EMPRESA É UMA FAMÍLIA?

O novo ano chegou, resgatamos o que houve de bom do ano que se passou e nos preparamos para novos desafios. Em algumas empresas nesse momento ocorrem as reuniões para a programação de 2010. O pensamento voltado a buscar novos clientes, enfrentar novos desafios, estreitar os objetivos entre todos etc.
Nessas reuniões há sempre um momento para um discurso, que seja ao menos de 5 minutos, mas sempre acontecem.
E nesses discursos, será que alguém já ouviu o “chefe” dizer que a empresa é uma família? Exemplo: “Nossa empresa é uma família, e como membros dessa família, todos devem se emprenhar para que tenhamos um ano de muito sucesso”. Um discurso como esse talvez.
Que fique claro uma coisa: empresa não é uma família, a não ser que ela seja parcialmente ou totalmente de uma gestão familiar. Empresa pode simbolizar uma família, mas não é. Família: Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem. O pai, a mãe e os filhos. Grupo sistemático, constituído pela reunião de gêneros afins. Grupo de indivíduos, constituído por consangüinidade, ou adoção, ou por descendência dum tronco ancestral comum. Conjunto de tipos com as mesmas características. (Dicionário)
No calor dos assuntos, onde as pessoas estão com a emoção a flor da pele, acabam dizendo isso. Na realidade estão sob o efeito do momento.
Enfim, empresa não é família mesmo, mas simboliza e existem situações semelhantes as das famílias.
Em determinado período da vida recebemos ordem dos pais, e enquanto funcionários sempre recebemos e receberemos ordem. Também os pais punem seus filhos de diversas maneiras, as empresas também. Advertem, dão broncas e até substituem os “filhos malcriados”.
Os pais vigiam seus filhos para que estes não andem por caminhos perigosos, as empresas vigiam seus funcionários, pois eles precisam andar pelos melhores caminhos, senão não haverá lucro para ela.
Os pais ensinam e educam seus filhos para a vida, para que cresçam como boas pessoas e bons profissionais. As empresas ensinam seus funcionários e exigem deles compromisso, seriedade, responsabilidade, que sejam bons funcionários.
Bem, e assim por diante. Empresa não é uma família, é sinônimo de família. Porém, há semelhanças quanto aos momentos vividos cada qual em seu grupo.
Dessa forma, se os “chefes” continuarem a insistir dizendo que as empresas são uma família, que façam uma linda confraternização e sejam humildes perante seus subordinados. Que compartilhem os momentos de emoção e alegria junto a todos. E que de fato sejam sinônimos de família presenteando seus “filhos profissionais”.
Você é “chefe” ou dono de empresa? Reflita sobre isso.
Grande abraço, paz e sucesso a todos.