MARKETING PESSOAL. CUIDADO!

Recentemente estava conversando com alguns profissionais e de repente estávamos trocando experiências, cada qual contava uma história voltada ao dia-a-dia de sua profissão.
Um dos assuntos trazia queixas referente à maneira com que as pessoas se colocam para o mercado de trabalho. Fazem seu marketing sem qualquer cautela, fazem por fazer e no final das contas percebe-se que o tal sujeito não era nada daquilo que tanto fantasiou.
Saindo então do âmbito da fantasia, um dos colegas contava que em uma viagem para o Rio de Janeiro ficou impressionado com a quantidade de informações que recebeu durante um vôo.
Após todos se acomodarem nas poltronas, e compartilhadas todas as recomendações o piloto iniciou um longo discurso sobre a qualidade do vôo e da empresa a qual todos seriam transportados.
Relatou o colega que ficou surpreso com tantas informações, até mesmo a temperatura externa foi informada aos tripulantes, mesmo sem saber o que fazer com aquela informação, ficou atento e impressionado entre outras informações.
Assim que o avião decolou e passado o frio na barriga, quando estava tudo tranqüilo as comissárias começaram a servir os petiscos. E para sua surpresa ao receber um pacotinho de amendoim, percebeu que o mesmo estava vencido. Consultou o colega na poltrona ao lado e pode constatar a mesma situação.
Conta que ficou pensativo, pois depois de tantas informações sobre a companhia, sobre os aviões modernos, equipes treinadas e tudo mais, serviram amendoins vencidos.
Moral da história: Com essa breve história é possível fazer um paralelo com nosso cotidiano. Alguns candidatos quando se preparam para uma entrevista acabam enriquecendo demais suas qualidades. Falam de experiências que ainda não tem, relatam situações que ainda não viveram, simplesmente mentem.
O mesmo acontece com várias empresas que para atrair o candidato potencializam acontecimentos, eventos, vendas milionárias, dizem que a empresa é exemplo no mercado, e tudo mais.
Passado algum tempo ocorre o esperado: a grande decepção de um dos lados ou de ambos.
Dessa forma, não diga que seu cachorro quente é o melhor se você não utiliza a melhor salsicha.
Não diga que seu macarrão é o melhor se não utiliza o melhor espaguete. E não diga que é expert em informática se não consegue se quer criar uma simples planilha de Excel.
E se deseja conquistar clientes, nada melhor do que a realidade. Se tiver algo a mostrar, primeiro alcance a vaga desejada e depois é só colocar em prática suas habilidades. Se desejares ter o melhor candidato, apresente a empresa do jeito que ela é, e diga onde desejam chegar, suas metas, objetivos e tudo mais.
Pense nisso com carinho.
Grande abraço.