LIXO EMBAIXO DO TAPETE

Normalmente há sempre uma frase que expresse uma ou outra situação. Para esse caso a velha frase “o mundo é dos espertos” talvez seja pertinente.

Para ilustrar esse artigo vou utilizar a figura do espertalhão.
Engraçado, sempre há um espertalhão por onde quer que passemos, é impressionante. Você certamente já teve um desses por perto pelo menos por alguns minutos.
Isso vale principalmente para as empresas, também para a vida particular, via estudantil etc.
Porém, quando é relacionado ao trabalho carece um pouco mais de atenção. Por espertalhão temos a definição de esperteza maliciosa, por isso carece de mais atenção. É menos preocupante um espertalhão na vida particular e ou pessoal como queira, mas na vida profissional CUIDADO!!!
Por malicioso temos a definição de pretensão para o mal, e começa a ficar delicada a situação.
Quando o problema está relacionado com o ambiente de trabalho tudo é mais delicado, queira sim queira não, o seu emprego está em jogo, sempre.
Se ao seu lado existe uma pessoa que gosta de “empurrar” as coisas, empurrar os problemas vá se preparando para utilizar estratégias para se afastar, se for possível, pois as vezes ele insiste em estar ao seu lado.
Pessoas desse tipo contaminam o ambiente de trabalho e são alvos de comentários sobre suas atitudes e comportamentos. Ao ponto que o tempo vai passando não somente a pessoa é o alvo, ocorre uma pandemia.
Dependo da sua afinidade é recomendável alertá-lo mesmo que discretamente. Uma estratégia para tentar impedir a proliferação de comentários é dizer ao colega, aos poucos, que o setor está sendo alvo de comentários por tais situações. Se funcionar, ótimo, as coisas podem voltar a normalidade mesmo que demore.
Porém, o colega pode não estar tão atento assim e sua tentativa será frustrada. Infelizmente as pessoas não estão o tempo todo em condição de ajudar, isso é fato. E se sua afinidade com o colega é de fato considerável, então abra o jogo com ele.
Não sendo possível nenhuma das situações acima avalie cuidadosamente a próxima estratégia.
Quando a situação não se agrava ao ponto de envolver o setor, deixe que as ações do seu colega apareçam por si e somente para ele.
Empurrar os problemas para baixo do tapete leva a conseqüências gradativas. No início passa despercebido, pois o lixo ainda é pouco. Com o passar do tempo o tapete começa a ficar com a ponta levantada, e a sujeira começa a aparecer, e assim sucessivamente, até o ponto em que a sujeira começar a incomodar, e pode ser tarde.
Se você conhece pessoas com esse tipo de comportamento comece logo a utilizar alguma estratégia para que você não seja contaminado.
E por garantia, dê sempre uma olhadinha no tapete.
Grande abraço.