FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIOS



Vamos recordar um estorinha do mundo do trabalho, aliás, é sempre possível extrair algo de proveitoso das estorinhas. 

No final da tarde o patrão chama uma de suas funcionárias e diz: Juliete, amanhã receberei alguns visitantes e trataremos de negócios, negócios importantes para a empresa. Para recepcioná-los vou servir algumas guloseimas e um suco bastante refrescante, pois é verão e sei que vão adorar um bom suco com frutas da época e sei também que gostam de suco.

Preciso que vá a quitanda e compre abacaxi, melão e melancia. Através dessas três frutas vamos preparar um suco maravilhoso para meus convidados.

Saiu então Juliete para a compra dos ingredientes para que fosse feito o tal suco. Juliete chegou à quitanda, procurou, procurou e encontrou apenas o abacaxi. Comprou dois abacaxis e levou para a empresa.

Chegando na empresa Juliete diz ao patrão: Dr. Juca, encontrei apenas o abaixo, pois as demais frutas estavam em falta na quitanda.

Não satisfeito com apenas parte das frutas, o patrão chamou Mariete e disse a ela: Mariete, amanhã receberei alguns visitantes e trataremos de negócios, negócios importantes para a empresa. Para recepcioná-los vou servir algumas guloseimas e um suco bastante refrescante, pois é verão e sei que vão adorar um bom suco com frutas da época e sei que gostam de suco.

Preciso que vá a quitanda e compre abacaxi, melão e melancia. Através dessas três frutas vamos preparar um suco maravilhoso para meus convidados.

Saiu então Mariete para a compra dos ingredientes. Mariete chegou a quitanda, olhou, olhou e não encontrou todas frutas, apenas o abacaxi. Questionou ao dono da quitanda: Senhor, estou precisando de algumas frutas, pois meu patrão receberá alguns convidados amanhã e precisa servir um delicioso suco refrescante e vejo que não tem o melão e a melancia.

Quais frutas eu poderia levar para substituir o melão e a melancia? 

Respondeu o balconista: Você poderá tranquilamente levar manga e caju, também são frutas refrescantes e possibilitam um excelente suco.

Mariete encheu a sacola e correu para a empresa. Senhor Juca, a quitanda que sempre compramos estava em falta com a melancia e o melão, porém, andei pesquisando e podemos substituir essas duas frutas por manga e caju, também são refrescantes e seus convidados vão adorar.

Moral da história: Existem funcionários e funcionários. Isso significa dizer que precisamos conhecê-los, pois alguns são extremamente eficazes e outros são apáticos, alguns são excelente no trato com pessoas, outros são excelente ao lidar com números, nem sempre podemos encontrar todas as qualidades em uma mesma pessoa.

As empresas precisam permitir que seus funcionários tenham iniciativa ao invés de gessá-los.

Funcionários com iniciativa podem trazer muitos benefícios e informações valiosas para a empresa, enquanto os apáticos não trazem qualquer contribuição, e ainda podem colocaram em risco os negócios pela desinformação.

Mariete jamais teria tomado tal atitude se o patrão não permitisse. Conhecer os funcionários e estabelecer uma relação de confiança é fundamental para o crescimento de ambos.

Juliete talvez até tivesse tal autonomia para a substituição, porem, se contentou apenas com parte da compra.

E você, é uma pessoa dinâmica? Tem autonomia para realizar suas atividades? Tem a confiança da empresa? Está atento (a) para os negócios e objetivos da empresa?

Muitas vezes, uma simples decisão faz uma grande diferença.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

✔ Se você está infeliz com sua carreira, e deseja mudar algo por aí, agora já sabe que eu posso te ajudar. Entre em contato comigo! LINK DIRETO

Siga-me:

👉 No Linkedin perfil do Linkedin

👍 No Instagram coach_lucianomuchiotti

👊 No Facebook @CoachLucianoMuchiotti

Participar da minha lista do WhatsApp – receber textos e dicas sobre carreira e coaching AQUI

luciano@vivacoach.com.br - 17-99744-8008

Forte abraço.