APOSENTADORIA


“Estou trabalhando há 30 anos e não vejo a hora de me aposentar”. 

Esta é uma das frases que comumente ouvimos dos funcionários mais experientes com uma longa carreira. Depois dessa longa carreira a tão esperada aposentadoria se aproxima. Para muitos esse momento é uma grande conquista, uma espécie de recompensa depois de tanto trabalho.

Muitos sonhos e muitos projetos engavetados esperam a notícia da aposentadoria para serem colocados em prática.
Até que um dia a tão sonhada espera chega ao fim. Você está aposentado ou, agora você é um aposentado.

Qual a sua visão de um aposentado? Tudo começa por aí, pois as pessoas sonham em se aposentar, mas não possuem uma visão de qual é a condição de um aposentado. Normalmente a visão é daquela pessoa que fica de “papo para o ar” como é apresentado pelo senso comum.

Acordar tarde, ir buscar o jornal, tomar o café, caminhar pela cidade, almoçar, descansar após a refeição estas passam a ser a nova carga de trabalho.

Até quando isso é possível depois de se acostumar com tanto trabalho? Depois de tanto exercício profissional? Depois de se acostumar com uma rotina diária de trabalho que as vezes se estendeu até para sua residência?

Com exceção de algumas profissões, a maioria dos trabalhadores se aposenta próximo aos 60 anos de idade, ou em média com 35 anos de trabalho. Para não nos prendermos tanto nestes números, entre 50 e 60 anos de idade os homens estão eufóricos, pois a tão sonhada férias permanente para muitos está próxima.

Tudo pode ir muito bem até a mudança de condição, ou seja, estar aposentado propriamente dito.

O fato de ter tido uma vida intensa de trabalho e de “tempo ocupado”, permite que agora tenha a mente livre para pensar no que fazer, já que a condição é de descanso.

Nesse momento existe o risco de surgirem alguns problemas. Para quem consegue se adaptar a essa brusca freada de atividades, ótimo. Para quem não consegue, fica suscetível ao sedentarismo e até mesmo a depressão.

Do convívio do ambiente de trabalho passará ao convívio com do ambiente doméstico. Se por um lado o primeiro tinha seus problemas, o segundo também tem, e agora passará a conviver com estes.

Imagino que as vésperas da aposentadoria a empresa poderia estimular o funcionário a continuar a desenvolver algum tipo de atividade que lhe ocupe a mente. Nesta particularidade deverá estar envolvido o profissional de Psicologia da empresa que atuará no sentido de apresentar ao futuro aposentado todos esses problemas pertinentes a aposentadoria e como preveni-los.

Ah, você que em breve poderá sem um aposentado, então, que tenha uma aposentadoria saudável.

Para esse momento lembrando o poeta romano Juvenal, devemos nos lembrar que é importante “mens sana in corpore sano”, ou seja, uma mente sã num corpo são. Cuide também da saúde mental. 

® Eu sou Luciano Muchiotti, especialista em carreira e empreendedor. Atuo como coach, ajudando quem deseja melhores resultados na carreira, liderança e escolha profissional.

 Se você está infeliz com sua carreira, e deseja mudar algo por aí, agora já sabe que eu posso te ajudar. Entre em contato comigo! LINK DIRETO

Siga-me:

👉 No Linkedin perfil do Linkedin

👍 No Instagram coach_lucianomuchiotti

👊 No Facebook @CoachLucianoMuchiotti

Participar da minha lista do WhatsApp – receber textos e dicas sobre carreira e coaching AQUI

luciano@vivacoach.com.br

Forte abraço.