TREINAR E CAPACITAR

Você já percebeu como é difícil encontrar mão-de-obra qualificada? Não é isso que as empresas dizem? Pelo menos é o que sempre ouvi. E você, está com dificuldade para encontrar boa mão-de-obra?

Engraçado é que ouço isso a tanto tempo e percebo que as reclamações são sempre as mesmas. Vão passando os anos e os problemas são os mesmos, pois considero como um grande problema para as empresas e o mercado de trabalho. Mas, onde pode estar o problema?
Antes de fazer minhas considerações, mais uma vez vou citar a palavra política. Gosto muito dessa palavra, pois expressa o verdadeiro sentido da prática de governo. Governo leva ao ato de gerir e este retrata a arte de administrar.
Administrar empresas, negócios, pessoas etc. Assim como para outras especialidades, denominação minha esta, treinar e capacitar carece de uma boa administração.
Considero uma arte administrar pessoas. Popularmente podemos ouvir diariamente as pessoas dizerem que “lidar com pessoas não é fácil”, e não estão tão erradas assim. O problema está em como administrar, ou quem administrará.
O que estou insinuando é que as pessoas não estão preparadas para administrar. Veja isso: De repente o setor de RH contrata um "gestor" e está tudo resolvido. Negativo. Não está nada resolvido. Quem vai garantir que esse gestor está preparado? A título de lembrança, possivelmente a cultura a qual ele estava inserido não é a mesma a qual ele será inserido.
Essa questão necessita de atenção especial, pois, por simples diferenças de culturas a nova gestão pode ter sérios problemas.
Dê uma olhada em algum texto que trate dos diferentes tipos de culturas e verá o quão complicado é.
Minha recomendação é que sempre que puder, treine e capacite os funcionários. Por falta de informação e preparo as empresas perdem muito. Perdem porque a produção foi ruim, por danos em máquinas e equipamentos, por acidente de trabalho etc.
Se sua empresa tem um funcionário que aperta parafusos o dia todo, não se esqueça que ele precisa saber por que e para que faz aquilo. Ele precisa saber o quanto apertar parafuso é importante para os negócios da empresa, mesmo que teoricamente seja uma atividade simples.
Grande abraço e boa semana.