PROGRAMA 5S

Você conhece o Programa 5S? Se não conhece fique atento para obter algumas informações a respeito.

Se você já conhece, terá a oportunidade de entender alguns aspectos sobre este programa relacionado a empresa e aos seus funcionários.

Resumidamente, este programa surgiu no Japão após a 2ª guerra mundial no sentido de combater a sujeira e organizar as fábricas. No Brasil foi lançado no ano de 1991.

É do senso comum a informação de que o homem em comparação com a mulher é desorganizado, não dá muito valor para a limpeza ou coisas do tipo. Até onde sabemos, a grande maioria dos homens deixa a limpeza por conta das mulheres, principalmente em suas casas.

Imagine um funcionário, na empresa, ter que limpar, varrer, organizar seu setor etc. Aquele funcionário com fortes influências culturais que teve uma criação rígida, ou seja, limpeza é coisa de mulher e ponto final e agora tem que limpar.

Parece ser uma situação inimaginável, mas não é. Criar uma cultura, um hábito, acostumar alguém a ter determinados comportamentos não é nada fácil, pois há muita resistência. O programa 5S surge justamente com o objetivo de permitir que novos hábitos sejam adquiridos, de melhorar a qualidade de vida dos funcionários transformando o ambiente da empresa, a atitude das pessoas e aumentar a produtividade, diminuindo desperdícios e reduzindo custos.

O mais importante neste programa é a mudança comportamental das pessoas, e para que isso aconteça o comprometimento é fundamental, a aceitação é necessária.
Este artigo se resume em alerta para todos, pois a mudança comportamental é possível, porém, é necessário saber se o momento é adequado para isso. Para saber é necessário ter resposta para a uma ou outra pergunta: Os funcionários estão contentes ou descontentes com a empresa?

Satisfeitos ou insatisfeitos?

Perguntas como essas podem apontar toda problemática referente a satisfação dos funcionários naquele momento, e nem sempre é possível obter 100% de informações que permitirão dar seguimento na implantação do programa.

Óbvio que ninguém deve sair pela empresa perguntando aos funcionários se estão contentes ou não. Mas, um bom trabalho desenvolvido pela área de RH poderá certamente contribuir e muito para a evolução desde programa.

Grande abraço.

www.vivacoach.com.br