PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO
Existem bons livros que tratam do assunto, mas não se resume somente a leituras. As empresas, os pesquisadores do assunto jamais podem se esquecer que para se resolver questões como essa é necessário lembrar que do outro lado está nada mais nada menos que o ser humano.
Penso não ser necessário nesse momento falar sobre a complexidade do ser humano.
Dessa forma, considerando que a complexidade do ser humano foi superada ao nível da compreensão, o restante será muito fácil de se resolver.
Em minha opinião não há um manual para se comunicar bem. Existem sim, técnicas, dicas, muito jogo de cintura e paciência.
Talvez, juntando todos esses itens, seja possível nos aproximarmos de uma razoável comunicação.
Acredito muito no ser humano, e penso que todos deveriam acreditar. O simples fato de acreditar quebra nossas barreiras para ouvi-lo abertamente sem fazer prejulgamentos. Uma cena muito real é quando antes mesmo de terminar a fala, o emissor é interrompido pelo receptor.
Muitas pessoas não esperam sequer que o emissor termine a frase e o interrompe com indagações, misturando “laranjas com milho”.
Essa situação pode demonstrar falta de interesse, ou falta de paciência em ouvir o que o outro tem a dizer. Dois problemas ocorrem neste caso, um está relacionado com a desmotivação do emissor em lhe apresentar os fatos, e dessa forma não se completa o processo com sucesso.
Outro problema é você não conseguir receber as informações e depois ficar sem conteúdo para trabalhar a questão. Esses são simplesmente pequenos detalhes. O emissor precisa tem um canal em que possa depositar as informações, isso significa dizer que o receptor precisa permitir que isso aconteça.
Detalhes como estes não são notados durante o processo de comunicação, talvez seja por isso e por outras questões que esse assunto está sempre em evidência.
Veja então algumas dicas para ter um bom processo de comunicação.
Receptor: a) reconheça-se como receptor, você terá que ouvir e ponto final; b) preste atenção no emissor, aqui você estabelece a comunicação em si; c) esteja aberto para receber as informações, permita; d) ao ouvir, olhe para o emissor mostrando que está atento a ele; e) espere que ele termine de falar para fazer qualquer comentário, não desestruture seu pensamento; f) anote as informações mostrando a ele sua preocupação e indiretamente motivando-o para próximos contatos;
Emissor: a) fale claramente e devagar, quem ouve precisa entender; b) procure ser objetivo, não fique dando voltas; c) ao falar, olhe para o receptor apresentando as necessidades; d) reconheça-se como emissor, suas explicações devem ser objetivas;
Comunique-se bem e perceba o quanto seu trabalho vai melhorar e não podemos nos esquecer, o processo de comunicação não está somente no trabalho.
Aqui um conteúdo bem interessante para que possa se desenvolver sobre este tema.
® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista
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