SOBREVIVÊNCIA NAS EMPRESAS

Em meio a tantas mudanças que ocorrem nas empresas, desde o corte do cafezinho até a tal crise que ainda assusta muitos funcionários e empregadores, sobreviver nas empresas é um assunto delicado quando o negócio é pedir ajuda.
De acordo com especialistas, saber como pedir socorro no trabalho pode melhorar os resultados e solidificar a imagem do profissional.
Algumas dicas foram publicas na revista Você S/A do mês de dezembro de 2008.
Não que tenha hora certa para pedir ajuda, mas algumas observações a esse respeito pode tornar essa questão mais fácil.
Por exemplo:
Oferecer ajuda ao colega pode ser uma boa forma de ser ajudado quando precisar. Ser prestativo fortalece a relação entre os colegas e até mesmo com seu superior, além de demonstrar ser uma pessoa disposta a ajudar.
Fique atento aos exageros, pedir ajudar é uma coisa, ficar colado nos colegas ou em seu superior é outra, pode ser desagradável, e o tiro poderá sair pela culatra. Dessa forma, recorra ao próximo quando não conseguir a resposta por si próprio.
Use suas habilidades, esteja atento. Ao invés de sempre pedir ajuda, peça sugestão.
Naturalmente as pessoas sentem-se importantes ao serem consultadas para alguma questão, sentem-se úteis.
Falar antes que o problema se instale é uma excelente idéia. A chance para receber ajuda quando falar antes que o problema surja será bem maior. Portanto, ao menor sinal que poderá ocorrer o inesperado, vá com seu pedido de sugestão.
Há uma série de estratégias que poderiam ser utilizadas. Especificamente as citadas a pouco, é um resumo de alguns especialistas de diversas áreas.
Antes de qualquer coisa, antes de abordar o próximo com seu problema, procure saber se o colega não está naqueles dias, isso mesmo. Corre-se o risco de se deparar com um colega que acordou com o pé esquerdo e ao levantar da cama, ainda tropeçou. Pode não ser um bom momento.
Bom trabalho e até breve.