COMO DIZER NÃO
Não era dessa forma
que lhe pedi o relatório. Não terá aumento de salário e ponto final. Não poderá
faltar amanhã, não insista. Não chegue atrasado nunca mais.
Pois então é hora de pensar como você diz não. Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a
última vez que o verá. E, por falar em clientes, como eles são importantes.
Só
relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso,
afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios.
Não é preciso muito esforço para se
lembrar quando você ganhou um belo de um não.
Atente-se para essa curiosidade: durante um simples dia de trabalho,
relacionamo-nos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de
trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos,
parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em
ganharmos um não?
Probabilidade não é minha
especialidade nem o foco do meu trabalho, porém não dá para negar que a ela é
muito grande.
Refletindo a respeito, o recado é
para se atentar sobre as formas de dizer um não, para quem foi dito e como foi
dito.
Eu classifico as formas de dizer não
da seguinte maneira:
Não - seco ou duro: Quando você
responde diretamente com um não sem margem para discussão.
Não - tímido: Quando você responde negativamente e faz cara de acanhado com sua
negação.
Não - aberto: Neste caso você faz questão de dizer não para alguém em voz alta de
modo que todos ao redor entendam o recado, não permitindo sequer algum
comentário.
Não - inteligente: Você não diz diretamente, mas encontra uma forma
de dizer não ao próximo de uma forma explicativa. Neste caso há uma
justificativa convincente.
Não - com cara de sim: O não é dito sem firmeza, aquele
não que deixa dúvidas e espaço para que o outro retruque.
Esses exemplos foram criados por mim
simplesmente para ilustrar as nossas atitudes no dia a dia, sem que percebamos.
A percepção deve estar aguçada ao
recebermos um cliente, pois devemos imaginar que ele deseja ser bem tratado e
espera por algo positivo. Imagine que está insatisfeito com sua agência
bancária e falta muito pouco para encerrar sua conta. Você necessita e busca
por uma explicação e, ao chegar, nervoso, em sua agência para buscar
informações recebe um não. Quais as chances de pedir o encerramento imediato de
sua conta?
Por outro lado, a mesma situação
acima está ocorrendo, porém, ao chegar a sua agência você é recebido pelo
gerente que o leva para um cafezinho e ainda lhe oferece benefícios. Quais as
chances de pedir o encerramento da conta?
Dentre as habilidades e características necessárias e exigidas pelas empresas está a habilidade em se relacionar bem, e dizer um simples não pode representar muito.
Dizer não pode implicar em duas
importantes questões que se traduzem em ter de volta o cliente mesmo dizendo
não, ou simplesmente perdê-lo de uma vez.
Talvez usando sempre um não
inteligente você possa de fato dizer o não sem perder o cliente.
Para finalizar
esse artigo, vou compartilhar com você uma frase muito usada pelo meu amigo e
sócio Rodrigo S. Soares que diz o seguinte: Existem várias maneiras de dizer
não, a pior delas é dizer não.
Tenha sucesso mesmo tendo que dizer
não.
® Eu sou Luciano Muchiotti,
especialista em carreira. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores
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