COMO DIZER NÃO


Não era dessa forma que lhe pedi o relatório. Não terá aumento de salário e ponto final. Não poderá faltar amanhã, não insista. Não chegue atrasado nunca mais.

Pois então é hora de pensar como você diz não. Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá. E, por falar em clientes, como eles são importantes. 
Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios.

Não é preciso muito esforço para se lembrar quando você ganhou um belo de um não.  Atente-se para essa curiosidade: durante um simples dia de trabalho, relacionamo-nos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não?

Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém não dá para negar que a ela é muito grande.

Refletindo a respeito, o recado é para se atentar sobre as formas de dizer um não, para quem foi dito e como foi dito.

Eu classifico as formas de dizer não da seguinte maneira:
Não - seco ou duro: Quando você responde diretamente com um não sem margem para discussão.
Não - tímido: Quando você responde negativamente e faz cara de acanhado com sua negação.
Não - aberto: Neste caso você faz questão de dizer não para alguém em voz alta de modo que todos ao redor entendam o recado, não permitindo sequer algum comentário.
Não - inteligente: Você não diz diretamente, mas encontra uma forma de dizer não ao próximo de uma forma explicativa. Neste caso há uma justificativa convincente.
Não - com cara de sim: O não é dito sem firmeza, aquele não que deixa dúvidas e espaço para que o outro retruque.

Esses exemplos foram criados por mim simplesmente para ilustrar as nossas atitudes no dia a dia, sem que percebamos.

A percepção deve estar aguçada ao recebermos um cliente, pois devemos imaginar que ele deseja ser bem tratado e espera por algo positivo. Imagine que está insatisfeito com sua agência bancária e falta muito pouco para encerrar sua conta. Você necessita e busca por uma explicação e, ao chegar, nervoso, em sua agência para buscar informações recebe um não. Quais as chances de pedir o encerramento imediato de sua conta?

Por outro lado, a mesma situação acima está ocorrendo, porém, ao chegar a sua agência você é recebido pelo gerente que o leva para um cafezinho e ainda lhe oferece benefícios. Quais as chances de pedir o encerramento da conta?

Dentre as habilidades e características necessárias e exigidas pelas empresas está a habilidade em se relacionar bem, e dizer um simples não pode representar muito.

Dizer não pode implicar em duas importantes questões que se traduzem em ter de volta o cliente mesmo dizendo não, ou simplesmente perdê-lo de uma vez.

Talvez usando sempre um não inteligente você possa de fato dizer o não sem perder o cliente.

Para finalizar esse artigo, vou compartilhar com você uma frase muito usada pelo meu amigo e sócio Rodrigo S. Soares que diz o seguinte: Existem várias maneiras de dizer não, a pior delas é dizer não.

Tenha sucesso mesmo tendo que dizer não.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança, orientação vocacional e recolocação profissional.

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