcionários é possível provocar mudanças de comportamento. Mudança de comportamento significa ter atitudes diferentes, é comportar-se como um verdadeiro profissional. Dessa forma, será possível se relacionar bem com os clientes, fornecer orientação e ensinamentos com qualidade, ensinar o colega sobre as boas práticas de trabalho e tudo mais. Aposte nisso.
Boas reflexões e bom trabalho.