RESPONSABILIDADE

As empresas de um modo geral estão difundindo enlouquecidamente o conceito de responsabilidade e está cada vez mais evidente. Antes de qualquer coisa é necessário entender o termo ao pé da letra.
Se você procurar em algum dicionário poderá perceber que a explicação para o termo é mais ou menos a seguinte:
Responsabilidade é: Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros.
Partindo dessa importante definição, me preocupa muito o uso indiscriminado do termo. Parece moda, por exemplo, uma empresa implanta esse conceito em sua política de cargos e salários, ou mesmo em seu plano de carreira e as demais simplesmente copiam.
Algumas expressões utilizadas pelas empresas retratam muito bem o exposto acima principalmente quando o chefe diz: Você a partir de agora é responsável pela área de almoxarifado; A partir do próximo mês você será responsável pela equipe de estocagem, ou, a partir de hoje a equipe de logística está sob sua responsabilidade.
Meu caro, tenha muito cuidado. Você consegue perceber como é fácil atribuir responsabilidades?
Mas, a questão é a seguinte: As pessoas estão preparadas para assumirem responsabilidades?
As pessoas estão preparadas para assumirem mais responsabilidades?
Perguntas como essa devem ser feitas constantemente antes que presentear qualquer funcionário com responsabilidades, ou mais responsabilidades.
Ocorre que quando as responsabilidades são delegadas e o sujeito não corresponde as expectativas da empresa, alguns comentários começam a circular mesmo que somente no nível mais alto da hierarquia.
Dizem que se enganaram e por esse ou aquele motivo o sujeito não conseguiu bons resultados, e tudo mais. Surge a partir daí a temida questão: Demissão.
Atenção, pois demitir também é fácil. Ao mesmo tempo em que as empresas precisam que seus funcionários assumam mais responsabilidades, alguns funcionários também desejam essa condição, pois buscam por reconhecimento, melhor salário e até mesmo uma posição melhor dentro da empresa.
A chave talvez esteja em um diálogo franco, isso mesmo. Empresas que praticam políticas transparentes tem como cultura informar o que desejam para o futuro de seus funcionários.
Lembra-se daquela estorinha onde diz que promovendo um operador para supervisor você acaba perdendo um bom operador?
Sem contar que você pode estar sendo enganado, ou seja, essa é entre outras uma estratégia muito usada para demitir funcionários, simplesmente dizendo a ele que não está correspondendo as expectativas da empresa, que seu rendimento não é mais o mesmo etc. Não pretendo criar conflitos entre empresas e funcionários, mas essa prática, ainda muito utilizada, denota uma grande maldade.
Tenha cuidado. Boa semana e forte abraço.