SUCESSOR: JÁ TEM O SEU?

Você já pensou em preparar o seu sucessor? Você pode até mesmo questionar essa pergunta, pois acredita que tem pela frente ainda muito tempo no cargo e tudo mais. Existem muitos artigos focando esse assunto e parece mesmo ser necessário investir conhecimento e confiança em um sucessor.
Algumas empresas tem como característica em seu plano de carreira a necessidade e importância da formação de um sucessor, até porque estão constantemente expandindo seus negócios, criando novas unidades e tudo mais.
Tenho uma preocupação em relação a essa prática. Primeiro quero deixar bem claro que não estou provocando um estranhamento entre empresas e funcionários.
Minha preocupação baseia-se no motivo pelo qual as empresas tanto se preocupam na formação de sucessores para seus profissionais em determinados cargos.
E minha experiência me permite afirmar que essa questão é uma faca de dois gumes. Antes de mais nada acredito que as pessoas precisam de fato encontrar um sucessor, até porque se isso não ocorrer a tão sonhada promoção custará a aparecer.
A pergunta é? Qual o significado dessa necessidade? Por exemplo: Estamos em tempo de crise onde grande parte das empresas estão reduzindo custos e paralisando investimentos, e de repente você se percebe preparando um sucessor para seu cargo, para você.
Algumas vezes essa situação é pública, ou seja, todos sabem que está chegando reforço para o time, que pode ou não se tratar de um sucessor.
Por isso, analisar o momento é extremamente importante para entender o que está ocorrendo.
Um lado da faca diz respeito ao crescimento da empresa, com expansão dos negócios, investimentos e tudo mais, o outro lado diz de um momento de crise, onde há cortes e reduções por todos os lados. Mas, tudo pode ser muito diferente se a empresa tem como cultura promover seus funcionários, talvez seja um bom momento para novos desafios.
Mesmo assim fique atendo, os ventos podem estar soprando para direções perigosas.
Grande abraço.