LÍDER SABER PORQUÊ, GESTOR SABE COMO

Vale aqui lembrar o artigo O gerente e o líder (ou vice-versa) do professor Eugênio Mussak publicado na Revista Você S/A de outubro de 2008.
A liderança tem sua importância no mundo organizacional, além de ser um tema muito comentado e estudado. O papel do líder ganhou seu espaço, mesmo para aqueles que contrariem isso, não dá para negar mais, chegou para ficar. Não sabemos afirmar por quanto tempo vai durar, e não se sabe quem serão os substitutos dos lideres num futuro próximo.
Mesmo assim, insisto em dizer que não tenho dúvida de sua importância. O artigo do professor traz uma reflexão interessantíssima sobre a posição do líder e a posição do gerente.
Como um divisor de águas, líder e gestor tem focos diferentes, diria, preocupações e responsabilidades diferentes.
Quando falamos de liderança, o que vem a cabeça? Máquinas, equipamentos ou pessoas? O líder é para ser seguido, grosseiramente falando. Obviamente, máquinas e equipamentos não são capazes de tal condição. Tenho a certeza que existem exceções, mas para essa discussão o gestor tem seu foco voltado para a produção, o resultado final do processo, são os conhecimentos técnicos a serviço da produção.
Dessa forma, temos pessoas que cuidam de pessoas, e temos pessoas que cuidam de equipamentos bem como seu perfeito funcionamento, assim como da produção.
Vejam que é por isso que existem as duas funções, senão não haveria espaço para ambos.
Vamos pensar em uma fusão. Pessoas que cuidam de pessoas e que também cuidam da produção. Uma química com futuro belíssimo pela frente.
Enriquecendo o artigo do professor, a evolução dos gestores é justamente essa, ou seja, ter também o foco nas pessoas.
Em outra oportunidade comentei que as máquinas, pelo menos em sua grande maioria não são capaz de produzir por conta própria. É isso, não é possível pensar no sucesso de um negócio sem pensar nas pessoas, esse é um belo modelo de gestão. São como um conjunto de engrenagens interdependentes a tal ponto que se retiramos uma delas, todo o processo estará comprometido.
O que muitos profissionais não percebem é que não dá pra ter somente uma das qualidades acima, ou seja, ser somente gestor e somente líder. Se o conceito de evolução está atrelado ao futuro, não evoluir significa decair.
Desejo a você uma boa química. Sucesso.