COMPORTAMENTO X NECESSIDADES

Esse assunto é extremamente delicado do ponto de vista do trabalho. No que tange ao comportamento dos sujeitos, Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental que na década de 50 criou uma hierarquia de necessidades e relacionou o comportamento das pessoas a essas necessidades demonstrando em forma de pirâmide.
Existem interpretações diferentes sobre a pirâmide, neste caso não me aprofundarei ao ponto de colocar a prova sua teoria, até porque sua escala resiste ao tempo desde sua criação e é digna de toda admiração.
Maslow sugeriu que muitos comportamentos do ser humano podem ser explicados pelas suas necessidades e desejos. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização, que é o nível mais alto.
Vamos iniciar uma breve reflexão: imagine você, quantas responsabilidades as empresas tem sobre seus funcionários, desde remunerar, zelar pela integridade física e mental, benefícios, segurança, entre outros. Vejamos o que Maslow demonstrou através da pirâmide:
1 – Auto realização – tornar-se aquilo que ele pode ser, que está ligado a motivação.
2 – Estima – respeito, busca da auto-estima;
3 – Associação – amizade, intimidade, convivência social, família e vida social;
4 – Segurança – física, financeira, de bem-estar e contra imprevistos
5 – Fisiológicas – necessidades básicas de sobrevivência, como se alimentar, respirar, se reproduzir, descansar.
Percebam que são necessidades que qualquer ser humano pode e necessita ter.
Partindo do pressuposto que essa teoria é válida, os itens da pirâmide formam um conjunto que leva o ser humano a agir.
E de acordo com a pirâmide de Maslow, que tipo de funcionário as empresas buscam?
Sugestões de resposta: que estejam motivados, que saibam respeitar, que saibam viver e conviver em grupos, que estejam bem fisicamente e mentalmente, etc. Alguma semelhança com a pirâmide?
Acredito ter deixado claro meu raciocínio. Quero dizer, para que as empresas tenham um quadro de pessoal considerado bom e produtivo, elas precisam “cuidar “de seus funcionários.
Cuidar significa não permitir que os funcionários adoeçam, e dessa forma devem investir em segurança, saúde, lazer etc. Significa remunerar justamente, permitir que vivam dignamente.
Significa que as empresas devem respeitar seus funcionários.
Em sua opinião, as empresas cuidam dos seus funcionários?
Tenham todos um FELIZ NATAL e um NOVO ANO com muitas realizações e sucesso.