UM BOM CURRÍCULO NÃO BASTA

Se você tem um bom currículo, parabéns, mas saiba que essa prática não é muito comum. Muitas pessoas nunca elaboraram um currículo e um detalhe valioso, não basta apenas ter um bom currículo e preciso atualizá-lo periodicamente.


É muito comum os recrutadores receberem um currículo desatualizado, muito mais do que possa imaginar. Se com um bom currículo mesmo assim é difícil conseguir a tão sonhada vaga, imagine um currículo desatualizado mau feito.


Meu caro, se você acha que seu currículo é tudo, você está redondamente enganado.

Já presenciei diversos momentos em que o currículo estava impecável, mas na hora da entrevista, a grande decepção. Um caso muito interessante de uma candidata com boa experiência na área administrativa, boa formação, boa aparência, mas quando pedi para contar um pouco sobre sua trajetória profissional fiquei assustado.

Fiquei até me perguntando como havia se mantido nos empregos anteriores por tanto tempo. Tinha muita dificuldade em se expressar, colocava as palavras inadequadamente, saltava de um assunto para outro sem concluir o anterior, e o pior, constatei que mentia em alguns aspectos.


Gosto de apresentar casos reais, pois muitos candidatos acreditam que conseguem enganar o recrutador com suas lindas estórias.


Espero que este texto possa servir de alerta e contribuição para muitas pessoas que mais cedo ou mais tarde terão que passar por uma entrevista e também terão que apresentar seu currículo.


Em entrevista a um jornal da capital nessa semana o jornalista pediu para que eu compartilhasse com seus leitores algumas dicas sobre como se comportar em uma entrevista, então, anote aí:

1) Cuidado com as mentiras, durante a entrevista você será desmascarado; 

2) Use roupas leves e apropriadas, nada de exagero ou deixando a desejar; 

3) Mulheres, cuidado com a maquiagem, os decotes e as saias justas, não ajudarão em nada; 

4) Nada contra os percings, mas procure não deixá-los tão aparente, e se puder deixá-los em casa será muito melhor; 

5) Procure conhecer um pouco da empresa, leia algo sobre ela; 

6) Atenção para sua ansiedade, nada de dedos na boca ou roer unhas, procure controlar-se; 

7) Chegar no horário é necessário, se possível alguns minutos antes; 8) Mantenha postura ereta e nada de deitar-se na cadeira como se estivesse na praia.

Seja você mesmo, nada de querer impressionar. Se for contratado terá todo tempo do mundo para impressionar com suas qualidades. Ah, preste atenção nas notícias, as entrevistas de emprego estão ficando cada vez mais complexas.


Grande abraço e boa sorte.

www.vivacoach.com.br