FUSÃO. BOM OU RUIM?

Vivemos momentos importantes na história da economia brasileira e mundial. Esse momento é evidenciado pela fusão de empresas. 

Fusão é como se fundir, ou aliar. Logo, através da união de duas empresas acaba por surgir somente uma, bastante simples o entendimento.

Esse assunto também é comentado por Célia Leão na Revista Você S/A, edição 136 e me fez resgatar um conteúdo que estava quase esquecido.

Vivenciei uma experiência semelhante, pois uma administração deixou a companhia e outra assumiu. “Semelhante”, pois situação como essa comparada a uma fusão tem problemas semelhantes e preocupantes.

Vamos imaginar que uma empresa do nordeste faça fusão com uma empresa do sul. Cada qual com seus costumes, comportamentos, atitudes, regras e que agora se misturam.

Imagine também que na fusão ocorre uma duplicidade de funções, pois na hierarquia de uma empresa temos na maioria das vezes um presidente, diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, líderes. Com essa configuração dá para afirmar que as empresas passarão a ter em duplicidade todos aqueles mesmo funcionários, aqueles mesmos cargos? Não podemos afirmar. Esse tipo de problema é daqueles que começa pequeno e vai tomando forma, até que se torna um grande problema.

Surge, em minha opinião, as principais mudanças que começam a ocorrer na vida dos funcionários e que agora são vítimas de uma fusão, e essa aproximação entre duas empresas traz desconfortos.

Essa nova configuração para a vida dos funcionários, mesmo sem querer, força muitos desses a sair da zona de conforto (veja sobre zona de conforto http://muchiotti.blogspot.com/2008/10/zona-de-conforto.html)

O choque cultural é inevitável. Aparece o grande desconforto, e talvez o maior deles, o medo da demissão. É muito provável que isso ocorrerá com boa parte dos funcionários, principalmente aqueles que não se adaptarem às novas regras. 

Não esquecendo que em uma fusão não dá para absorver todos os funcionários, e a empresa muito em breve será uma só.

Então eu questiono: A fusão é boa para quem?

Simplesmente para as empresas? Pois bem, se você souber que existe alguma possibilidade de a empresa onde trabalha fazer fusão com outra empresa, vá se preparando e logo, dessa forma terá grandes chances de permanecer na empresa, ou não.

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. 
Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.🎯

 Se você está infeliz com sua carreira, e deseja mudar algo por aí, agora já sabe que eu posso te ajudar. 

Entre em contato comigo! LINK DIRETO 👈
Siga-me/conheça:

No Linkedin perfil do Linkedin
Aproveite e descubra qual o seu perfil de líder.


Forte abraço.