CRISE ATUAL: OPORTUNIDADES?

Como estão os comentários referentes a atual crise em sua empresa?
Aproximadamente a um ano iniciava-se os murmúrios sobre uma possível crise mundial. Lembra-se? Tivemos muitas novidades ruins durante esse período, não tem como não se lembrar.
Enquanto a crise deixava seu rastro por todos os lados, e ainda deixando, muitos funcionários perderam seu emprego. Muitas empresas precisaram demitir parte do seu quadro de pessoal para não fechar as portas. Devido a crise, estima-se que aproximadamente 400 mil funcionários estão sem emprego, um triste número e esse número deve ser bem maior.
O que mudou com a instalação da crise? Pelo que nos foi apresentado através das mídias, muitas empresas reduziram gastos e seguraram os investimentos, reduziram funcionários onde era possível etc.
E para nós o que ficou de lição? Você tirou algum proveito desse momento de crise ou ficou somente na lamentação?
Vale lembrar uma estorinha que retrata muito bem um momento como esse:
"Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha.
Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses, e o negócio prosperava . . . seu cachorro quente era o melhor de toda região!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país.
Finalmente, o filho já formado voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele:- Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê os jornais?Há uma grande crise no mundo.
A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar.
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou: Bem, se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto então só pode estar com a razão.
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato ( e claro, pior ) e começou a comprar salsichas mais barata (que era, também a pior ).Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.
Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas providências, as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia na melhor escola, quebrou.
O pai triste, então falou para o filho: - 'você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise. '
E comentou com os amigos orgulhoso:- 'Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me avisou da crise...'
Autor desconhecido
Aprendemos uma grande lição:
Vivemos em um mundo contaminado de más notícias e se não tomarmos o devido cuidado, essas más notícias nos influenciarão a ponto de roubar a nossa felicidade e prosperidade de nossos negócios, enfim arruinando nossa vida.Será que essa mensagem vale somente para nossa vida profissional?
Pobres funcionários, tudo que acontece no mundo reflete no seu trabalho.
Tenha uma excelente semana.
Forte abraço.